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VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross

Novo SUV de entrada da marca está em ritmo acelerado de desenvolvimento e deve chegar em março ao mercado nacional

Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento
Foto de: Motor1.com

A maior parte dos flagras que aparecem aqui no Motor1.com Brasil é enviada por vocês, leitores. Mas às vezes acontece de nós mesmos nos depararmos com os carros camuflados na estrada. É uma oportunidade também de avaliar as novidades ao vivo, não só por imagens, dando uma nova dimensão ao que está por vir.

Um compromisso de trabalho me levou à Campos do Jordão (SP) e não foi apenas um Volkswagen Tera 2025 que cruzei na estrada, foram 5 contando ida e volta. Nós já sabemos que o novo SUV de entrada da marca deve fazer estreia ainda em março e a quantidade de carros em campo, além da pressa dos pilotos de teste da VW, indicam que a empresa está correndo para lançar a novidade. Mantido o cronograma, o Tera vai chegar antes do Toyota Yaris Cross, visto os constantes flagras do VW. Não são rivais diretos, mas prometem dar uma bagunçada no mercado brasileiro.

Galeria: Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento

E se a VW fizesse um Pulse?

Bojudo é o adjetivo que eu acho que se aplica melhor após ter visto o novo Volkswagen Tera ao vivo. Antes do flagra que vocês estão vendo, eu já tinha cruzado com outras três unidades camufladas. Todas estavam circulando entre as rodovias Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e Carvalho Pinto (SP-070). O trecho faz ligação entre a cidade de Taubaté (SP), onde a VW tem fábrica, e Campos do Jordão (SP), onde é comum serem realizados testes em altitude mais elevada.

O flagra veio na volta, bem na ligação entre as estradas. Ao avistar os 2 Tera camuflados no espelho, a primeira impressão da dianteira é a mesma de se ver um Nivus: faróis afilados de LED chamam a atenção com a luz diurna acima do bloco. No entanto, o parachoque frontal do Tera é mais... bojudo. É largo e dá mais impressão de volume que no próprio Nivus.

Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento
Foto de: Motor1.com

Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento

Após passarem, posso dizer que a traseira surpreendeu, mas não positivamente. A VW está trabalhando muito a impressão de largura para um carro que ficará entre o Polo e o Nivus. Se de frente parece maior, após passar por você o carro parece curto e largo. Aqui, o Tera está seguindo exatamente a mesma cartilha de Fiat Pulse e Renault Kardian, usando lanternas altas e envolventes logo abaixo de uma janela traseira pequena demais. 

Vindo pareceu um Nivus, indo pareceu mais o que ele realmente é: um Polo elevado. Parece faltar um pouco de comprimento depois de passar uma impressão de largura tão grande. Agora precisamos esperar o carro aparecer sem camuflagens para avaliar se o restante das linhas disfarçadas consegue melhorar essa impressão.

É difícil avaliar o desempenho sem saber como os motoristas estavam tocando. O que posso dizer é que, após dar passagem para os dois Tera camuflados, não foi muito difícil acompanhá-los com meu Uno 1.4 2013. No entanto, estavam trafegando muito acima da velocidade da via e preferi não empreender uma perseguição em via pública. No entanto, abre uma grande dúvida. Sabemos que o 1.0 TSI de 116 cv está nos planos para o Tera, mas será que a VW seguirá a Citroën com o Basalt e oferecerá um 1.0 aspirado? Isso explicaria o desempenho nada impressionante das unidades que flagrei. Mas ainda é especulativo.

Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento
Foto de: Motor1.com

Volkswagen Tera flagrado antes do lançamento

VW Tera 2025: o que já sabemos?

Com produção concentrada na fábrica de Taubaté (SP), o Tera compartilhará com os modelos Polo, T-Cross, Nivus e Virtus a conhecida plataforma MQB-A0. Em termos de porte, tudo indica que contará com aproximadamente 4 metros de comprimento - sendo menor que T-Cross e Nivus - e herdará do Polo o entre-eixos de 2.566 mm. Para efeito de comparação, os rivais Pulse e Kardian medem 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.

Sob o capô, o motor 1.0 TSI - amplamente usado pelos carros da Volks no Brasil - será a principal opção de motorização. Segundo rumores, o propulsor será usado na configuração de 116 cv de potência (a mesma do Polo) para se distanciar dos primos Nivus e T-Cross, que adotam a versão mais potente de 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas a partir da intermediária.

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