Volta Rápida: Jeep Cherokee ousa no estilo sem perder a essência
Volta Rápida: Jeep Cherokee ousa no estilo sem perder a essência
Não fosse pela histórica grade de sete fendas, você nunca diria que o novo Cherokee é um Jeep. Podemos afirmar até que o SUV da linha 2015 é o mais ousado da marca nos últimos anos, quebrando uma tradição de design parrudão em favor de linhas mais esportivas e futuristas.
Disponível em três versões, Latitute, Limited e Trailhawk, o SUV traz uma extensa lista de itens de segurança e conveniência, além de uma transmissão automática de nove marchas. Avaliamos a versão intermediária Limited - as outras duas chegam até o fim do ano - em Atibaia (SP) e trazemos a seguir as primeiras impressões do novo modelo.
A história do Jeep Cherokee começa na década de 1970, mais precisamente em 1974. Mas foi somente com a segunda geração, lançada em 1984, que o modelo caiu no gosto do consumidor norte-americano. Ao longo da sua evolução ele nunca passou por mudanças muito radicais no estilo, mantendo sempre as linhas clássicas e quadradas que o consagraram. Agora, porém, pela primeira vez o um Cherokee ostenta visual tão arrojado, ainda que com elementos inspirados em modelos passados. É um desenho que pode não agradar logo de cara, mas que tem bastante personalidade: ao vivo, é bem mais atraente que nas fotos.
Chama a atenção pela dianteira com conjunto ótico dividido em três partes, trazendo afiladas luzes diurnas de LED's na posição superior, parecendo ser os faróis principais - que na verdade estão no meio e são de xenônio nas versões Limited e Trailhawk. Os faróis de neblina ficam na parte inferior e as lanternas (inspiradas no Grand Cherokee) também possuem LED's.
A cabine é mais agradável até que a do irmão maior Grand Cherokee, sendo premiado pela revista norte-americana Ward's como um dos 10 melhores interiores. Boa construção e materiais de alta qualidade aliados à praticidade dos diversos porta-objetos melhoram a vida a bordo. Com espaço interno adequado ao porte do modelo, o único ponto negativo fica por conta do passeiro do meio, que vai um pouco apertado devido a divisão do banco traseiro, que tem ajuste do encosto.
Ainda lá dentro, destaque para o painel de instrumentos com tela personalizável e acesso a uma infinidade de informações sobre o veículo. O sistema multimídia com tela de 8,4" domina o console central, trazendo ainda o sistema de GPS uConnect. A partir da versão Limited há, além de aquecimento, ventilação para os bancos dianteiros, comodidade bem-vinda em dias de calor intenso.
Interior do Jeep Cherokee Trailhawk 2015
A versão de topo Trailhawk é a única a dispor de tração 4x4 com reduzida, trazendo ainda suspensão mais alta (2,54 cm) e opção de bloqueio do diferencial traseiro, para enfrentar terrenos mais difíceis. Além disso, vem com rodas aro 17", pneus off-road e bancos com revestimentos exclusivos e costuras vermelhas, entre outros detalhes de acabamento.
O motor Pentastar V6 de 3.2 litros (271 cv de potência e 32,2 kgfm de torque), associado ao câmbio automático ZF de nove marchas, lida muito bem com os 1.834 kg do SUV. As trocas são imperceptíveis nas marchas mais baixas e as últimas são overdrives, para maior economia e menos ruído. Com tanta potência disponível, o conjunto só fica devendo mesmo as borboletas atrás do volante para as trocas manuais, que são feitas na própria alavanca. Diz a Jeep que o Cherokee vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e chega a velocidade máxima limitada de 190 km/h.
Além da tração integral, a Chrysler destaca os diversos sistemas de auxílio nas condições fora-de-estrada, como o Select-Terrain, que possui quatro modos de condução - Auto, Snow (neve), Sport e Sand/Mud (areia/lama). Testamos o Select Terrain no trecho off-road e logo de cara ficaram evidentes as mudanças de parâmetros na direção, pedais, transmissão e torque - tudo pra encarar de forma mais fácil as valetas, obstáculos, lama e subidas íngremes.
No trajeto percorrido, 80% em rodovia e descontado o trecho off-road, o consumo médio ficou em 7,8 km/l, informado pelo computador de bordo. A marca divulga consumo médio de 11 km/h em rodovia.
Jeep Cherokee Trailhawk 2015
Ousado no estilo e bem equipado, o Cherokee tem condições de se dar bem no segmento, mas, ainda assim, os preços ficaram um pouco salgados quando comparados aos principais rivais - principalmente os de origem asiática, que hoje são os mais vendidos da categoria.
Veja os preços e conteúdos:
Jeep Cherokee Latitude - R$ 159.900
Itens de série: luzes diurnas de LED; rodas de liga leve aro 17", ar-condicionado digital dual zone; sistema Selec-Terrain; controles de estabilidade, tração e rolagem da carroceria; sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista), freios com ABS; painel de instrumentos com tela de 7"; chave presencial; rack de teto; assistente de partida em rampas; banco do motorista com regulagem elétrica, bancos em couro com aquecimento (dianteiros); central multimídia com tela de 5", comandos por voz, Bluetooth, rádio AM/FM, entradas USB e cartão SD e direção elétrica.
Jeep Cherokee Limited 2015
Jeep Cherokee Limited - R$ 174.900
Adiciona rodas de liga leve aro 18", central multimídia com tela de 8,4", freio de estacionamento eletrônico, comandos por voz, Bluetooth, rádio AM/FM, entradas USB e cartão SD; bancos dianteiros com ventilação; faróis de xenônio com regulagem automática e lavadores; espelho interno fotocrômico; retrovisores externos com rebatimento automático; teto solar panorâmico e tomada de energia elétrica.
Jeep Cherokee Trailhawk 2015
Jeep Cherokee Trailhawk - R$ 189.900
Adiciona os seguintes itens à versão Limited: acabamento interno exclusivo com costuras dos bancos na cor vermelha; grade frontal e para-choques escurecidos; pneus de uso misto e rodas exclusivas aro 17", ganchos de reboque dianteiros e traseiro para uso off-road; protetores de assoalho, cárter, tanque de combustível e transmissão; 4x4 com reduzida; bloqueio eletrônico de diferencial e controle de estabilidade.
Por Júlio César, de Atibaia (SP)
Fotos Divulgação e autor
Ficha Técnica - Jeep Cherokee 2014:
Motor: V6 3.2 DOHC, 24 válvulas 3.239 cm3 Potência: 271 cv a 6.500 rpm gasolina; Torque: 32,2 kgfm a 4.400 rpm; Transmissão: Automática de 9 velocidades e conversor de torque modulado eletronicamente, tração integral; Freios Antitravamento (ABS), controles de Estabilidade (ESC) e de tração (ASR) nas quatro rodas, assistência a vácuo, Peso: 1.834 kg; Capacidades: porta-malas 412 a 500 litros; tanque 60 litros Dimensões: comprimento 4.624 mm, largura 1.859 mm, altura 1.683 mm, entre-eixos 2.700 mm.
O que é?
Como anda?
Durante o test-drive a Chrysler reservou um trecho composto por rodovia e um trajeto off-road com subidas íngremes e terrenos de dificuldade média. Com acerto de suspensão um pouco mais firme do que se poderia esperar de um SUV norte-americano, o Cherokee tem comportamento dinâmico preciso na estrada e enfrenta bem os obstáculos fora dela, auxiliado pela suspensão totalmente independente nos dois eixos. A direção, que agora tem assistência elétrica, agrada pelo peso correto principalmente em velocidades mais altas.Quanto custa?
O Jeep Cherokee se apóia na tradição de aptidão off-road, qualidade de construção e boa oferta de sistemas de segurança e conveniência. Posicionado entre o Compass e o Grand Cherokee, e de olho nos rivais Hyundai Santa Fe, Volvo XC60 e Kia Sorento, o utilitário deve vender cerca de 1.200 unidades por ano, de acordo com a Chrysler, sendo 30% da versão Latitude, 60% da Limited e 10% da Trailhawk.Galeria: Jeep Cherokee 2015
Galeria: Volta Rápida: Jeep Cherokee ousa no estilo sem perder a essência
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep desiste do Cherokee elétrico e lançará nova geração híbrida
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Próximo Jeep Cherokee deve ficar maior e ter versão de luxo Wagoneer
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Conheça um motor funcional de Lego que precisa de seu apoio
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Sobreviventes: Palio Weekend, Montana, Fiesta Sedan e outros que seguem nas lojas