O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Fabricante japonês anunciou que está trabalhando em uma nova geração de motores e:HEV, com hibridização completa,
Os japoneses sempre foram um tanto conservadores em seus motores para as ruas, prova disso são Honda e Toyota sempre buscando as melhores formas de extrair potência - e economia - de motores aspirados, sem tecnologias que possam ficar ultrapassadas em pouco tempo, ou que afetam a robustez dos seus carros.
E é nessa filosofia que a Honda anunciou durante coletiva de imprensa para apresentar evolução de seus negócios que seu futuro deve se híbrido. Pelo menos até que a transição para a mobilidade 100% elétrica seja totalmente concluída. A montadora também está estudando como tornar seus carros mais eficientes, usando motores de nova geração, baterias com capacidade incrementada e novas plataformas.
Honda Civic e:HEV
Nova plataforma e novos motores
Os futuros carros híbridos da Honda serão equipados com a evolução dos atuais motores e:HEV, como o 2.0 de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina acompanhado de dois motores elétricos presente nos sedãs Civic e Accord Hybrid, e serão baseados em uma nova plataforma, mais rígida e mais leve.
Para entrar em detalhes mais "práticos", esse novo sistema híbrido completo - assim como o atual - poderá ser usado em três modos de direção muito diferentes: modo EV, ou seja, somente com acionamento elétrico, modo híbrido, com o motor elétrico alimentado pelo motor térmico como um extensor de autonomia, e modo "motor", com o motor térmico conectado diretamente às rodas por meio de um conjunto de embreagem.
E por falar em motores a gasolina, os novos trens de força serão compostos por novos propulsores de ciclo Atkinson com 1,5 e 2,0 litros com injeção direta e vários recursos inovadores, combinados com uma nova transmissão automática S Shift. Por fim, haverá também a opção, em alguns modelos, de E-AWD, proporcionando tração integral com um segundo motor elétrico posicionado no eixo traseiro.
Honda CR-V PHEV (2023)
Meta para 2050
Para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, a Honda pretende que os veículos elétricos com bateria e célula de combustível representem 100% de suas vendas globais até 2040. No entanto, considerando a alta demanda atual por carros híbridos, a empresa explicou que continuará a desenvolver novos modelos totalmente híbridos nos próximos anos, pelo menos até o final do período de transição para o elétrico, que ela espera que seja em 2030.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Honda HR-V aumenta de preço antes da reestilização no Brasil
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada