Atualização de 29 de agosto de 2024: Nossos leitores são simplesmente incrivelmente bem informados. Como Oliver Blum, que nos enviou as seguintes informações sobre o Fiat Coupé (obrigado por isso!):
Todos os modelos com o motor turbo de 20V têm velocidade máxima de 250 km/h, independentemente de ter sido instalada uma caixa de câmbio de 5 ou 6 marchas. A sexta marcha tinha apenas uma relação um pouco mais longa (marcha reduzida).
Os primeiros modelos tinham uma caixa de 5 marchas e, com uma velocidade máxima de 250 km/h no lançamento no mercado, eram o carro de produção com tração dianteira mais rápido com um deslocamento de 2,0 litros. O italiano completava o sprint de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e, para limitar o deslizamento das rodas motrizes, a pressão de alimentação era limitada nas duas primeiras marchas, ou seja, a potência era limitada.
Toda a aplicação do motor (para os 5 cilindros) e muitos de seus componentes eram da Bosch.
Como era a linha de modelos europeus da Fiat há 30 anos? Do ponto de vista atual, bastante antiquada, com veículos como o primeiro Panda, Cinquecento, Punto e Tipo. O Tempra também ainda existe e a primeira geração do Croma está em seus últimos suspiros. Era necessário um sopro de ar fresco. O Fiat Coupé foi lançado em 1994 e o Barchetta um ano depois. Relembramos o Coupé em seu aniversário histórico.
O Fiat Coupé (Tipo 175), também conhecido como Coupé Fiat na Itália, fez sua estreia no Salão do Automóvel de Bolonha em dezembro de 1993 e foi lançado no mercado em janeiro de 1994.
O elegante carro esportivo ganhou as manchetes já em 1992 como um protótipo em revistas de automóveis. Naquela época, a Fiat estava planejando produzir um novo cupê depois que a fábrica da Pininfarina parou repentinamente após o fracasso do projeto do Cadillac Allanté por volta de 1990. Dois projetos foram apresentados, com a equipe interna do Centro Stile da Fiat competindo com a Pininfarina.
O conceito apresentado por Chris Bangle, em nome da Centro Stile, inesperadamente conquistou a gerência da Fiat. Exatamente: o mesmo Bangle que causaria controvérsia de design na BMW anos depois. O design apresentado anteriormente pela Pininfarina foi finalmente adotado pela Peugeot, onde fez sua estreia em outubro de 1996 como o 406 Coupé.
Fiat Coupé (1994)
Peugeot 406 Coupé (1996)
As características marcantes do Fiat são a traseira alta e um tanto despojada, a ausência de maçanetas visíveis nas portas e uma seção dianteira que lembra os faróis "sleep-eye". A tampa externa cromada do tanque de combustível lembra os anos 1950. No interior, o cockpit impressiona com uma ampla faixa de acabamento na cor da carroceria.
A base técnica é a chamada plataforma "Tipo 2", que já é usada no Fiat Tipo e no Tempra, bem como no Lancia Dedra e no Alfa Romeo 155. O Fiat Coupé tem 4,25 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,34 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,54 metros. Peso sem carga? 1.320 quilogramas.
Em seu lançamento no mercado, em janeiro de 1994, o Coupé estava disponível com um motor 16V de 2.0 litros e quatro cilindros, tanto turbo (190 hp) quanto naturalmente aspirado (139 hp). Ambos os motores eram versões posteriores do projeto DOHC da Fiat, que foi adotado do Lancia Delta Integrale, um carro de rali de sucesso.
Fiat Coupe (1994-2000)
Em 1996, um motor de 1,8 litro 16V (não disponível no Reino Unido, 132 cv), um motor de 2,0 litros e cinco cilindros 20V (150 cv) e, como destaque, um motor turbo de 2,0 litros 20V (224 cv) foram adicionados à linha. O modelo topo de linha com turbo acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 240 km/h ou 250 km/h com a última caixa de câmbio de seis marchas.
Além dos novos motores, a Fiat também fez algumas pequenas alterações no design, como a grade do radiador, o volante, o revestimento das portas com estofamento de couro, o console central no interior e a substituição do relógio digital por um relógio analógico. A produção dos modelos com volante do lado direito para mercados como o da Grã-Bretanha começa no início de 1995.
Tanto o modelo turbo de quatro cilindros quanto o de cinco cilindros são equipados com um diferencial de deslizamento limitado Viscodrive, altamente eficiente para neutralizar a subesterçagem que afeta a maioria dos carros potentes com tração dianteira.
O cupê também conta com suspensão independente nas quatro rodas: montantes MacPherson e braços inferiores ancorados em uma travessa auxiliar na dianteira, além de braços montados em uma subestrutura e molas helicoidais na traseira.
Em 1998, foi lançada a Limited Edition, caracterizada por um kit de carroceria e detalhes em cinza titânio, como as rodas, a tampa do tanque de combustível, as luzes traseiras e as carcaças dos espelhos, enquanto as pinças de freio Brembo na dianteira agora eram pintadas de vermelho. Cada cupê Limited Edition ("LE") apresenta um emblema no espelho retrovisor com o número exclusivo do carro.
Há rumores de que Michael Schumacher era o proprietário original do LE nº 0001, mas quando perguntado pessoalmente sobre isso, ele confirmou que já teve um, embora vermelho, enquanto o LE nº 0001 é um Crono Grey. Foram produzidos cerca de 1.400 exemplares do LE.
Fiat Coupe (1994-2000)
Em 1998, o motor 20V de 2,0 litros e cinco cilindros foi equipado com um sistema de admissão variável, que aumentou a potência para 154 cv (113 kW). Além disso, as soleiras da versão turbo têm a mesma cor da pintura da carroceria. A Fiat também está lançando o 2.0 litros turbo de cinco cilindros "Plus". Esse modelo é equipado com um pacote de opcionais que o torna praticamente idêntico ao LE, com exceção de pequenas alterações no interior e sem o emblema de identificação exclusivo do LE.
E o que diz a imprensa? Na Alemanha, a ADAC está testando o Fiat especial e está muito satisfeita em ver um novo cupê da marca depois de 21 anos. Na estrada está o 2.0 Turbo com 190 cv, uma "máquina muito quente" com velocidade máxima de 225 km/h e aceleração de 7,5 segundos. E sem turbo lag, mas infelizmente com uma alavanca de câmbio desajeitada. O bom chassi e a direção direta são elogiados, mas o espaço na traseira e o porta-malas (295 litros) são modestos devido ao conceito.
Preço do 2.0 Turbo na Alemanha: 46.000 marcos alemães, o modelo básico com 139 cv começa em 39.000 marcos. Um Volkswagen Corrado com 115 cv é mais caro. Preço básico na Itália? 37.700.000 liras. Quando a produção do Fiat Coupé chegou ao fim em dezembro de 2000, um total de 72.762 unidades havia sido produzido.
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