Primeiras impressões: Audi RS5 Coupé celebra a boa vida de solteiro
E se no lugar de um RS4 Avant você pudesse ter um RS5 Coupé por um pouco a mais de dinheiro?
Durante o lançamento do RS4 Avant, também pilotamos o RS5 Coupé no autódromo Velo Cittá. Mas só agora a Audi liberou para publicarmos as impressões sobre o esportivo de R$ 556.990 que divide muitos componentes com a perua. O cupê, porém, é mais puro para pilotar justamente por mudanças na carroceria menos compromissada com espaço interno e porta-malas.
O que é?
Quando entrei no RS5 Coupé, o piloto que me instruía logo perguntou: "Você já andou na perua?". Respondi que não e recebi a resposta foi: "Então você irá ficar desanimado quando andar lá...". Dei uma risada desconfiada e segui para a pista. Quais as diferenças entre o RS4 e o RS5? Vamos começar pelas medidas.
A plataforma é a mesma (MLBEvo), mas o Coupé tem 58 mm a menos no comprimento, 60 mm no entre-eixos e 44 mm na altura. Pode parecer detalhe, mas faz uma bela diferença na hora de tocar, principalmente pelos 60 kg a menos de massa no coupé. A mecânica é igual, o V6 biturbo 2.9 litros de 450 cv e 61,2 kgfm de torque em faixas elásticas de rotação, ligado ao câmbio automático de 8 marchas a serviço do sistema de tração Quattro (40% na dianteira e 60% na traseira em condições normais).
Visualmente, o RS5 Coupé é ainda mais impressionante que a perua (que já é uma obra de arte): linha de teto baixa, entradas e saídas de ar pela carroceria alargada (para acomodar as bitolas mais largas na dianteira e traseira) e uma dianteira suficientemente agressiva para tirar da frente qualquer um na estrada. Segundo a Audi, a inspiração veio do 90 Quattro IMSA GTO, de 1989.
Como anda?
O interior do RS5 Coupé é familiar. Tirando alguns elementos como os bancos semi-concha e o volante, tem a mesma ergonomia do A5 Sportback que dirigi há alguns meses. Posição ajustada e baixa, percebo que o piloto ao lado já deixou o carro no modo Dynamic (além dele tem o Comfort, Auto e Individual). Ou seja, a brincadeira era séria e, com isso, as respostas do acelerador, câmbio, direção e até da suspensão estavam focadas em andar rápido naquele dia de pista molhada - leia a avaliação do RS4 Avant que você irá entender o que estou falando.
Enquanto começo a colocar o RS5 de um lado pro outro na parte mais travada do circuito, o instrutor me avisa que "aqui que você irá perceber a maior diferença do cupê para a perua". De fato, O RS5 responde mais rápido e aponta mais fácil nas curvas, seguindo com a frente nos trilhos e a traseira nas mãos mesmo quando abuso mais do acelerador em uma ultrapassagem na curva - um leve contra-esterço é suficiente para segurar a onda com a ajuda da nova suspensão independente (multilink) na traseira e, lógico, da eletrônica embarcada. Os freios respondem prontamente a uma chamada mais forte para segurar o carro em uma chegada de curva mais rápida e deixam claro que merecem a sigla RS.
Nas retas, o Coupé parece ter mais potência que a perua, mas isso é efeito do menor peso. "Empurro" um colega que estava com a perua na reta e logo ultrapasso e vou abrindo. Até o ronco é mais nervoso. Começo a pensar que a vida de solteiro é realmente mais divertida que a vida com uma família te obrigando a ter uma perua.
Quanto custa?
O RS5 Coupé é R$ 10.090 mais caro que o RS4 Avant. Como opcional, pode receber o pacote que adiciona piloto automático adaptativo com função de tráfego, assistente de faixa, e farol alto automático e mais um pacote com freios de carbono-cerâmica. Até o teto pode ser de carbono para reduzir o peso da máquina.
Menos espaço por mais dinheiro? É o preço da maior esportividade, mas esta diferença é quanto custa alguns meses de escola dos filhos. Ou seja, é melhor ter filhos ou um RS5 Coupé? Fico com essa dúvida na cabeça...
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Ficha Técnica - Audi RS5 Coupé 2019
MOTOR | dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24 válvulas, 2.894 cm³, injeção direta, biturbo |
POTÊNCIA/TORQUE |
450 cv de 5.700 e 6.700 rpm/61,2 kgfm de 1.900 a 5.000 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio automático de 8 marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de 20" com pneus 275/30 R20 |
FREIOS | discos ventilados nas quatro rodas com ABS e ESP |
PESO | 1.655 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.723 mm, largura 1.861 mm, altura 1.360 mm, entre-eixos 2.766 mm |
CAPACIDADES | tanque 58 litros; porta-malas 465 litros |
PREÇO | R$ 556.990 |
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