Land Rover Defender V8 correrá no Dakar em 2026
Em 2026, dois carros de corrida derivados do Land Rover Defender Octa participarão dos campeonatos Dakar e FIA World Rally-Raid
A partir de 2026, a versão mais esportiva do Land Rover Defender da geração atual (a D7X) que é chamada de Octa, participará do campeonato Dakar e do Mundial de Rally-Raid da FIA, o W2RC.
Para quem não conhece a pequena insanidade que a marca britânica criou nesta versão Octa, iremos resumir: Imagine o SUV da marca inglesa com com suspensão preparada, motor 4.4 biturbo V8 híbrido-leve (de origem BMW) e que é capaz de entregar números impressionantes de desempenho e performance.
Galeria: Land Rover Defender Octa
Ao todo, são 635 cv de potência, 76,4 kgfm de torque (com pico de 81,5 kgfm) e aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 4 segundos. Será com essa especificação que os dois veículos inscritos no W2RC de 2026, na categoria Stock, usarão para provar sua robustez e potência.
Ao anunciar a participação no Dakar e em outras etapas do campeonato, o diretor administrativo da Defender, Mark Cameron, afirma:
Participar do evento de rally-raid mais exigente do mundo representa o teste definitivo para o que é, até o momento, o nosso Defender mais extremo.
Sabemos que o Dakar será um desafio imenso, mas o Defender OCTA combina um desempenho enorme com a capacidade e a durabilidade características do Defender - a base perfeita para o que, tenho certeza, será um veículo de rally-raid altamente competitivo".
James Barclay, diretor administrativo da JLR Motorsport, acrescentou:
"Participar do Dakar com o Defender será um desafio incrivelmente empolgante. Nossa visão para o futuro já incluía a participação em rally-raids com veículos de produção, por isso foi incrivelmente positivo alinhar-se com a ASO, a FIA e outros fabricantes e colaborar na criação dos novos regulamentos para a categoria 'Stock'.
Agora temos a plataforma certa para realmente demonstrar as capacidades do Defender no maior desafio do automobilismo off-road. Temos pela frente um ano de preparação, testes e aprendizado para estarmos prontos para o Dakar 2026. A equipe já está bem encaminhada e estamos ansiosos para competir tanto no Dakar quanto no W2RC, os eventos off-road mais difíceis do mundo."
Para acompanhar a nova motorização, a Land Rover diz que revisou ainda todo o sistema de suspensão, deixando o conjunto aproximadamente 28 mm mais alto e 68 mm mais largo na comparação com as demais versões do Defender.
Agora, o SUV terá braços triangulares mais longos e resistentes para melhorar a articulação das rodas, bem como amortecedores semi-ativos continuamente variáveis interligados hidraulicamente que reduzem a inclinação da carroceria na estrada e melhoram o desempenho off-road. Embora não seja a primeira vez da Land Rover em contextos competitivos tão difíceis, o Dakar representa um desafio único. Agora teremos que esperar para ver como os modelos irão se sair.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Land Rover Defender será o carro oficial do Rally Dakar
BMW iX 2025 muda pouco no visual, mas ganha autonomia, potência e torque
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
Flagra: novo Toyota RAV4 2026 já circula pronto para o lançamento
Land Rover Defender Octa tem motor de BMW e é o mais potente já produzido
Fora de linha, Renault oferece Stepway a preço de Kwid
Land Rover Defender 130 Outbound estreia no Brasil ao preço de R$ 848.726