Depois do lançamento da inédita versão 2.5 flex com câmbio automático de 6 marchas, a Chevrolet faz mudanças na versão turbodiesel em busca da retomada da liderança do segmento de picapes médias, hoje nas mãos da Toyota Hilux. Mais especificamente, a S10 2.8 automática adota um novo conversor de torque, com tecnologia importada da irmã gringa, a Chevy Colorado, para ficar mais eficiente, confortável e rápida.
Ficou no passado o tempo em que as picapes eram simples veículos de serviço. Basta observar o nível de acabamento e equipamentos que elas chegaram nos últimos anos para perceber que a necessidade de conforto e uma dose de luxo virou quase regra no segmento. Desde a reestilização de 2016, a S10 passa por modificações em busca de conforto ao rodar sem perder eficiência e robustez.
Desta vez, a modificação foi feita na transmissão, mas nada de câmbio de 8 ou 9 marchas. Usando a mesma caixa de 6 marchas, a novidade é um conversor de torque com o que a marca chama de CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), um pêndulo que absorve as vibrações provenientes do motor, evitando que sejam repassadas à carroceria, chassi e interior. O motivo, segundo a Chevrolet, é reduzir o incômodo dos motores turbodiesel aos ocupantes e chegar a níveis de vibração e ruídos próximos dos motores a gasolina.
Instalado no conversor de torque, o sistema é originário da Colorado norte-americana - modelos a diesel de marcas como a BMW também já utilizam o CPA para reduzir as vibrações. De fato, pode parecer uma pequena mudança, mas é muito mais do que isso na prática. A S10 é a primeira da categoria a utilizar.
A S10 mantém o mesmo conjunto mecânico, com o motor 2.8 de 200 cv e 51 kgfm de torque, o mais potente da categoria. O CPA permitiu um retrabalho na programação do câmbio, com trocas de marchas mais suaves e, consequentemente, respostas mais imediatas e diretas, sem o patinamento necessário anteriormente. Pelos números de fábrica, a S10 passou dos 10,9 s na aceleração de 0 a 100 km/h para 10,3 segundos. Nos nossos testes, foi ainda melhor: de 10,2 para 9,9 segundos, se distanciando ainda mais das concorrentes e mantendo a liderança como a picape média a diesel mais rápida do país. As retomadas ficaram quase iguais ao teste anterior, com uma leve diferença de 0,2 s na prova de 40 a 100 km/h (7,8 s) e o mesmo tempo na recuperação de 80 a 120 km/h (7,5 s).
De fato, a S10 ficou notavelmente mais confortável. As vibrações se aproximam dos níveis da flex, que usa o moderno 2.5 com injeção direta, o que reflete em mais tempo ao volante sem incômodos. Na dirigibilidade, como não houve mudanças em suspensão, a diferença é a ausência da vibração no volante e pouco mais de estabilidade com a vibração atenuada no chassi, além das respostas mais rápidas do acelerador. Curiosamente, mesmo que a Chevrolet diga que não tenha feito nenhuma mudança nesta parte, a frenagem da S10 melhorou consideravelmente, parando em bons 40,5 m no 100 km/h, 4,1 m antes da anterior, além de não acusar o mesmo fadding que a unidade testada anteriormente mostrou.
Junto com o CPA, a S10 agrega o sistema de gerenciamento de cargas elétricas, algo que o Onix e Prisma já possuem. Com ele, o alternador roda livre quando não necessária a recarga da bateria, tirando o peso do motor e economizando combustível. Pelo Inmetro, foi de 8,0 km/l (urbano) e 9,2 km/l (rodoviário) para 8,7/10,6 km/l, respectivamente. Em breve, testaremos a S10 2.8 e traremos o consumo, que hoje é de 10/11,9 km/l, respectivamente.
Responsável por 50% das vendas de S10 diesel, as versões automáticas passaram por leve reajuste com a linha 2018. Veja tabela:
VERSÃO | PREÇO NOVO | PREÇO ANTERIOR |
Chevrolet S10 2.8 AT6 LT | R$ 153.990 | R$ 151.990 (+ R$ 2.000) |
Chevrolet S10 2.8 AT6 LTZ | R$ 171.990 | R$ 169.990 (+ R$ 2.000) |
Chevrolet S10 2.8 AT6 High Country | R$ 181.590 | R$ 179.590 (+ R$ 2.000) |
Segundo a Chevrolet, o aumento foi pela adição das duas tecnologias (CPA e sistema de gerenciamento de carga). A linha manual mantém o valor anterior e não terá modificações, além do posicionamento das logomarcas identificadoras de modelo e versão, como aconteceu na S10 flex 2018.
Com o CPA, a Chevrolet espera seguir a subida das vendas da S10 2018, como aconteceu com a flex. Com a nova opção de câmbio automático, a variante 2.5 vendeu 1.725 unidades em maio e 1.191 unidades em junho, contra 679 em abril. O mesmo é esperado para a diesel, que já saltou de 1.547 unidades em maio para 1.825 em junho, sem as novidades. Os próximos meses, ao menos entre as picapes médias, prometem ser bons de briga.
MOTOR | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 2.776 cm³, duplo comando, turbo, diesel |
POTÊNCIA/TORQUE |
200 cv a 3.600 rpm / 51 kgfm a 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas; tração 4x4 com reduzida |
SUSPENSÃO | independente de braço duplo na dianteira e semi-independente com feixas de molas e eixo rígido na traseira |
RODAS E PNEUS | alumínio de aro 18" com pneus 265/60 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD |
PESO | 2.101 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 5.408 mm, largura 1.874 mm, altura 1.839 mm, entre-eixos 3.096 mm |
CAPACIDADES | tanque 76 litros; capacidade de carga 1.049 kg |
PREÇO | R$ 181.590 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR | ||
---|---|---|
Chevrolet S10 2.8 turbodiesel AT | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,7 s | |
0 a 80 km/h | 7,1 s | |
0 a 100 km/h | 9,9 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 7,8 s | |
80 a 120 km/h em D | 7,5 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,5 m | |
80 km/h a 0 | 24,9 m | |
60 km/h a 0 | 14,2 m | |
Consumo (INMETRO) | ||
Ciclo cidade | 8,7 km/l | |
Ciclo estrada | 10,6 km/l |
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