page ad skin

Land Rover Defender V8 correrá no Dakar em 2026

Em 2026, dois carros de corrida derivados do Land Rover Defender Octa participarão dos campeonatos Dakar e FIA World Rally-Raid

Land Rover Defender Octa
Foto de: JLR

A partir de 2026, a versão mais esportiva do Land Rover Defender da geração atual (a D7X) que é chamada de Octa, participará do campeonato Dakar e do Mundial de Rally-Raid da FIA, o W2RC.

Para quem não conhece a pequena insanidade que a marca britânica criou nesta versão Octa, iremos resumir: Imagine o SUV da marca inglesa com com suspensão preparada, motor 4.4 biturbo V8 híbrido-leve (de origem BMW) e que é capaz de entregar números impressionantes de desempenho e performance.

Galeria: Land Rover Defender Octa

Ao todo, são 635 cv de potência, 76,4 kgfm de torque (com pico de 81,5 kgfm) e aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 4 segundos. Será com essa especificação que os dois veículos inscritos no W2RC de 2026, na categoria Stock, usarão para provar sua robustez e potência.

Ao anunciar a participação no Dakar e em outras etapas do campeonato, o diretor administrativo da Defender, Mark Cameron, afirma:

Participar do evento de rally-raid mais exigente do mundo representa o teste definitivo para o que é, até o momento, o nosso Defender mais extremo.

Mark Cameron, diretor administrativo da Defender
Foto de: JLR

Sabemos que o Dakar será um desafio imenso, mas o Defender OCTA combina um desempenho enorme com a capacidade e a durabilidade características do Defender - a base perfeita para o que, tenho certeza, será um veículo de rally-raid altamente competitivo".

James Barclay, diretor administrativo da JLR Motorsport, acrescentou:

"Participar do Dakar com o Defender será um desafio incrivelmente empolgante. Nossa visão para o futuro já incluía a participação em rally-raids com veículos de produção, por isso foi incrivelmente positivo alinhar-se com a ASO, a FIA e outros fabricantes e colaborar na criação dos novos regulamentos para a categoria 'Stock'.

James Barclay, diretor administrativo da JLR Motorsport,
Foto de: JLR

Agora temos a plataforma certa para realmente demonstrar as capacidades do Defender no maior desafio do automobilismo off-road. Temos pela frente um ano de preparação, testes e aprendizado para estarmos prontos para o Dakar 2026. A equipe já está bem encaminhada e estamos ansiosos para competir tanto no Dakar quanto no W2RC, os eventos off-road mais difíceis do mundo."

Para acompanhar a nova motorização, a Land Rover diz que revisou ainda todo o sistema de suspensão, deixando o conjunto aproximadamente 28 mm mais alto e 68 mm mais largo na comparação com as demais versões do Defender.

Agora, o SUV terá braços triangulares mais longos e resistentes para melhorar a articulação das rodas, bem como amortecedores semi-ativos continuamente variáveis ​​interligados hidraulicamente que reduzem a inclinação da carroceria na estrada e melhoram o desempenho off-road. Embora não seja a primeira vez da Land Rover em contextos competitivos tão difíceis, o Dakar representa um desafio único. Agora teremos que esperar para ver como os modelos irão se sair.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com