Você teve filhos e tem uma vida ativa. Agora você precisa de um carro que carregue seus descendentes e também a prancha de surf. No entanto, você não quer comprar um sedã careta porque a vida é muita curta para ser "normal". Então, por que não partir logo pra um SUV esportivo? Aqui temos duas ótimas opções: o italiano Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (ainda não vendido no Brasil oficialmente) e o alemão Porsche Macan Turbo (com pacote Performance).
Tanto o Alfa quanto o Porsche vão muito bem na parte de ter "grandes números" de desempenho. A Alfa acertou em colocar o 2.9 V6 turbo do Giulia Quadrifoglio em seu novo SUV. O resultado é um monstro de 510 cv e 61,1 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e alcançar os 274 km/h.
Do outro lado, o Porsche adota um motor maior, o 3.6 V6 turbo, que gera 440 cv, menos que o Alfa. Só que o torque é um pouco maior, com 61,2 kgfm. O 0 a 100 km/h leva 4,4 segundos e irá acelerar até os 272 km/h. No entanto, tem outro grande número que vale a pena comentar: peso.
O Porsche pesa quase duas toneladas, enquanto o Alfa marca 1.850 kg na balança. Os números do alemão são grandes, mas talvez sejam grandes nos lugares errados.
Quando paramos para olhar os dois, o Alfa vence o Porsche com facilidade. Enquanto o carro alemão é bem bonito sozinho, o Stelvio faz ele parecer bem simples quando colocamos os dois lado a lado.
As linhas retas do Porsche e o visual "Sou parecido com o 911" são legais. Porém, basta olhar para as linhas mais agressivas do Alfa para entender o quanto tempo ficaram para criar seu design. Só os faróis já mostram que a história é outra no Stelvio, conversando melhor com o visual da grade frontal.
Ambos tem muita potência para oferecer e um tem visual bem melhor do que o outro, mas como é conviver com eles? O sistema multimídia do Porsche pode não ser o de última geração da marca (o Panamera é mais avançado), mas funciona bem, é intuitivo e não trava. Já o da Alfa... é melhor nem comentar muito. Porém, o carro italiano vem com um console central mais limpo, enquanto o alemão ainda está preso na enorme quantidade de botões do passado. Passa até uma sensação ruim de que é um carro mais barato e menos equipado do que seu rival.
Há espaço suficiente nos porta-malas de ambos. O Porsche tem 500 litros, subindo para 1.500 l com os bancos traseiros rebatidos. Já o Alfa conta com 525 l, que podem ser aumentados para 1.600 l.
No entanto, o Stelvio tem alguns problemas práticos, pois olhar pelo vidro traseiro é um desafio. É tão pequeno que não faria diferença se tivesse só uma placa de metal ao invés de vidro, e girar a cabeça para olhar nos seus pontos cegos é inútil - a estilosa linha do vidro traseiro cria um ponto cego enorme que não pode ser evitado. Mais conservador, o Macan tem boa visibilidade, embora seu vidro traseiro também seja quase tão pequeno quanto do Stelvio.
Ter números é uma coisa, andar bem é totalmente diferente. O ronco do Alfa joga-o para frente de uma maneira bem preocupante - você simplesmente não espera que algo tão grande e alto vá se mover tão rapidamente. Enquanto o Porsche não pareça mais lento, o drama que o Quadrifoglio faz com todo o ronco do motor faz com que o italiano pareça uma máquina mais excitante. Claro, o Macan faz um barulho gostoso, mas fica bem atrás comparado ao Alfa.
O Stelvio tem um acelerador bem sensível, enquanto qualquer movimento faz uma grande diferença, dando uma qualidade agressiva que o Macan não tem. Os carros da Porsche são todos desenvolvidos para também encararem um pouco de pista e, por isso, todos são competentes na direção. Enquanto o Alfa parece um pouco animado demais, o Porsche é balanceado, tranquilo e fácil de dirigir rápido sem perder a compostura. O alemão responde melhor do que o poderoso Alfa. E, nas mãos certos, ambos podem até brincar com algumas derrapadas...
Se você prefere algo mais divertido, ambos são bons, mas o Alfa se sobressai.
O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Não é por ser um carro melhor - tem defeitos fortes - mas porque é mais divertido. Ele mostra que carros podem ser bem barulhentos e ainda te fazer sorrir como um maluco, como os esportivos de antigamente. É difícil recomendar o Alfa a não ser como seu "carro de estimação", o tipo de carro que você não compra pensando na revenda, mas sim porque você sabe que irá adorá-lo e que não irá querer largá-lo tão cedo…
Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio | Porsche Macan Turbo Performance Package | |
Preço básico | R$ 327,8 mil (estimado) | R$ 325,5 mil |
Motor | 2.9 V6 biturbo | 3.6 V6 biturbo |
Transmissão | Automático de 8 marchas | Automatizado PDK de 7 marchas |
Potência e torque | 510 cv; 61,1 kgfm | 440 cv; 61,2 kgfm |
Tração | Tração integral | Tração integral |
0 a 100 km/h | 3.8 s | 4.4 s |
Velocidade máxima | 274 km/h | 272 km/h |
Consumo | 11,1 km/l; 210g/km CO2 | 8,8 km/l; 217g/km CO2 |
Assentos | Cinco | Cinco |
Porta-malas | 525-1.600 litros | 500-1.500 litros |
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