A Audi dedicou alguns momentos da apresentação do Q8 para falar sobre o mercado de luxo em geral, não só sobre automóveis. Segundo a marca, o Brasil é o 10º mercado deste tipo no mundo, com 50% das vendas sendo representadas por carros. Com a previsão de crescimento nos próximos anos, não é à toa que a Audi está investindo em lançar os modelos topo de linha por aqui: as novas gerações do A6 Sedan, A7 Sportback e, o centro das atenções neste momento, o SUV-cupê Q8.
A plataforma MLBEvo é a versão com motor longitudinal da MQB, a mais popular do grupo Volkswagen. O Audi Q8 é feito sobre esta base, que também é utilizada por um concorrente direto, o Porsche Cayenne Coupé, que chega ao Brasil ainda este ano. O motor também é conhecido do Porsche, o V6 3.0 turbo da família EA837 que produz 340 cv e 51 kgfm. Mas no Audi ele está ligado a um sistema híbrido leve, com motor elétrico conectado por correia ao motor a combustão e que tem a função de motor de partida e movimentar o veículo em velocidades constantes entre 55 e 160 km/h.
Sim, o Q8 é um derivado do Q7, porém com diversas evoluções. É 67 mm mais curto, 40 mm mais baixo e 35 mm, além de ter caixas de rodas maiores - tudo em busca de um perfil mais esportivo. Além disso, o Q8 tem o interior dos modelos mais novos e luxuosos da Audi, com o sistema multimídia com tela touch de 10,1", sistema de controles de ar-condicionado e outras funções do carro em uma segunda tela de 8,6" (inclusive com a função de escrita) e o já conhecido Virtual Cockpit de 12,3" para o painel de instrumentos. Diferentemente do Q7, aqui só cabem cinco pessoas.
Nosso contato com o Q8 se limitou aos traçados on e off-road do Autódromo Velo Città, no interior de São Paulo - teremos um teste completo em breve. Apesar de estar equipado com os sistemas de piloto automático adaptativo e assistente de faixas (com modo tráfego), não tivemos a chance de provar os sistemas, mas é esperado o mesmo bom funcionamento encontrado no A5 Sportback, por exemplo.
Os carros deste primeiro contato estavam equipados com alguns opcionais, sendo que vamos destacar os três mais bacanas neste momento: suspensão a ar, eixo traseiro direcional e rodas aro 22". O carro em si chega aos R$ 620.990 ou mais, dependendo da combinação de cores interna e externa escolhida. No trecho fora-de-estrada, a suspensão a ar eleva a altura do solo a até 254 mm de altura do solo (são 220 mm com a suspensão padrão) e salva o SUV de algumas situações.
O sistema de tração integral quattro distribui, na configuração padrão, a força entre os eixos aplicando 60% da força na traseira a 40% na dianteira e pode variar eletronicamente de acordo com a situação a até 80/20 traseira/dianteira ou 70/30 na dianteira/traseira.
Entre os modos de condução, o off-road calibra todos os sistemas para a melhor performance na terra. É ajudado pelo torque do motor em baixas rotações e tem até controle de descida, mas convenhamos que estradas sem pavimento não são seu ambiente favorito, ainda mais com as rodas de 22". Vai bem em trechos um pouco mais acidentados, mas devagar e "com amor".
Seu ambiente mesmo é o asfalto. Na pista, ele mostra a evolução dos SUVs em dirigibilidade com a ajuda do eixo traseiro direcional, que esterça as rodas para dentro da curva em velocidades mais altas e em sentido contrário em baixas para ajudar em manobras - afinal, são quase 5 metros de carro. Desde a posição de dirigir até as respostas da direção lembram modelos menores, além de o Q8 transmitir a sensação de ser menor que realmente é na tocada. Por outro lado, mesmo com o V6, há momentos que a situação indica a necessidade de um pouco mais de motor. Não que o V6 seja fraco, mas são 2.170 kg para serem levados - e já existe o SQ8, com o V8 turbodiesel de 435 cv.
É como se o Q8 estivesse pronto para mais potência. O câmbio automático de 8 marchas tem trocas suaves, mas é bastante conservador em reduções e não chega a empolgar como o visual esportivo do SUV indica. Ainda assim, é de se respeitar seu desempenho pelo porte do carro - a Audi fala numa aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
A tabela do Q8 traz duas versões. A Performance de R$ 494.900 já traz ar-condicionado de quatro zonas, piloto automático e assistente de faixa com modo tráfego, rodas de 21", câmeras 360º, teto-solar panorâmico, sistema multimídia com as três telas no interior e coluna de direção com regulagem elétrica. A Performance Black custa R$ 531.990 e adiciona o kit S-Line no exterior, pinças de freio em vermelho, pacote preto brilhante no exterior e sistema de som Bang & Olufsen.
Os opcionais se dividem em pacotes. O Pacote Tecnológico (R$ 33 mil) adiciona Head-Up Display, eixo traseiro direcional e o Night Vision Assist, uma câmera infravermelha que auxilia o motorista em situações de baixa luminosidade. O Audi Side Assist (R$ 8 mil) adiciona o detector de movimento traseiro, aviso de perigo de saída do veículo, detector de ponto-cego e assistente de tráfego reverso. A suspensão a ar custa R$ 20 mil, as rodas de 22" valem R$ 15 mil e os faróis full-LED Matrix custam R$ 13 mil.
Se o mercado de luxo está em alta, um SUV coupé, uma das novidades do segmento, é uma boa opção para atrair comprares cheios da grana. O Audi Q8 mostra maestria em acabamento, mas bem que poderia ter alguns dos opcionais como itens de série. Fora isso, provavelmente terá entrada VIP nos points mais agitados da high society brasileira.
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.995 cm3, duas bancadas de comandos de válvulas com variador de fase, injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE |
340 cv de 5.000 a 6.400 rpm; 51 kgfm de 1.370 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 8 marchas; tração integral |
SUSPENSÃO | independente duplo A na dianteira e independente duplo A na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 22" com pneus 285/40 R22 (opcional, série 21") |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 2.170 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.986 mm; largura 1.995 mm; altura 1.705 mm; entre-eixos 2.995 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 605 litros; tanque 85 litros |
PREÇO | R$ 531.990 (+R$ 89 mil em opcionais) |
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