Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do furgão da marca alemã, agora totalmente elétrico, começa a ganhar espaço entre as "motorcasas"
Se você é um dos assíduos usuários de redes sociais que acompanham viajantes pelo Brasil e pelo mundo, provavelmente já se deparou com pelo menos algum deles utilizando uma VW Kombi convertida em motorhome para enfrentar suas viagens. O utilitário, que foi vendido durante 56 anos no Brasil, virou queridinho desse nicho justamente pela sua praticidade e baixo custo de manutenção e personalização.
Parece que o mesmo deve acontecer com a ID.Buzz, a minivan retrô oferecida pela marca alemã no país através de serviço de aluguel por assinatura e que é inspirada nas primeiras gerações da Kombi, mas agora com propulsão elétrica. Se depender da preparadora holandesa Tonke, o futuro dos motorhomes deve ser elétrico.
Kombi Camping 1960
Caso você não os conheça, essa emrpesa realiza transformações em modelos de série, como a Volkswagen ID. Buzz que você está vendo aqui, para convertê-la em um prático trailer com teto dobrável para cinco ocupantes. Dessa forma, em apenas 4,95 metros de comprimento, é possível ter um veículo para levar a família diariamente pela cidade ou para desfrutar de finais de semana no campo.
Galeria: Volkswagen ID. Camper Buzz da Tonke
A autonomia, que ainda pode ser uma questão nesse tipo de veículo elétrico, não é um problema. A Tonke ID. Buzz é equipada com uma bateria que lhe dá uma autonomia de até 425 km. Assim, você pode chegar ao seu destino sem esforço e sem se preocupar com a bateria.
A Tonke ID.Buzz está disponível em duas versões: ID.Buzz Trail e ID.Buzz Explorer. Os dois modelos oferecem a mesma qualidade e conforto, mas com características próprias para diferentes aventuras. Segundo a preparadora, a Trail é perfeita para o aventureiro ativo, enquanto o ID.Buzz Explorer permite que você viaje com luxo.
Os detalhes técnicos da camping da Tonke não são 100% novos. Estamos nos referindo à barraca de teto, que, em vez do design típico em cunha, nesse caso, dobra-se lateralmente. Dessa forma, o interior do ID. Buzz ganha espaço extra para a cabeça, há uma cama na lateral para três pessoas e, do lado de fora, há uma espécie de pequena varanda para se proteger do sol ou da chuva.
No interior, o espaço é limitado, mas os clientes têm uma geladeira integrada de 35 litros, além de um módulo de cozinha com pia e fogão de indução, que pode ser usado tanto no interior quanto no exterior graças a uma estrutura extensível. Os bancos traseiros se convertem em uma cama para dois adultos quando rebatidos à noite, portanto, essa ID. Buzz garante camas para 5 pessoas, o que não é nada mal.
Para aqueles que optarem pela versão Explorer, o módulo de cozinha dobrável está localizado na parte traseira. A Tonke projetou e criou gavetas extensíveis que comportam tudo o que você precisa para "sobreviver" alguns dias no meio do nada.
A vantagem desse sistema é que ele libera mais espaço nos bancos traseiros, embora isso signifique que você sempre terá que cozinhar do lado de fora (embora esteja protegido da chuva, por exemplo, pela porta traseira, que funciona como um teto).
Por fim, vamos falar sobre os preços. E, embora a Tonke pareça ainda estar dando os últimos retoques no teto removível e na ID. Buzz Explorer, ela já oferece a lista de preços básica da versão Explorer, que começa em 62.500 euros (R$ 397.078).
Para teto que sobre, opcional, você terá que pagar mais 9.500 euros (R$60.355), o que inclui a instalação. A ID. Buzz Trail começa em 47.600 euros (R$302.398), embora todos esses preços não incluam os impostos de venda, que são cobrado no ato da compra por lá.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Fonte: Tonke
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID. Buzz vira Mystery Machine do Scooby Doo com suspensão de esportivo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW confirma volta da Kombi ao Brasil... elétrica e por assinatura
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Porsche usa ID.Buzz, a Kombi elétrica, para reviver ícone do passado
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Responsável pela nova Kombi, chefe de design da Volkswagen deixará cargo