page ad skin

VW recua 1,4% nas vendas globais e tem queda de 8,3% na China

Ao todo, marca vendeu em todo o mundo ao longo de 2024 cerca de 4,8 milhões de veículos

VW Tiguan (2024) im Test

A Volkswagen fechou o ano de 2024 com aproximadamente 4,8 milhões de veículos vendidos em todo mundo, revela relatório divulgado nesta semana. O resultado representa queda de 1,4% na comparação com os números de 2023 e tem origem nas dificuldades enfrentadas em mercados como Europa e China. Em compensação, a marca obteve excelente desempenho na América do Norte e na América do Sul - neste caso graças principalmente ao Brasil.

No geral, a China permaneceu como maior mercado global da Volkswagen em 2024, absorvendo cerca de 2,2 milhões de unidades do total comercializado pela marca (participação de 46%). Apesar de ser expressivo, o volume representou queda de 8,3% em relação a 2023 e refletiu o momento desafiador vivido pela empresa no mercado chinês. Por lá, a marca deixou de ser líder de vendas e tem visto o consumidor cada vez mais preferir fabricantes locais em detrimento de montadoras estrangeiras.

Volkswagen Golf Variant 2024

Na Europa, a Volkswagen manteve sua posição de líder de mercado com 1,25 milhão de unidades, apesar de uma ligeira queda de 1,7%. Por sua vez, a América do Norte foi o terceiro maior mercado global da empresa em 2024, contabilizando 592.300 entregas e crescimento de consideráveis 18,4% em comparação ao ano anterior.

Na América do Sul, o desempenho foi igualmente positivo e o crescimento ainda maior: 21,1%. No total, a Volkswagen vendeu na região 479.400 veículos, com destaque especial para o Brasil como maior mercado. Aqui, o compacto Polo foi o carro de passeio mais vendido no ano e emplacou sozinho 140.155 unidades. Destaque também para o T-Cross, que foi o SUV compacto mais vendido do país com 83.975 unidades entregues.

Volkswagen T-Roc R 2022

Volkswagen T-Roc R

Em todo o mundo, o veículo mais vendido da Volkswagen em 2024 foi o Tiguan, seguido do T-Roc. No total, os SUVs foram responsáveis ​​por 47% das entregas globais da marca no ano. Nas próximas semanas serão divulgados os números do grupo Volkswagen como um todo, que deve ficar em segundo lugar no ranking geral de vendas globais (atrás apenas da Toyota).

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com