Na BMW, o termo "Gran Coupe" indica uma variante com quatro portas de um modelo originalmente com duas portas. Confuso, sabemos. Há o Série 4 Gran Coupe, o Série 8 Gran Coupe e agora uma nova versão do Série 2 chamada de Série 2 Gran Coupe.
Mas, diferentemente de outros Gran Coupe anteriores, o Série 2 Gran Coupe (ou GC para reduzir) não é meramente com mais espaço na traseira. A BMW retrabalhou o Série 2 GC completamente, cortando a tração traseira do atual Série 2 em favor da tração dianteira (com o opcional de tração integral) do novo BMW Série 1. Do ponto de vista de negócios, esta mudança faz todo o sentido, já que é mais barato e fácil de projetar. E na prática ele acabará sendo o sedã de entrada da marca bávara, brigando com o Mercedes Classe A Sedan, atuando abaixo do Série 3.
Fomos até a Alemanha para ter um pequeno aperitivo de como será o Série 2 GC, que será lançado em 2020 - inclusive no Brasil. E foi realmente um pequeno aperitivo. Tivemos cerca de meia hora em cada versão camuflada nas estradas de Munique - o 228i e o M235i. Mas neste curto tempo vimos o suficiente para algumas primeiras impressões.
Primeiro, não se trata de uma versão de quatro portas do atual Série 2. O Série 2 GC foi projetado sobre a plataforma modular UKL2 da BMW, que manda potência para o eixo dianteiro - ou neste caso - nas quatro rodas. Mas nunca apenas nas traseiras. Os europeus (e os brasileiros) terão versões de entrada com tração dianteira e a xDrive, mas os americanos terão apenas a xDrive.
Ficamos nosso tempo com a versão de tração integral, a esportiva M235i. Com o motor 2.0 turbo de 310 cv e 45,8 kgfm de torque, o M235i é obviamente rápido em linha reta. Está pareado ao câmbio automático Aisin de 8 marchas como o Série 1. O câmbio é suave e em boa parte do tempo com rápidas respostas. Mas não é o conjunto de motor e câmbio que nos deixou impressionados, mas sim o quanto o M235i agarra no chão.
O M235i entra em curvas com compostura. Ele mostra as garras em tangentes mais fechadas, cantando pneu neste processo, e faz isso como um kart grandão: neutro, rápido e com uma boa resposta da direção. Tem muita agilidade, ajudado pelo diferencial de deslizamento limitado, controle de tração e um sistema de frenagem por roda ativo (que limita o rodar em falso das rodas automaticamente aplicando pressão nos freios) que funcionam todo o tempo - mesmo no modo Normal de condução.
No modo Sport, o M235i fica com a suspensão mais firme, a direção mais pesada e melhora a resposta do acelerador. Mesmo no modo Normal, ele é firme - é bem difícil rodar no modo Sport, projetado para ser divertido e um comedor de curvas, mas nada confortável em asfalto ruim. Além disso, os bancos M Sport não têm tanto suporte assim.
Sem o dramatismo do Série 2 coupé e sua tração traseira, o M235i é muito mais clínico. O Série 2 GC com tração integral é melhor tecnicamente - você provavelmente fará uma volta mais rápida com ele - mas falta características únicas que a plataforma de tração traseira tipicamente oferece.
Mesmo assim, o menos potente 228i parece ser a escolha mais satisfatória dos dois. O motor 2.0 turbo tem menos potência nesta versão - são 231 cv e 35,7 kgfm de torque. Mas, mesmo assim, tem os mesmos ajudantes eletrônicos da versão mais potente e faz o mesmo em curvas. Há apenas um pouco mais de rolagem de carroceria e uma direção mais leve, mas é mais prazeroso para tirar tempo que o M235i.
Como comparação, o Série 2 GC se alinha a outros modelos de tração integral como o Mercedes-Benz CLA e, em algum momento, com o Audi A3. Enquanto os protótipos nos dão uma boa impressão, não sabemos ao certo o que a BMW fará em melhorias em cada um até a produção final em novembro.
Sabemos que o Série 2 GC será algo bonito. Os dois protótipos camuflados não escondem as assinaturas de design da BMW. Sem a grade imensa do Série 1, muito vem do hatch de cinco portas. As grades dianteiras ativas de duplo rim - que a BMW chama de "Luftklappen Vershuluss" e os faróis angulados estão ali.
O M235i GC ganha ainda uma entrada de ar central maior e duas aberturas nas laterais e duas entradas de ar em cada parachoque. Mesmo com a camuflagem, o Série 2 Gran Coupe parece maldado - assim como seus competidores como o Mercedes-AMG CLA 35 e o Audi S3.
Há pouco para ver no interior. A BMW manteve boa parte da cabine coberta. Há uma tela central sensível ao toque, trazida de outros BMW (mas não sabemos o tamanho exato), e um painel de instrumentos digital em TFT no mais equipado M235i. Mas não sabemos ainda se tudo isso estará disponível aos consumidores - a não ser os bancos esportivos com costuras azuis e vermelhas - até seu lançamento.
Do banco traseiro, o Série 2 GC parece ser mais parecido com seus competidores mais próximos. Há um amplo espaço para cabeça e pernas (esse ajudado por cortes nos bancos dianteiros). Mesmo com 4.560 mm de comprimento, ele não é grande. O Mercedes-Benz CLA 2020 tem 4.694 mm.
Temos muito o que aprender sobre o Série 2 GC ainda. Os protótipos estão há alguns passos dos modelos de produção, que será apresentado no Salão de Los Angeles no fim deste ano. Por enquanto, estamos felizes com o resultado. O 228i GC é confortável com habilidades em curvas, mas o M235i é supremo nesta parte. Ambos prometem bastante, mas só poderemos falar mais quando colocarmos as mãos no produto final em algum momento de 2020.
Fotos: divulgação
BMW M235i Gran Coupe Prototype
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