page ad skin

Alfa Romeo é mais nova marca a desistir de ser 100% elétrica

Com mudanças políticas dentro e fora da Stellantis, marcas do grupo agora têm mais ''liberdade'' para tomar decisões

Alfa Romeo Tonale, la versione per gli USA

E parece que temos mais uma marca para o grupo de montadoras que voltaram atrás em seus planos de se tornar apenas elétrica até 2027. Conforme relatos da agência Automotive News Europe, a mais nova marca a botar os pés no freio parece ter sido a Alfa Romeo, que terá uma mudança de roteiros com a eleição nos EUA e com a maior ''liberdade'' advinda da saída do ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares.  

Como se sabe, após meses conturbados entre Tavares e o grupo, diversas marcas da Stellantis estão agora em um processo de relançamento no mercado estadunidense, considerado vital nesse processo de reestruturação após um 2024 particularmente difícil. Veja o que já sabemos sobre a ''nova'' Alfa Romeo.

Avaliação - Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2024
Foto de: Jeff Perez / Motor1

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 

Combustão de volta

Anteriormente, a Alfa Romeo havia declarado que o SUV Tonale com sistema plug-in seria o último com um motor a gasolina, agora Christine Feuell, que assumiu a responsabilidade pela marca em dezembro, disse à Automotive News no NADA Show em Las Vegas que a versão a gasolina do Tonale está começando a chegar aos revendedores e será lançada com uma oferta de aluguel de cerca de US$ 399 por mês (cerca de R$ 2.357 na taxa de câmbio atual).

Feuell reiterou que a maior prioridade é "retomar as vendas". Elas caíram por quatro anos consecutivos. O ano de 2024 terminou com retração de 19% e sua rede de vendas diminuiu de 150 para 110 concessionárias. Os revendedores Stellantis devem se preparar para o "retorno mais épico da história automotiva", disse o gerente de vendas da empresa nos EUA, Jeff Kommor, no NADA Show.

<p>Alfa Romeo Tonale, a versão para os EUA</p>

Alfa Romeo Tonale, a versão para os EUA

2025 será o ano da ruptura

"Fique de olho em nós ao longo do ano", disse Kommor à Automotive News. "Você verá melhorias incrementais, verá impulso e ganhos nas vendas. Os revendedores nos apoiaram e nós apoiamos os deles. Tenho a sensação de que estamos começando a reconquistar a confiança e o otimismo deles".

Para melhorar, acrescentou Kommor, a Stellantis está explorando oportunidades para novos trens de força e para retornar aos segmentos que abandonou. Ao mesmo tempo, o Grupo está trabalhando para aumentar a qualidade e investirá mais em iniciativas de marketing.

Avaliação - Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2024
Foto de: Jeff Perez / Motor1

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 

O presidente do Conselho Nacional de Revendedores da Stellantis, Michael Bettenhausen, disse estar confiante de que o presidente da Stellantis, John Elkann, forneceu à equipe de gerenciamento norte-americana "todas as ferramentas necessárias, porque essa é a equipe que pode definitivamente nos levar de volta à participação de mercado de dois dígitos no futuro". De acordo com o Automotive News Research Data Center, a Stellantis encerrou 2024 com uma participação de mercado de 8,1% nos EUA, abaixo dos 9,7% do ano anterior.

Mais liberdade para novos executivos nos EUA

O fato de haver otimismo nos EUA também é demonstrado por uma entrevista do Motor1 US com executivos da Chrysler, Dodge, Jeep e Ram realizada na semana passada no Salão do Automóvel de Detroit. A equipe do Stellantis compareceu em peso ao salão do automóvel, estavam todos lá: Christine Feuell, CEO da Chrysler e da Alfa Romeo; Matt McAlear, CEO da Dodge; Bob Broderdorf, chefe da Jeep na América do Norte, e Tim Kuniskis, CEO da Ram.

"A liderança que [o presidente da Stellantis, John Elkann, e o diretor de operações, Antonio Filosa] demonstraram para todos nós e a confiança e oportunidade que nos deram para fazer mudanças é incrível", comentou Broderdorf.

Cabine de tripulação 2025 Ram 1500 Limited
Foto de: Motor1.com

Ram 1500 pode voltar a ter motor Hemi em breve

Agora que Tavares se foi, por exemplo, o CEO da Ram, Kuniskis, está repensando uma atualização da Ram 1500 e um possível retorno do Hemi.

Chris Feuell admitiu que agora, tendo mais liberdade, ele planeja posicionar a Chrysler de forma única na hierarquia Stellantis das marcas norte-americanas. Em breve, a Pacifica será atualizada e a marca aproveitará as vantagens das plataformas multienergéticas da Stellantis para ampliar sua oferta, incluindo os trens de força. Como disse Kommor, será interessante ficar de olho no Stellantis nos EUA.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com