Top 10: Os Fiat mais caros da história
Você pode não saber, mas algumas das obras-primas da marca de Turim valem milhões de euros e Aqui estão alguns carros da Fiat
Se você acha que os carros produzidos pela Fiat são apenas compactos com preços razoáveis, prepare-se para mudar de ideia. Sim, porque em seus 125 anos de história, a Fiat também foi uma marca vencedora de corridas, produzindo carros esportivos e de luxo e até mesmo um modelo potente chamado 8V por causa de seu poderoso motor de oito cilindros.
Algumas dessas joias italianas se tornaram clássicos de colecionadores e há Fiat milionários, vendidos nos leilões mais importantes do mundo e mantidos em museus. Para provar que até mesmo um Fiat pode ser uma obra-prima de um carro a ser valorizado e passado para a posteridade, decidimos oferecer a você esta lista dos Fiat mais raros e caros de todos os tempos. A lista contém muitas confirmações e algumas surpresas, desde o "Ottovù" até o minúsculo "Cinquino" e um igualmente popular 1100. Descubra quais são essas dez obras de arte fabricadas em Turim e escolhidas entre as mais conhecidas.
Fiat Nuova 500 (1964), o Cinquino mais caro de todos os tempos
Fiat Nuova 500 (1964) - 57.500 euros
A melhor maneira de começar a lista dos carros mais valiosos e raros da Fiat é com o lendário "Cinquino", também conhecido como Fiat 500 ou, em sua designação oficial, Fiat Nuova 500. Um dos carros mais icônicos da fabricante italiana, o 500 não estaria no Top 10 de valor da marca, mas é impossível não mencionar o 500 mais caro da história.
Trata-se de um Fiat 500 D de 1964, um modelo que não é nem o mais raro ou mais antigo da linhagem Cinquino, e que em 2021, em um leilão realizado pela Bonhams, na Holanda, deve ter enfeitiçado o novo comprador, que chegou a desembolsar incríveis 57.500 euros (cerca de R$ 207 mil na época, ou R$ 354 mil em valores atuais) para adquiri-lo. O pequeno em questão é pintado de verde água-marinha e passou por uma restauração de qualidade em 2016 para se apresentar no que é descrito como excelente condição. É de se acreditar, dado o preço.
Fiat 522 C Torpedo Sport Viotti (1931), meio milhão de euros por um clássico
Fiat 522 C Torpedo Sport Viotti (1931) - 524.115 euros
Continuando a escalada de raridades e preços cada vez mais altos, descobrimos um carro pré-guerra como o Fiat 522 C Torpedo Sport de 1931, outro exemplo único com carroceria Viotti também exibido no Olympia Motor Show de 1932 em Londres.
Para a Fiat, ele representou um retorno aos carros esportivos, com um motor de seis cilindros em linha de 2,5 litros e 53 cv. Vendido em maio de 2019 pela Finarte por 524.115 euros (R$ 2,25 mi, ou R$ 3,23 mi em 2025), este Fiat pertenceu a Giulio Vignale (neto do construtor de carrocerias Alfredo Vignale) que o registrou na Itália em 1972 com a placa de número personalizada 'TOG00522'.
Fiat 1100C Spider Frua (1946), exemplar único avaliado em mais de meio milhão de euros
Fiat 1100C Spider Frua (1946) - 553.145 euros
Um exemplar único e o primeiro trabalho de um famoso construtor de carrocerias. Esses são dois fatores que tornam o Fiat 1100C Spider com carroceria de Pietro Frua em 1946 e vice-campeão de sua categoria na Coppa Villa d'Este de 1947 um carro realmente especial.
O primeiro modelo criado por Frua é um exercício excepcional de estilo baseado em um sedã italiano com um motor de quatro cilindros de 1.098 cm³ e foi completamente restaurado em 2016. Ele agora está imaculado e resplandecente e foi vendido no leilão da Bonhams em janeiro de 2019 pelo equivalente a 553.145 euros (R$ 2,37 mi, algo próximo dos R$ 3,41 mi na cotação atual).
Fiat Eden Roc Pinin Farina (1956), na praia com a família Agnelli
Fiat Eden Roc Pinin Farina (1956) - 632.714 euros
Há também uma "spiaggina" entre os carros Fiat mais caros de todos os tempos, mas talvez seja o carro de verão mais famoso da empresa sediada em Turim. Trata-se do Fiat Eden Roc 1956, fabricado em dois exemplares pela Pinin Farina para a família Agnelli.
A base é o Fiat 600 Multipla, completamente aberto na carroceria, sem portas, com para-brisa baixo e acabamento luxuoso em madeira de mogno no estilo lancha. Foi vendido em 2015 no leilão Gooding Company , na Califórnia, pelo equivalente a 632.714 euros, o que daria R$ 2,65 mi em 2015. Já na cotação atual, dez anos depois, o valor chega a R$ 3,91 mi.
Fiat Tipo 6 Demi-Tonneau (1911), com mais de cem anos e contando
Fiat Tipo 6 Demi-Tonneau (1911) - 843.618 euros
Um retorno às origens da marca Fiat é o Fiat Tipo 6 Demi-Tonneau de quatro lugares de 1911, um dos carros mais luxuosos de sua época, equipado com o motor de quatro cilindros de 9 litros e 76 cv e com transmissão por corrente.
Sendo um dos 28 exemplares construídos, o clássico foi perfeitamente restaurado e vendido em 2015 pela Gooding Company em Pebble Beach (EUA) pelo equivalente a 843.618 euros (R$ 3,59 mi, ou cerca de R$ 5,20 mi em 2025).
Fiat 8V Vignale (1954), um dos nove fabricados
Fiat 8V Vignale (1954) - 2.170.230 euros
O primeiro dos V8 desta lista é também o Fiat mais caro a mudar de mãos em um leilão italiano, saindo por nada menos que 2.170.230 euros (impressionantes R$ 13,3 mi em valores atuais, ou R$ 9,33 mi em 2018 quando foi vendido).
A razão está na raridade do modelo e na carroceria especial desse Fiat 8V Vignale 1954, o único "coupé-corsa" dos nove cupês Vignale projetados por Michelotti. Além disso, há uma longa história esportiva que inclui a Mille Miglia de 1955 e um total de 37 corridas. O carro foi vendido na Itália pela Finarte em 2018.
Fiat 8V Supersonic Ghia (1953), dois milhões de euros para um estilo supersônico
Fiat 8V Supersonic Ghia (1953) - 2.324.743 euros
Com o Fiat 8V Supersonic de 1953, continuamos com o grande grupo de preciosos V8, especificamente uma carroceria Ghia especial projetada por Giovanni Savonuzzi. Estamos falando de um dos 14 exemplares construídos com formas aeronáuticas futuristas e um motor V8 de dois litros e 135 cv. O exemplar vendido em 2023 pela RM Sotheby's pelo equivalente a 2.324.743 euros (R$ 12,3 mi, ou R$ 14,3 mi em 2025) foi perfeitamente preservado por apenas quatro proprietários e recebeu uma restauração meticulosa entre 2011 e 2014.
Fiat 8V Berlinetta Zagato (1953), motor de corrida e design "Z" puro
Fiat 8V Berlinetta Zagato (1953) - 2.780.105 euros
Outro Fiat milionário, outro V8, mas desta vez estamos falando do Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953, obra do famoso construtor de carrocerias milanês Zagato, que construiu 26 deles com carroceria fechada, com formas ligeiramente diferentes, dependendo do gosto do cliente.
O motor é o mesmo Type 104.004 de 125 cv com dois carburadores Weber de quatro cilindros que competiu com sucesso em vários ralis da época antes de receber uma restauração de três anos que foi concluída em 2009 na Holanda. A RM Sotheby's o vendeu em dezembro de 2023 na Califórnia pelo equivalente a 2.780.105 euros. (cerca de R$ 15 mi ou 17,7 mi em 2025).
Fiat Turbina (1954), um vislumbre do possível futuro do carro esportivo
Fiat Turbina (1954) - 6.000.000 euros
Uma vez terminados os carros Fiat vendidos em leilão, restam duas maravilhosas "fuoriserie" de Lingotto para serem avaliadas, alojadas em museus, mas de valor inestimável por seu valor histórico. O primeiro que examinamos é o lendário Fiat Turbina de 1954, parcialmente baseado no 8V, mas com uma turbina a gás na traseira, produzindo 300 cv e uma velocidade de cerca de 250 km/h, graças também a um coeficiente aerodinâmico recorde de 0,14 Cx.
O exemplar único permaneceu como protótipo de pesquisa e agora faz parte do Museu do Automóvel de Turim. Como acontece com algumas obras de arte, não é fácil atribuir um preço ao Fiat Turbina. Se um dia ele for vendido, certamente poderá alcançar um preço em torno de 6 milhões de euros, provavelmente até mais. Basta dizer que um modelo em escala 1:5 da época vale hoje quase 12.000 euros (nada menos que R$ 76 mil!).
Fiat Mefistofele (1924), aquele com o recorde de velocidade de 234,98 km/h
Fiat Mefistofele (1924) - mais de 10 milhões de euros
No topo da lista, colocamos uma autêntica peça da história automotiva, o Fiat Mefistofele, que em 1924 foi o único carro italiano a atingir o recorde absoluto de velocidade em terra: 234,98 km/h. O carro foi projetado e dirigido pelo inglês Ernest Eldridge, que o construiu a partir do chassi de um Fiat SB4 e acrescentou o motor aeronáutico Fiat A12 com seis cilindros em linha, 21 litros de capacidade cúbica e 325 cv.
O valor econômico dessa peça, ainda capaz de "correr" e mantida no Centro Storico Fiat em Turim, é muito difícil de definir. Quanto mais alto, maior o valor histórico, mas se você quiser arriscar um preço, pode supor uma cifra superior a 10 milhões de euros.
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