Apresentações de marketing sempre colocam adultos na faixa dos 30 a 35 anos como os principais consumidores de sedãs compactos. O tempo passou rápido e aquela galera que tomava Nescau assistindo ao Show da Xuxa na TV pela manhã antes de ir para a escola nos anos 1980 hoje já tem 30 anos (eu incluso...) e é uma nova geração de clientes com a cabeça bem diferente do que as marcas estavam acostumadas na época de nossos pais.
Agora não basta oferecer apenas um amplo porta-malas. A geração que viu o Iphone nascer quer conectividade. Preocupados com a segurança, passaram a exigir controles de tração e estabilidade, além de estrutura para absorver pancadas. E como o combustível está caro, um motor com bom desempenho também tem que consumir pouco, e sem abrir mão do câmbio automático para enfrentar o trânsito dos dias atuais. O público mudou, ficou muito mais exigente e os carros tiveram de evoluir no mesmo ritmo. O novo Onix Plus já havia mostrado o quanto mudou no comparativo contra o VW Virtus, que até então era a referência da categoria. Agora o novo Hyundai HB20S vem encontrar o modelo da Chevrolet, ambos em suas versões topo de linha: Diamond Plus versus Premier.
O Onix Plus cresceu tanto que mais parece uma nova geração do Cobalt que do Prisma (hoje Joy Plus). São 4,47 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, ou quase 20 cm (192 mm para ser mais exato) a mais que o Joy e apenas 7 mm a menos que o Cobalt, sendo que tem 20 mm a menos de entre-eixos que o irmão maior. E lógico que isso o coloca em uma posição de destaque quando falamos em espaço interno nesta categoria.
Na comparação com o HB20S, que ficou 30 mm maior por conta do entre-eixos alongado, o carro da GM é consideravelmente maior. Nem tanto para os ocupantes da frente, que se acomodam de forma parecida nos dois, mas os do banco traseiro têm 7 cm a mais para as pernas, embora a largura da cabine seja praticamente igual. Ambos levam quatro adultos numa boa, mas o quinto ocupante não terá tanto conforto, principalmente pelos túneis do assoalho altos e pela ausência de saídas de ar-condicionado na traseira nos dois casos - algo que o VW Virtus traz. Ambos vêm com cinto de segurança e encosto de cabeça nas 3 posições traseiras e fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Mas o Chevrolet vai além e traz duas tomadas USB dedicadas para os ocupantes de trás carregarem seus gadgets.
Embora menor, o HB20S não passa sem chamar a atenção. Além do porta-malas com 6 litros a mais de capacidade, o coreano é mais confortável no trato com os ocupantes. Os bancos são maiores e mais cômodos, bem diferentes do HB20S anterior. Os dianteiros abraçam bem mais o corpo, enquanto na traseira a espuma é menos densa que no Onix Plus. Nem mesmo o caimento tipo fastback do novo Hyundai atrapalhou na hora do acesso ou acomodação dos ocupantes. No geral, porém, o espaço do Onix Plus se impõe neste quesito.
Vantagem: Onix Plus
A Chevrolet diz que o MyLink foi um dos principais motivos de sucesso da primeira geração do Onix. O sistema popularizou a central multimídia nos carros compactos e agora a marca quer subir o sarrafo mais uma vez. O Onix Plus trouxe carregador de celular por indução, internet 4G a bordo, sistema de estacionamento automático e alerta de ponto-cego para a categoria por um preço competitivo (a vantagem de um projeto global, a redução de custos). Isso enche os olhos do comprador que chega na loja esperando o de sempre.
Já o HB20S trouxe equipamentos mais focados em segurança ativa. Traz 4 airbags (contra 6 do Onix), controles de tração e estabilidade (apenas nas versões mais caras) e os exclusivos sistema de frenagem automática com alerta de colisão e alerta de mudança de faixas nesta versão de topo. Outras novidades ficam por conta do cluster parcialmente digital (que lembra o do Onix da geração passada), da multimídia em posição flutuante e do ar-condicionado com visor digital (embora o sistema seja analógico e não automático).
A questão é que, em qualidade de acabamento e construção, o HB20S parece estar em um segmento acima. Ambos empregam plástico rígido no painel, mas o Hyundai tem um material com tato e aparência mais refinada, enquanto o Onix traz o mesmo padrão encontrado na geração anterior. Se no HB20S é difícil achar uma peça com problema de encaixe ou uma rebarba plástica, no Onix Plus isso é mais comum. O mesmo vale para a carroceria, com os vãos entre peças mais uniformes no Hyundai que no Chevrolet.
Até no toque de componentes como o volante e painéis de portas, o Hyundai revela melhor cuidado. Parece besteira, mas o tom cinza claro da cabine desta versão Diamond Plus eleva o status do sedã para próximo dos médios (é bem mais bonito que o marrom do hatchback), enquanto o Onix Plus economiza com bancos inteiriços na dianteira e uma imitação de couro bem mais simples nos assentos e laterais de porta.
Com o Onix melhor nos equipamentos e o HB20 no acabamento, aqui temos um empate.
Vantagem: empate
As vantagens dos motores 1.0 turbo de 3 cilindros atraem cada vez mais gente. A Chevrolet se reinventou e aposentou o antigo 1.4 de 4 cilindros em prol do 1.0 turbo de 116 cv e 17,5 kgfm de torque, enquanto a Hyundai percebeu que aquele 1.0 turbo com injeção no coletor não se encaixou bem em nosso mercado e trouxe finalmente o 1.0 turbo com injeção direta (TGDI) presente em diversos modelos no exterior, com 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
A Chevrolet abriu mão da injeção direta, segundo ela, pelo custo de manutenção e pela (baixa) qualidade do combustível brasileiro fora dos grandes centros. Por isso, o Onix Plus tem menos potência que o HB20S, além de o torque aparecer em uma faixa de rotações um pouco mais alta. Enquanto o Hyundai oferece uma aceleração mais linear, o Onix Plus tem aquele empurrão clássico de carro turbo acima das 2.000 rpm.
No dia a dia, o HB20S é melhor. O coreano é mais efetivo no isolamento acústico e na absorção de impactos para a cabine. Quando falamos em transmissão, as trocas do Hyundai são mais suaves e rápidas, enquanto o do Chevrolet evoluiu em comparação com a geração anterior, mas ainda dá leves trancos em algumas situações. O consumo urbano ficou bem próximo nos dois casos (usando etanol), com leve vantagem para o HB20S.
Quando falamos em consumo rodoviário, a diferença fica maior não apenas pela injeção direta, mas pela relação de marchas mais longa do HB20S. O HB20S mantém o giro abaixo das 2.500 rpm a 120 km/h em sexta marcha, enquanto o GM já aponta mais perto das 3.000 rpm. Acerto das duas marcas, os câmbios parecem conversar bem com seus respectivos motores, sem trocas desnecessárias ou reduções exageradas em nenhum dos casos.
Na pista de testes, mas uma vez a vantagem foi do Hyundai. As trocas mais rápidas do câmbio e o fôlego maior do motor fizeram o HB20S ser mais eficiente em todas as medições de desempenho, superando as já boas acelerações e retomadas do Onix Plus (que havia derrotado o Virtus TSI na última oportunidade). Mas vale uma observação para os freios do coreano: o pedal pede mais pressão para responder no dia a dia, enquanto o Chevrolet é mais pronto no serviço.
OBS: números de teste do Onix Plus ainda se referem ao modelo pré-recall. Novas medições serão realizadas assim que dispormos do carro atualizado por parte da Chevrolet, o que ocorrerá em breve.
Apesar de manter a plataforma anterior com muitas atualizações, a base do Hyundai é mais refinada que a nova GEM da Chevrolet. A suspensão filtra melhor as imperfeições do piso, enquanto a nova direção elétrica (substituta de uma hidráulica praticamente morta em respostas) mudou o carro da água para o vinho. A caixa de direção do Chevrolet é leve e boa na cidade, mas a comunicação poderia ser melhor na estrada. Em uma tocada mais animada, o HB20S demora mais para chegar ao seu limite, escorregando menos mesmo com pneus mais finos - uma grande evolução em relação ao antigo HB20S, que tinha a traseira um tanto solta.
Vantagem: HB20S
O grande trunfo do novo Onix Plus, principalmente nesta versão Premier, são os itens de série. Desde a versão LTZ, ele já traz o carregador de celular por indução, partida por botão com chave presencial e o sistema multimídia com tela de 7" com 4G a bordo e outros itens. Na Premier II, destaque para o alerta de ponto-cego, ar-condicionado automático e assistente de estacionamento automático.
Já o Hyundai HB20S Diamond Plus vem com alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixa. Itens como os 4 airbags, partida por botão e até as borboletas para trocas de marchas só estão disponíveis apenas a partir da versão Diamond. Entre as duas configurações de topo aqui testadas, o HB20S é mais caro: custa R$ 81.290, contra R$ 77.150 do Onix Plus.
1ª REVISÃO | 2ª REVISÃO | 3ª REVISÃO | TOTAL | |
Chevrolet Onix Plus 1.0T | R$ 280,00 | R$ 560,00 | R$ 468,00 | R$ 1.308,00 |
Hyundai HB20S 1.0T | R$ 223,38 | R$ 491,57 |
R$ 478,82 |
R$ 1.193,77 |
Como sedã, o Onix Plus leva o comparativo. Ele cresceu consideravelmente, tem uma lista de equipamentos que impressiona nesta faixa de preço e uma boa relação entre consumo e desempenho. Em custo/benefício, ele ainda não foi batido e, aparentemente, não será tão cedo. Tudo depende da Chevrolet manter os preços neste patamar atual.
Porém, o Hyundai HB20S não ficou muito atrás. Por baixo de um visual polêmico, está um produto com melhor qualidade de construção, condução mais refinada e uma relação desempenho/consumo ainda melhor que a do Onix Plus. Parece até que está mais de olho no mercado de Honda City e Toyota Yaris Sedan, numa faixa superior de preço, que do próprio rival da Chevrolet.
Fotos: Mario Villaescusa e Paulo Henrique Trindade
Chevrolet Onix Plus Premier | Hyundai HB20S Diamond Plus | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 999 cm3, comando duplo variável, turbo, flex |
dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 998 cm3, injeção direta de combustível, duplo comando variável, turbo, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 116 cv a 5.500 rpm; 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm | 120 cv a 6.000 rpm; 17,5 kgfm a 1.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 6 marchas; tração dianteira | câmbio automático de 6 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO |
independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 16" com pneus 195/55 R16 | liga leve aro 15" com pneus 185/60 R15 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.117 kg em ordem de marcha | 1.120 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.474 mm, largura 1.730 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.600 mm | comprimento 4.260 mm, largura 1.720 mm, altura 1.470 mm, entre-eixos 2.530 mm |
CAPACIDADES | tanque 44 litros, porta-malas 469 litros | tanque 50 litros, porta-malas 475 litros |
PREÇO |
R$ 74.090 (R$ 77.150 como avaliado) |
R$ 81.290 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | |||
---|---|---|---|
Onix Plus 1.0T | HB20S 1.0T | ||
Aceleração | |||
0 a 60 km/h |
4,3 s |
4,1 s | |
0 a 80 km/h | 7,0 s |
6,4 s |
|
0 a 100 km/h | 9,8 s | 9,3 s | |
Retomada | |||
40 a 100 km/h em D | 7,3 s | 6,7 s | |
80 a 120 km/h em D | 7,0 s | 6,5 s | |
Frenagem | |||
100 km/h a 0 | 38,9 m | 37,5 m | |
80 km/h a 0 | 24,4 m | 23,5 m | |
60 km/h a 0 |
13,8 m |
13,3 m | |
Consumo | |||
Ciclo cidade | 8,6 km/l | 8,8 km/l | |
Ciclo estrada | 12,9 km/l |
14,5 km/l |
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