A Subaru, a Mazda e a Toyota realizaram uma conferência conjunta no Japão em maio para expressar seu compromisso de longo prazo com os motores a combustão. Apenas alguns dias depois, a Subaru divulgou especificações preliminares sobre seu icônico motor boxer eletrificado. Com lançamento global marcado para dezembro, a marca japonesa começa a divulgar mais detalhes de como funcionará esse sistema híbrido no Crosstrek.
Seu motor de 2.5 boxer, naturalmente aspirado e horizontalmente oposto, desenvolvido especificamente para aplicações eletrificadas, está no centro do novo sistema híbrido. Ele produz 158 cv de potência a 5.600 rpm e 21,2 kgfm de torque entre 4.000 e 4.400 rpm. Com um novo tanque, agora com 62 litros, o modelo deverá ter capacidade suficiente para alimentar o motor a combustão.
Corroborado por um aumento de 20% na eficiência em relação à configuração híbrida atual, o novo Crosstrek deverá ter maior autonomia que qualquer Subaru na história. Ele pode percorrer mais de 621 milhas (cerca de 1.000 km) em um único tanque, números geralmente encontrados em modelos a diesel. No entanto, a montadora japonesa ressalta que esse é um valor teórico baseado no ciclo WTLC excessivamente generoso.
O motor a gasolina trabalha em conjunto com dois motores elétricos montados na dianteira, um que aciona as rodas e o outro que serve como gerador. O motor de tração tem capacidade para 119 cv e 27,5 kgfm. A Subaru não especifica uma potência combinada, ressaltando que o motor para extensão de autonomia também pode servir como a principal fonte de energia "em uma ampla gama de situações".
O novo Crosstrek usa um sistema capaz de ligar o motor somente a gasolina ou o motor elétrico. Também é prometida um sistema de "condução EV estendida". Mas, com a pequena bateria de 1,1 quilowatt-hora, os motoristas desse Subaru não devem ir muito longe até que o motor a combustão entre em ação. Posicionado sob o assoalho, no porta-malas, o pacote de íons de lítio também é novo e é considerado leve, duradouro e com células de maior densidade.
Como seria de se esperar de um Subaru, o SUV apresenta um sistema de tração integral simétrico que acopla mecanicamente as rodas dianteiras e traseiras por meio de um sistema de acoplamento viscoso. Além disso, o Crosstrek também tem uma tomada de 1.500 watts na área de carga para conectar eletrodomésticos ou equipamentos de camping elétricos que você possa usar na natureza.
Quando a nova configuração do e-boxer foi anunciada, há alguns meses, o diretor de tecnologia Tetsuo Fujinuki admitiu que um motor boxer não é a solução ideal para melhor eficiência, mas a Subaru não pode ignorar sua herança:
"Se você estivesse buscando apenas a eficiência, os motores horizontalmente opostos nem sempre são necessariamente a melhor opção. Mas o que seria da Subaru sem eles? Se pensarmos bem, somos a única marca do mercado de massa a fabricar motores horizontalmente opostos atualmente."
O Crosstrek híbrido com especificação para o mercado japonês estará à venda em dezembro de 2024, com lançamento global provavelmente planejado para o próximo ano.
Fonte: Subaru
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