Ford desaba 17% na Europa após fim do Fiesta e prepara volta do EcoSport
Nova geração do SUV será lançada nos próximos meses com a missão de ampliar volume de vendas da marca na região
A Ford contabiliza os números comerciais de 2024 na Europa com poucos motivos para comemorar. Em razão do portfólio reduzido e da ausência de modelos outrora importantes, como o Fiesta, a presença da marca na região encolheu consideravelmente e, só no ano passado, a queda nas vendas foi de 17%. Além disso, a participação de mercado caiu de 4% em 2023 para apenas 3,3% em 2024, deixar a Ford atrás de rivais como Hyundai e Kia.
Segundo dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a Ford vendeu ao longo de 2024 cerca de 426.307 veículos, incluindo União Europeia, EFTA e Reino Unido. A UE compreende 27 países, enquanto a EFTA inclui Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. O Reino Unido está listado separadamente porque deixou a UE há cinco anos. Na prática, a marca vendeu no ano passado 87.174 veículos a menos do que em 2023.
Ford Focus 2022
A queda foi motivada principalmente pelo fim de linha de veículos importantes e de grande volume para a marca, como o Fiesta. O ano de 2024 foi o primeiro completo sem a presença do modelo nas lojas. Some a isso a falta de lançamentos importantes e a saída do segmento de entrada, onde a marca atuava com o Ka. O prognóstico para 2025 também não é nada bom, já que o Focus também está para sair de linha e deverá representar outro grande desfalque nas vendas. Só em 2024 o modelo vendeu 85.366 unidades.
A aposta em elétricos, baseada nos SUVs Explorer EV e Capri EV, também não deu certo e ambos ficaram bem aquém do patamar de vendas esperado. A demanda foi tão baixa que a produção na fábrica de Colônia, na Alemanha, precisou ser reduzida.
Fim do Fiesta desfalcou portfólio da Ford na Europa
Novo EcoSport vem aí
Para conter a sangria, a Ford deverá apostar no retorno do EcoSport à Europa após quase dois anos de ausência. Segundo rumores, a marca trabalha em uma geração inteiramente nova para o modelo e deverá lançá-la ainda em 2025 como grande aposta para gerar volume. A meta será compensar a ausência de Focus e Fiesta e posicionar o SUV com preços competitivos para brigar com Toyota Yaris Cross, Dacia Duster e Volkswagen T-Cross.
Novo Ford EcoSport 2025 - Projeção
O novo EcoSport será fabricado na planta de Almussafes, região de Valência, na Espanha, e se enquadrará dentro do conceito "multi-energia". Ou seja, terá diferentes conjuntos mecânicos disponíveis, sendo vendido tanto com motores a gasolina eletrificados quanto em variante puramente elétrica. Será posicionado abaixo do Puma e, como dito, terá a missão de alcançar altos volumes comerciais. Em seu melhor ano na Europa, o EcoSport chegou a emplacar mais de 50.000 unidades.
No Brasil, o EcoSport deixou de ser vendido em 2021 após fechamento da fábrica de Camaçari (BA). Caso volte a ser vendido por aqui, será apenas como importado.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Everest é lançado na Argentina com motor de 300 cv do Mustang
GM do Brasil começou em galpões para armazenar algodão
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
BYD lança irmão mais barato do King na China por menos R$ 100 mil
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Audi lança novo A3 Sedan 2025 no país por R$ 289 mil
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025