page ad skin

Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria

Comemoração ocorreu pela primeira vez em 1989, por ideia da VW do Brasil com o Sedan Clube

Um encontro de Fuscas em Interlagos
Foto de: Motor1 Brasil

Você já deve ter ouvido falar no Dia do Fusca. Mas qual é a data correta: 20 de janeiro ou 22 de junho? Vamos lá… 

As duas datas são, digamos, oficiais. O 20/1, que está sendo comemorado com vários encontros desde este fim de semana, é o Dia Nacional do Fusca (DNF). Já em 22/6 é festejado o World Wide VW Beetle Day, ou Dia Mundial do Fusca. 

Para conhecer a origem das datas, nada melhor do que recorrer a Alexander Gromow, grande pesquisador da história da VW no país e nosso amigo há mais de 35 anos. Antigo presidente do Sedan Clube do Brasil (mais tarde rebatizado de Fusca Clube do Brasil), ele participou ativamente da criação desses dois dias dedicados ao besouro.

Comecemos pelo 20 de janeiro, que muita gente imagina ser a data da produção do primeiro Fusca no país. Ledo engano: o primeiro VW Sedan nacional foi fabricado em 3 de janeiro de 1959. Já esse 20/1 é um dia totalmente aleatório, escolhido para salvar o logotipo de um evento adiado. Vamos à história…

A Bananinha, boletim do Sedan Clube
Foto de: Volkswagen

A Bananinha, boletim do Sedan Clube

DE PROIBIÇÃO A APOIO

O primeiro clube no país dedicado exclusivamente ao Fusca foi fundado em São Paulo, em novembro de 1985, por iniciativa de um trio de apaixonados pelo besouro: Eduardo Ohara, Sérgio Eduardo Fontana e Demétrius Bérgamo. Inicialmente, a agremiação não recebeu da Volkswagen sequer a autorização para usar a marca “Fusca” em seu nome — daí, o jeito foi batizar de Sedan Clube do Brasil.

Os passeios do Sedan Clube logo começaram a reunir dezenas de carros e chamar a atenção nas ruas, ganhando também espaço na imprensa. Vivíamos em um mundo sem internet e clubes assim eram praticamente a única forma de trocar ideias com outros malucos acometidos da mesma patologia. 

Em 1988, três anos depois da fundação do clube, o departamento de promoções e vendas da Volkswagen do Brasil (nessa época encabeçado por Roberto Malacrida e Luiz Cesar Barbosa) percebeu que a empresa só tinha a ganhar apoiando aquele devotado grupo. 

Para que concessionárias em todo o país pudessem se livrar do estoque remanescente de peças do besouro (que já estava fora de linha há dois anos), a Volkswagen do Brasil bolou uma Semana do Fusca, em que os componentes seriam vendidos com até 50% de desconto na rede autorizada. Serviços mecânicos também seriam oferecidos a preços mais camaradas. 

A tal semana seria coroada com o apoio oficial da fábrica ao 4º Encontro do Sedan Clube — agora transformado em um megaevento marcado para o dia 20 de novembro de 1988, no Autódromo de Interlagos. A data seria promovida como o “Dia Nacional do Fusca”. A pista, contudo, não foi liberada para o dia originalmente previsto e a promoção teve que ser adiada.

O 4º Encontro do Sedan Clube acabou acontecendo normalmente naquele 20 de novembro de 1988, sem que fosse transformado em uma superprodução ou data oficial. Mesmo assim, contou com a participação de aproximadamente 110 carros. Foi um passeio entre o Ibirapuera e a fábrica da VW na Via Anchieta, com uma passagem nostálgica pelo galpão na Rua do Manifesto 1.183, no bairro do Ipiranga, sede da primeira linha de montagem da companhia alemã no país (1953).

Semana do Fusca
Foto de: Motor1 Brasil

Semana do Fusca

ENCONTRO ADIADO PARA 15 DE JANEIRO

A Volkswagen do Brasil, contudo, não havia desistido de fazer sua promoção da Semana do Fusca, que seria encerrada com o I Encontro Nacional do Fusca e a instituição de um dia dedicado ao carrinho. Uma caravana partiria do Pacaembu rumo ao Autódromo de Interlagos. A pista seria palco de gincanas, demonstrações de perícia sobre rodas e, como ponto alto, os participantes poderiam dar uma volta no circuito. A programação foi organizada pelo Sedan Clube.

O domingo mais próximo com o autódromo liberado era 15 de janeiro de 1989 — e o evento, enfim, aconteceu nesse dia. O encontro foi um sucesso, sendo repetido ao longo da década de 90 (não necessariamente em janeiro), e chegando até a figurar duas vezes no Livro Guinness de Recordes, como maior desfile de VW “a ar”: 1.528 carros em 1994 e 2.728 em 1995.

Para preservar o logotipo, o Dia do Fusca foi para 20 de janeiro
Foto de: Motor1 Brasil

LOGOTIPO PRONTO — TEM QUE SER 20! 

Mas afinal, nessa história toda, por que o 20 de janeiro virou o Dia Nacional do Fusca? 

Acontece que o logotipo do Dia Nacional do Fusca já havia sido desenhado para data prevista originalmente: domingo, 20 de novembro de 1988. Era um número “20” na forma da silhueta de um Fusca que aparecia em todo o material promocional.

Já o dia 20 de janeiro de 1989 caiu em uma sexta-feira. A Volkswagen do Brasil e o Sedan Clube tiveram que dar um jeitinho: para aproveitar o logotipo e os materiais de promoção já prontos, foi decidido que 20 de janeiro, dali em diante, seria o Dia Nacional do Fusca. Afinal, estava no prazo das ofertas da Semana do Fusca (de 16 a 21 de janeiro de 1989).

E foi assim, sem nenhum vínculo histórico, que o besouro ganhou seu dia no Brasil, mais tarde oficializado até pela Câmara de Vereadores de São Paulo. Em 1992, o pioneiro Sedan Clube foi, enfim, autorizado pela Volkswagen a mudar seu nome para Fusca Clube do Brasil.

Cartazes do Dia Mundial do Fusca na Alemanha e no México (1)
Foto de: Volkswagen

Cartazes do Dia Mundial do Fusca na Alemanha e no México

E 22/6, O DIA MUNDIAL DO FUSCA? 

No início dos anos 90, Alexander Gromow, que era presidente do Sedan Clube na época da criação do Dia Nacional do Fusca, foi fazer um estágio de pouco mais de dois anos na Alemanha. Lá conheceu Willy Lottermann, organizador do encontro de Bad Camberg, uma das mais importantes reuniões de VW clássicos do planeta. 

Convidado a discursar em um jantar, diante de fuscamaníacos de todo o mundo, Alexander contou sobre a criação do dia dedicado ao besouro no Brasil e alvoroçou os presentes ao mostrar fotos dos megaeventos em Interlagos. No fim, propôs a instituição de um Dia Mundial do Fusca.

Clubes de VW em todos os continentes participaram dos debates para escolher uma data (que deveria ser no verão do Hemisfério Norte e ter alguma conexão com a história do carro). Em 1995, enfim, foi estabelecido que a comemoração mundial seria em 22 de junho — foi nesse dia, em 1934, que a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinou o contrato para que Ferdinand Porsche fabricasse os três primeiros protótipos do Fusca.

Desde então, a data do World Wide VW Beetle Day vem sendo divulgada mundialmente. A Declaração de Bad Camberg já foi traduzida para idiomas como grego, chinês e japonês. Nos EUA, o 22 de junho é o “Dia de ir com seu Fusca para o trabalho”. 

DE VOLTA AO BRASIL — AGENDA DA SEMANA

Veja algumas das celebrações do Dia Nacional do Fusca em 2025:

Fusca Clube do Brasil

Data: 19 de janeiro de 2025, das 9h às 14h

Local: Av. Rotary, 624 (Shopping São Bernardo Plaza), São Bernardo do Campo, São Paulo

Atrações e informações: Exposição de carros, barracas de vendas de miniaturas, antiguidades, roupas e acessórios, praça de alimentação e sorteio de prêmios. Entrada gratuita. Estacionamento liberado mediante doação de 2 kg de alimentos.

https://www.instagram.com/fuscaclubedobrasil/

California Volks

Data: 19 de janeiro de 2025, a partir das 10h

Local: Rua Marcos Markarian, 377 (VAT Rock Bar), Nova Aliança, Ribeirão Preto, São Paulo

Atrações e informações: Exposição de carros. Entrada gratuita.

https://www.instagram.com/californiavolks/

Volkswagen Clube do Rio de Janeiro

Data: 20 de janeiro de 2025, às 9h30

Local: Rua Professor Eurico Rabelo (Saída do Maracanã, em frente ao Museu do Índio), Maracanã, Rio de Janeiro

Atrações e informações: ‘Fusqueata’ passará pelo Túnel Rebouças, Estrada Lagoa-Barra, Avenida das Américas e terá dispersão na Linha Amarela.

https://www.instagram.com/vwclube_rj/

Clube do Fusca de Poços de Caldas

Data: 19 de janeiro de 2025, às 9h

Local: Praça José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel), Poços de Caldas, Minas Gerais

Atrações e informações: Exposição de carros.

https://www.instagram.com/fuscapocos/

DNF Curitiba

Data: 18 e 19 de janeiro de 2025, das 10h às 18h (sábado) e das 9h às 17h (domingo)

Local: R. Monsenhor Boleslau Falarz, 200 (Colégio Arquidiocesano), Curitiba, Paraná

Atrações e informações: Exposição de carros. Entrada de pedestres R$ 10/ Entrada para modelos em exposição R$ 80 (sábado) e R$ 60 (domingo)

https://www.instagram.com/dnf_cwb/

Clube Antigos do Farol

Data: 19 de janeiro de 2025, concentração às 14h

Local: Praça da Bandeira, Aracaju, Sergipe

Atrações e informações: ‘Fusqueata’ em direção ao Kartódromo Emerson Fittipaldi (Orla do Atalaia).

https://www.instagram.com/antigosdofaroloficial/

Envie seu flagra! flagra@motor1.com