Lada Niva Sport dá novo fôlego ao veterano SUV, agora com 122 cv
Sim, o SUV não só ainda existe como ganhou uma nova versão, desenvolvida pela divisão competição da marca russa
Quando se pensa em SUVs com boas habilidades no fora de estrada, provavelmente se pensa em alguns modelos japoneses como os Mitsubishi Pajero, o Suzuki Jimny, ou até mesmo o icônico britânico Land Rover Defender clássico, mas e se disséssemos que o Lada Niva - sim, o SUV daquela marca russa que fez uma rápida passagem por aqui durante a década de 90 - também é uma excelente opção e está disponível como opção 0km até os dias atuais?
O Niva é um SUV russo, nascido na década de 1970 ainda na era soviética e vendido em alguns países europeus e no país de Vladmir Putin como uma opção de baixo custo para quem desejava um pequeno veículo fora-de-estrada e que já participou até mesmo de competições de rali, desenvolvidas pela divisão Lada Motorsport, que tem um SUV competindo ativamente.
Lada Niva de competição
Recentemente, como forma de ganhar uma sobrevida devido as novas sanções vindas com a guerra entre a Rússia e Ucrânia, que praticamente fecharam o mercado russo para marcas estrangeiras que não fossem as chinesas, a Lada teve que se virar com o que tinha em casa e fez uma versão mais esportiva do seu SUV histórico, chamada de Niva Sport.
Lada Niva mais potente e esportivo da história
O modelo, como dissemos, foi feito em parceria com a divisão esportiva da marca, que melhorou a performance e a dinâmica do pequeno SUV.
E se o Niva normalmente tem que se contentar com um motor a gasolina naturalmente aspirado, com 1,7 litro e 83 cv, associado a uma caixa manual de cinco marchas, aqui a coisa fica mais séria. Em vez disso, fala-se de um motor de 16 válvulas com potência de 122 cv e torque máximo de 15,4 kgfm a 5.000 rpm, acoplado a uma transmissão reforçada, com melhorias que também afetam a caixa de redução.
Galeria: Lada Niva Sport
Na aparência, são novos também os alargadores de para-lama, os LEDs dianteiros e as rodas de liga-leve diamantadas (sem diâmetro especificado). Já no interior, o SUV ganhou detalhes em vermelho costurados nos bancos, volante, porta-luvas e outros. A manopla tanto da tração quanto de câmbio têm acabamento prateado.
Ainda não há preços nem disponibilidade anunciados, mas, na Europa, o Lada Niva de entrada é vendido pelo equivalente a 8.600 euros, ou cerca de R$ 54,2 mil. Bem menos que qualquer carro 0km no Brasil. E ai, acha que o velho SUV ainda teria espaço por aqui?
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Você pode comprar a limusine presidencial de Bill Clinton
Shineray lança a Iron 250: veja o preço e o que ela traz
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Teste Honda City Hatchback Touring: Emancipação bem-vinda
Chery revela rival elétrico do Jimny por R$ 100 mil com tecnologia Xiaomi
Volkswagen T-Cross começa 2025 com aumento de até R$ 3.800; veja tabela
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"