Enquanto a Toyota Hilux GR Sport com o motor V6 a gasolina não chega ao Brasil, levamos a versão com o motor 2.8 turbodiesel para uma avaliação na terra. Se a Gazoo Racing é a responsável pelos carros de rali e pela preparação desta Hilux, nada como ver como a nova suspensão - sua única modificação mecânica - se sai em uma estrada com terra e lama leve, como qualquer proprietário pode pegar com a picape.
A Toyota Hilux GR-S foi apresentada durante o Salão do Automóvel de 2018. Apesar do visual bem diferenciado, ela usa a mesma mecânica das demais versões, com o 2.8 turbodiesel de 177 cv e 45,9 kgfm de torque, ligado ao câmbio automático de 6 marchas com sistema de tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro.
Sua suspensão foi modificada pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota que nasceu nas provas de rali. De fato, ela é mais equilibrada e boa de conduzir seja na terra quanto até mesmo na cidade, melhorando o controle principalmente em velocidades mais altas. A direção mantém a assistência hidráulica e não tem nenhuma calibração específica.
O visual é polêmico, principalmente pelo grande "Toyota" na grade dianteira e pelo capô preto, mas as rodas e estribos, por exemplo, agradam ao remeterem mais a modelos fora-de-estrada que as demais versões a Hilux. A GR-S se baseia na Hilux SRX, que traz os faróis full-LED, assim como os faróis de neblina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de descida, sete airbags, partida e abertura de portas com chave presencial e outros itens. Custa R$ 214.990, preço que podemos esperar ser mais alto na futura versão V6 a gasolina, que chega ao Brasil em fevereiro.
MOTOR | dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 2.755 cm3, duplo comando, turbo, diesel |
POTÊNCIA/TORQUE |
177 cv a 3.400 rpm; 45,9 kgfm de 1.600 a 2.400 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas, tração nas 4 rodas com caixa reduzida |
SUSPENSÃO | independente duplo A na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 17" com pneus 265/65 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EDB |
PESO | 2.090 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.315 mm, largura 1.855 mm, altura 1.815 mm, entre-eixos 3.085 mm |
CAPACIDADES | caçamba de 1.000 litros ou 1.000 kg, tanque 80 litros |
PREÇO | R$ 214.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||
---|---|---|
Toyota Hilux 2.8 TD AT6 | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,2 s | |
0 a 80 km/h | 8,3 s | |
0 a 100 km/h | 12,7 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 8,9 s | |
80 a 120 km/h em D | 9,6 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 45,0 m | |
80 km/h a 0 | 28,5 m | |
60 km/h a 0 | 15,8 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 10,0 km/l | |
Ciclo estrada | 12,0 km/l |
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