CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Planos incluem posicioná-lo abaixo do Compass para preencher lacuna com o fim do Renegade por lá
Apesar de ter sido desenvolvido inicialmente apenas para países da Europa, o compacto Avenger, da Jeep, deverá ganhar alcance global e ser levado para diversos mercados internacionais em breve. No Brasil, o lançamento do modelo vem sendo fortemente cogitado desde o ano passado e, agora, os Estados Unidos parecem também entrar na fila de interessados pelo SUV.
Em entrevista concedida recentemente à revista Motor Trend, o chefe norte-americano da Jeep, Bob Broderdorf, rasgou elogios ao Avenger e não escondeu o desejo de levar o modelo para os EUA. “Vou te dizer sem rodeios: estou olhando para ele”, disse. “Eu acho que o Avenger é um produto incrivelmente interessante. Eu realmente amo a aparência daquele carro. Estou tentando entender quais podem ser as deficiências. Por que ele não foi escolhido [para ser vendido nos EUA]", continuou.
Jeep Avenger
Broderdorf acredita que o Avenger atrairia compradores interessados em SUVs acessíveis e ajudaria a marca a fazer volume, recuperando as vendas perdidas nos últimos anos. A ideia seria posicioná-lo na base do portfólio, logo abaixo do Compass, preenchendo a lacuna deixada pelo Renegade, que deixou de ser vendido nos EUA desde o ano passado.
Para o mercado europeu, o modelo tem produção concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, e conta com diferentes tipos de propulsão. Assim, pode ser equipado com motor 1.2 GSE turbo a gasolina de 100 cv de potência ou ainda elétrico com 156 cv e autonomia de 400 km (padrão WLTP). Recentemente, uma versão híbrida 4xe, com 134 cv de potência, também foi adicionada ao portfólio.
Ao todo, o Avenger mede 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos. Apesar da pegada SUV, tem medidas próximas de um hatchback compacto. No porta-malas, tem capacidade para acomodar 355 litros. Toma como base a plataforma modular CMP (desenvolvida inicialmente pela PSA e hoje disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis).
Broderdorf observou que “há um movimento em direção a EVs mais acessíveis” nos Estados Unidos, mas que levar o Avenger para lá dependo do preço. “Tenho que executar o business case para ver se posso vender, quanto custaria e se posso tê-lo aqui”, disse. “Tenho muito trabalho a fazer antes de poder fazer essa tarefa. Então, veremos.”
Avenger no Brasil
Por aqui, rumores indicam que a Stellantis trabalha para lançar o Avenger ainda em 2025 e posicioná-lo como forte competidor dentro do segmento de SUVs de entrada. Ao que tudo indica, o modelo será produzido em Porto Real (RJ), aproveitando a estrutura já montada pela Citroën. A plataforma CMP deverá facilitar a operação, tendo em vista que já é usada por C3, Aircross e Basalt.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Motor Trend
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Avenger: 1º flagra mostra o SUV já em testes no Brasil
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Pelo Mundo: Veja avaliação do Jeep Avenger; SUV pode ser feito no Brasil
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Já andamos: Jeep Avenger 1.2 Turbo 2023 tem tamanho certo para o Brasil