Primeiro Subaru híbrido em parceria com a Toyota pode chegar em 2025
Pouco lembrada no Brasil, marca deve começar a investir em híbridos plenos em breve com ajuda de sua conterrânea
Apesar de pouco lembrada no Brasil, atuando com apenas uma concessionária hoje, a Subaru já viu dias melhores. No seu portfólio, que já contou com modelos icônicos como Impreza, a linha esportiva WRX, a perua aventureira Outback e o sedã grande Legacy, há apenas um carro: É o Forester 2.0 com motor e-Boxer, o conhecido propulsor da japonesa aliado ao sistema híbrido-leve.
Entretanto, tanto aqui como lá fora a marca era uma das últimas que ainda parecia não investir em modelos totalmente híbridos. Ou pelo menos parecia. Já sabemos há algum tempo que um Forester com esse tipo de propulsor está a caminho.
Subaru Forester e-Boxer 2022
Durante o Salão do Automóvel de Los Angeles de 2023, o presidente da Subaru of America, Jeff Walters, havia declarado que esse trem de força chegaria em breve. Agora sabemos que esse modelo chegará em meados de 2025.
No site oficial da Subaru para os Estados Unidos, de fato, o Forester Hybrid já é mencionado pela primeira vez. E é muito provável que, após o lançamento no mercado de lá, essa variante também seja lançada em outros mercados.
Toyota BZ4x 2025
Subaru Solterra 2025
Aliança japonesa
Os detalhes da motorização ainda não foram anunciados, mas sabemos que a Toyota será responsável pela tecnologia do motor elétrico e da bateria. Isso não deve ser nenhuma surpresa, dada a parceria entre as duas empresas.
Uma colaboração que já valeu a pena para o Subaru Solterra, que compartilha praticamente tudo - do estilo à motorização - com o Toyota bZ4X elétrico. Essa parceria entre as duas japonesas não é nova, já tendo criado os esportivos BRZ e GR86 anteriormente.
É provável que essa nova versão eletrificada do Forester reflita o que vimos no Crosstrek Hybrid, que atualmente é vendido no Japão. Especificamente nesse modelo, é possível encontrar um boxer de quatro cilindros de 2,5 litros com um único motor elétrico. Isso permitiria que o Forester funcionasse apenas no modo elétrico por curtos períodos em baixas velocidades.
Mais potência, mas ainda 4x4
Atualmente, o Forester é no Brasil com motor 2.0 boxer aspirado de injeção direta a gasolina que rende 150 cv e 20 kgfm de torque aliado a um sistema híbrido leve acoplado na transmissão (o que ajudou a marca a não mudar o layout do motor), cujo propulsor gera mais 12,3 kW (16,7 cv) e 6,73 kgfm de torque. Vendido desde 2022 sem alterações, o SUV está uma geração atrás do modelo global.
Subaru Forester vendido no Brasil
A versão híbrida completa deve disponibilizar mais potência (talvez os mesmos 160 cv do Crosstrek Hybrid), enquanto o consumo de combustível será menor. Caso chegue ao país, pode dar vida nova a marca, ficando acima da versão atual, vendida atualmente por R$ 253.900.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Toyota registra 'Hilux Travo' e dá pistas sobre nova geração da picape
Subaru Forester 2025: nova geração melhora estrutura e reforça segurança
Stellantis é multada em R$ 260 mi por fraudar emissões em picapes Ram
Subaru Forester e XV chegam ao Brasil com motor 2.0 híbrido
Carona na estrada poderá dar desconto no pedágio; entenda
Subaru Forester 2022 é reestilizado no Japão