page ad skin

O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030

Fabricante japonês anunciou que está trabalhando em uma nova geração de motores e:HEV, com hibridização completa,

Honda HR-V (2024), la vista di tre quarti posteriore
Foto de: Honda UK

Os japoneses sempre foram um tanto conservadores em seus motores para as ruas, prova disso são Honda e Toyota sempre buscando as melhores formas de extrair potência - e economia - de motores aspirados, sem tecnologias que possam ficar ultrapassadas em pouco tempo, ou que afetam a robustez dos seus carros.

E é nessa filosofia que a Honda anunciou durante coletiva de imprensa para apresentar evolução de seus negócios que seu futuro deve se híbrido. Pelo menos até que a transição para a mobilidade 100% elétrica seja totalmente concluída. A montadora também está estudando como tornar seus carros mais eficientes, usando motores de nova geração, baterias com capacidade incrementada e novas plataformas.

Comparativo: VW Jetta GLI vs. Honda Civic e:HEV

Honda Civic e:HEV

Nova plataforma e novos motores

Os futuros carros híbridos da Honda serão equipados com a evolução dos atuais motores e:HEV, como o 2.0 de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina acompanhado de dois motores elétricos presente nos sedãs Civic e Accord Hybrid, e serão baseados em uma nova plataforma, mais rígida e mais leve.

Para entrar em detalhes mais "práticos", esse novo sistema híbrido completo - assim como o atual - poderá ser usado em três modos de direção muito diferentes: modo EV, ou seja, somente com acionamento elétrico, modo híbrido, com o motor elétrico alimentado pelo motor térmico como um extensor de autonomia, e modo "motor", com o motor térmico conectado diretamente às rodas por meio de um conjunto de embreagem.

E por falar em motores a gasolina, os novos trens de força serão compostos por novos propulsores de ciclo Atkinson com 1,5 e 2,0 litros com injeção direta e vários recursos inovadores, combinados com uma nova transmissão automática S Shift. Por fim, haverá também a opção, em alguns modelos, de E-AWD, proporcionando tração integral com um segundo motor elétrico posicionado no eixo traseiro.

Honda CR-V PHEV (2023)

Honda CR-V PHEV (2023)

Meta para 2050

Para alcançar a neutralidade de carbono até 2050, a Honda pretende que os veículos elétricos com bateria e célula de combustível representem 100% de suas vendas globais até 2040. No entanto, considerando a alta demanda atual por carros híbridos, a empresa explicou que continuará a desenvolver novos modelos totalmente híbridos nos próximos anos, pelo menos até o final do período de transição para o elétrico, que ela espera que seja em 2030.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com