Toyota registra 'Hilux Travo' e dá pistas sobre nova geração da picape
Sobrenome deverá ser usado em mercados da Ásia para designar a próxima linhagem
À venda no mercado internacional desde 2015, a atual geração da picape Hilux caminha para logo mais se aposentar e passar o bastão para linhagem sucessora. Especulações sobre a nova encarnação circulam há meses e, agora, a própria Toyota já começa a dar pistas sobre o que está por vir. É o caso do nome "Hilux Travo", que foi registrado recentemente na Tailândia e provavelmente será usado para designar a nova geração da caminhonete.
A adoção de dois nomes é tradição da Hilux no mercado tailandês e vem sendo usada desde 2005 pelo menos. A sétima geração, por exemplo, era vendida por lá como Hilux Vigo, enquanto a oitava - e atual - linhagem é comercializada como Hilux Revo. A nova geração, ainda inédita, provavelmente adicionará sobrenome Travo e o registro do nome junto ao Departamento de Propriedade Intelectual da Tailândia indica que o lançamento pode estar próximo.
Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste
A Tailândia é um dos maiores mercados para picapes médias no mundo e abriga importante centro de desenvolvimento da Toyota. As últimas gerações da Hilux tiveram desenvolvimento concentrado por lá e tudo indica que com a nova linhagem não será diferente. Localmente, a filial da marca já trabalha em projetos específicos da picape, incluindo a Hilux BEV, com propulsão totalmente elétrica, que está atualmente sendo usada de forma experimental no transporte de turistas.
Sobre a nova geração, os detalhes ainda são bastante limitados e a própria Toyota tem sido exitosa no sigilo criado em torno do projeto. De um lado, há quem aposte que a próxima Hilux tomará como base uma versão revisada da plataforma atual dentro de uma estratégia pensada para reduzir custos e ganhar tempo. Do outro, há rumores apontando para a arquitetura modular TNGA-F, bem mais moderna, segura e já em uso por modelos como Tacoma, Tundra e Land Cruiser Prado.
Independentemente da plataforma, tudo indica que a nova Hilux será lançada ao longo de 2025 e chegará ao mercado com a missão de enfrentar a concorrência renovada (leia-se Ford Ranger e Mitsubishi Triton). Em alguns mercados, como na Austrália, a Hilux já foi superada pela Ranger nas vendas anuais.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Flagra: picape da VW terá nova plataforma híbrida no Brasil
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Você pode comprar a limusine presidencial de Bill Clinton
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil