Para fugir do rótulo de Classe A bombado, a Mercedes deu à linha GLA 2018 um pouco mais de personalidade, digamos, SUV. Com retoques visuais, o modelo agora ostenta dianteira mais robusta, e também evoluiu em tecnologia.
Lançado no Brasil em 2014, facelifit de meia vida do GLA tenta descolar o crossover do estilo do Classe A, pegando carona no estilo do GLS, maior SUV da Mercedes. Isso é notável pela nova grade com duas barras horizontais com a estrela maior, além do novo para-choque, largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior. Outra novidade é o redesenhado par de faróis com LEDs.
Na traseira, além do para-choque adotar vincos mais fundos, as lanternas ganharam a tecnologia Stardust, que altera a luminosidade em três níveis, dependendo da necessidade. Na prática, ficam mais intensas em pleno sol e mais suaves durante a noite, para não ofuscar outros motoristas.
Por dentro, as mudanças são mais discretas. Há novas cores de acabamento dos bancos, mais cromados na cabine e novos mostradores com ponteiros vermelhos.
Embora pareçam sutis, as mudanças no estilo também contribuíram para reduzir o coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,29 para 0,28, posicionando o GLA como o melhor do segmento e contribuindo para reduzir o nível de ruído em velocidades mais altas.
As opções mecânicas seguem inalteradas. Montado no interior de São Paulo, o GLA é equipado com motor turbo 1.6 com injeção direta de combustível e 156 cv (ms versões Style, Advance e Enduro) e 2.0 com 211 cv (na 250 Sport), ambos associados à transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem.
Em um test-drive de cerca de 160 quilômetros entre São Paulo e o litoral, foi possível confirmar que o GLA mantém a mesma pegada do anterior. O ganho aerodinâmico se traduz em maior conforto acústico a bordo em velocidades mais elevadas. O motor 1.6 turbo de 156 cv e torque de 25 kgfm confere desempenho razoável ao SUV. As trocas de marchas, que podem ser feitas por borboletas no volante são rápidas, e o bom torque garantem segurança ultrapassagem. Mas para quem gosta de emoção, não tem jeito, o negócio é partir logo para a versão 250 Sport.
A suspensão, que usa eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos, deixa o carro extremamente à mão. A direção elétrica tem bom peso e transmite solidez e segurança. Falando em segurança, o modelo traz funções de assistência como o contraesterço quando o veículo sai de traseira e correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência. Ou ainda sistema ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (prepara o sistema para frenagens extremas), secagem automática dos discos de freios em caso de chuva e sete airbags.
Versão de entrada, o GLA 200 Style, além do visual, ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegada, interior com acabamento do painel em black-matrix, novo design para os bancos e traz de série o sistema de partida por botão, câmera de ré e sistema multimídia Audio 20, por R$ 158.900.
Já o intermediário GLA 200 Advance também tem novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz de série faróis full LED. O painel ganhou acabamento em alumínio escovado, e os bancos com encosto de cabeça integrado também são novos. A partir desta versão, o sistema multimídia incorpora Apple Car Play e Android Auto. Seu preço é R$ 175.900.
Na versão 200 Enduro, o painel superior tem acabamento em branco gelo e, na parte inferior, em alumínio escovado. Bancos de couro, teto solar elétrico panorâmico e faróis de neblina são de série. A topo da gama 1.6 turbo sai por R$ 203.900.
Já o GLA 250 Sport agora vem com suspensão off-road 3 cm mais alta e rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. Por fora, traz o kit visual AMG, enquanto no interior, o painel tem acabamento em microfibra. Também fazem parte da lista o teto solar panorâmico, tapetes AMG e o bancos dianteiros elétricos com memória. Aqui o sistema multimídia incorpora o GPS Garmin, com tela de 8 polegadas.
Quem quiser um pouco mais de ignorância poderá optar pelo Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, mas terá de desembolsar R$ 359.900.
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