Dia desses o pai de uma amiga me pegou de papo sobre carros (é lógico!) e me disse que, após dois anos de uso, queria trocar seu BMW 320i por um Mercedes C200. Tenho que admitir que sou fã do Série 3, mas não hesitei: "Vá ver o novo Audi A4". Aliás, eu daria essa dica a qualquer um que estivesse em busca de um sedã desse naipe atualmente. Embora não pareça, por conta do design conservador que lembra o modelo anterior, o A4 de nova geração é um carro muito melhor do que o antigo.
E olha que falei isso antes de conhecer esta versão topo de linha Ambition, que vem com tração quattro e o motor 2.0 TFSI de 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. É um acréscimo de 62 cv e 5 kgfm em relação à versão Attraction, que usa o motor 2.0 Ultra - uma versão voltada para menor consumo de combustível. Na prática, trata-se praticamente de "meio caminho andado" para o esportivo S4 (ainda não oferecido no Brasil), mas mantendo o conforto e a tocada "relax" do A4 convencional.
Para se destacar, o A4 Ambition veste o kit S Line de acabamento e estilo, que inclui para-choques com design mais agressivo, tomadas de ar com frisos cromados, grade frontal cinza fosca, saias laterais, difusor cinza fosco, soleiras exclusivas e emblemas nos para-lamas, além das belíssimas rodas aro 18" com pintura grafite, vestidas com pneus 245/40 R18. Some isso à cor vermelho "vivo" como a do carro testado e temos um A4 bem menos careta que o convencional.
Embalado pelo motor mais forte, com direito a uma voz rouca em giros altos, o A4 Ambition faz jus ao visual na hora de acelerar. Pise tudo na saída e veja os 100 km/h ficarem para trás em apenas 6,1 segundos, contra 7,7 s da versão Ambiente. Na retomada de 80 a 120 km/h, a nova versão baixou o tempo de 5,5 s para 4,3 s. Mas o que chama atenção é suavidade do sedã. Apesar de rápido, ele não dá trancos nas passagens de marcha, roda macio e não deixa o motor falar alto na cabine - somente o mínimo para empolgar o condutor.
Em termos de consumo, obviamente que o Ambition gasta um pouco mais, mas ainda assim obteve médias interessantes, com 8,7 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. Trata-se do primeiro A4 quattro com o sistema de "roda livre", que desacopla o motor do câmbio em velocidades de cruzeiro para melhorar a economia. A transmissão é a nova S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas, com caixa úmida.
No primeiro teste com o novo A4, ainda na versão Ambiente, ele chamou a atenção pela suspensão. Do trio de ferro alemão, formado por Classe C, Série 3 e A4, o Audi é o que melhor se comporta em nossas ruas. Impressiona como o sedã concilia equilíbrio dinâmico com suavidade e silêncio de rodagem, mesmo superando buracos, valetas e entradas de garagem mal projetadas. Agora na versão Ambition, a boa notícia é que as rodas maiores, aro 18" contra 17", não comprometeram essa virtude. O que mudou, e para melhor, foi a estabilidade. Mesmo no piso molhado, o A4 quattro é difícil de sair do trilho.
Sim, choveu sem parar nos dias em que estivemos com o novo Audi. Mas o que poderia atrapalhar a avaliação na verdade serviu para destacar mais uma habilidade deste A4. Ele transmite tanta segurança que confesso ter abusado da velocidade em algumas entradas de curva, sem passar sustos em nenhuma delas. E o ESP sequer deu sinal de vida, deixando tudo a cargo do novo sistema "Quattro Ultra Technology". Ao contrário do A4 quattro anterior, que tinha diferencial central Torsen e divisão de torque 60/40 (era um efetivo 4x4), agora estamos falando de um sistema Haldex de tração dianteira capaz de enviar torque para o eixo traseiro, por meio de uma embreagem multidiscos - mesmo já usado no S3 e no TT, mas neste caso com motor longitudinal.
Segundo a Audi, sua atuação é tão rápida que não há diferença sensível na dirigibilidade, com vantagem no consumo de combustível. De fato, não chegamos a perceber quando a tração traseira entra em ação, e a maior quantidade de torque na frente não fez do A4 um carro muito "dianteiro". Ou seja, não é preciso sentir saudade do sistema antigo, a não ser que você tenha pretensões off-road - o que não é o caso do A4 sedã, mas pode fazer diferença na perua A4 Allroad que existe na Europa.
De resto, o A4 Ambition traz acabamento impecável e o cluster digital de 12,3" que permite diferentes visualizações (como reduzir o velocímetro e o conta-giros e aumentar o mapa do GPS), além do amplo espaço interno garantido pelo entre-eixos de 2,82 metros. Resta então lamentar pelo preço, pois esta nova versão desembarca por R$ 244 mil e ainda tem opcionais que podem salgar ainda mais a conta, como o sistema de som da Bang & Olufsen, o controlador de velocidade ativo (que comanda freios e volante) e o assistente de farol alto (que baixa automaticamente o facho para não ofuscar outros veículos), entre outros recursos.
Então estamos falando de um A4 de R$ 250 mil, o que abre o leque de opções para BMW 328i M Sport e Mercedes C300.
Por Daniel Messeder
Fotos: Rafael Munhoz
MOTOR | dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.984 cm³, turbo e intercooler, comando variável de válvulas, injeção multiponto e direta combinadas, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm / 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizado de dupla embreagem e sete marchas, tração integral |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | de liga-leve aro 18", com pneus 225/45 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e ESP |
PESO | 1.510 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento de 4.726 mm, largura de 1.842 mm, altura de 1.427 mm e entre-eixos 2.820 mm |
CAPACIDADES | porta malas 480 litros, tanque 58 litros |
PREÇO | R$ 244.000 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (pista molhada) | ||
---|---|---|
Audi A4 Ambiente Quattro | ||
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 3,0 s | |
0 a 80 km/h | 4,2 s | |
0 a 100 km/h | 6,1 s | |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 4,4 s | |
80 a 120 km/h em S | 4,3 s | |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,0 m | |
80 km/h a 0 | 25,2 m | |
60 km/h a 0 | 14,2 m | |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 8,7 km/l | |
Ciclo estrada | 13,4 km/l |
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