Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
SUV e picape ganharam fôlego com a adoção de injeção direta de combustível, além de melhorarem consumo e performance
Com a chegada de regras mais rígidas de emissões no próximo ano, a Chevrolet apresentou novidades para dois de seus principais produtos para a linha 2025. O SUV Tracker e a picape Montana receberam novidades na motorização 1.0 e 1.2 turbo, elevando a potência e melhorando o consumo. No entanto, a marca não informou os preços nem quando as novidades chegarão às lojas.
Ambos os motores passaram a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0 turbo flex de 3 cilindros de 116 cv a 121 cv (5 cv), além de até 18,9 kgfm de torque no Tracker. Já o 1.2 turbo flex de 3 cilindros, que equipa a versão mais completa do Tracker 2025 e todas da Montana 2025, foi de 133 cv para 141 cavalos (8cv) e 22,9 kgfm.
Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv). O mesmo se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.
Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o Tracker na versão topo de linha fica 1,4 s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, segundo a Chevrolet, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.
“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.
O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos (8 cv). A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão. Com câmbio automático, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.
Perfomance e consumo: os números
Motor 1.0T | ||||||
Combustível | Potência | Torque | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 116 cv | 117 cv | 1,20% | 16,3 kgfm | 18,3 kgfm | 12,30% |
Etanol | 116 cv | 121 cv | 4,70% | 16,8 kgfm | 18,9 kgfm | 12,50% |
Motor 1.2T | ||||||
Combustível | Potência | Torque | ||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
Gasolina | 132 cv | 139 cv | 5,10% | 19,4 kgfm | 22,4 kgfm | 15,40% |
Etanol | 133 cv | 141 cv | 6,30% | 21,4 kgfm | 22,9 kgfm | 7% |
Tracker – 0 a 100 km/h
|
|||
Combustível | De | Para | Variação |
Gasolina 1.0T | 11,8 s | 10,9 s | 7,60% |
Gasolina 1.2T | 11,1 s | 9,7 s | 12,60% |
Tracker | Consumo | Gasolina | ||||
Categoria | Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l)
|
||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0T | 11,2 | 11,6 | 3,60% | 13,6 | 13,7 | 1% |
1.2T | 10,4 | 11,2 | 7,70% | 13,2 | 14,1 | 6,90% |
Tracker
|
Consumo | Etanol | ||||
Categoria | Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l)
|
||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0T | 7,8 | 8 | 2,60% | 9,6 | 9,8 | 2,10% |
1.2T | 7,2 | 7,7 | 7% | 9,2 | 10 | 9% |
Montana – 0 a 100 km/h
|
|||
Combustível | De | Para | Variação |
Gasolina 1.2T MT | 11,7 s | 10,9 s | 7% |
Gasolina 1.2T AT | 10,1 s | 9,5 s | 6% |
Montana
|
Consumo | Gasolina | ||||
Categoria | Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l)
|
||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.2T MT | 12 | 12,3 | 2,50% | 13,6 | 13,7 | 0,80% |
1.2T AT | 11,1 | 11 | -0,80% | 13,3 | 13,5 | 1,50% |
Montana
|
Consumo | Etanol | ||||
Categoria | Urbano (km/l) |
Rodoviário (km/l)
|
||||
De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.2T MT | 8,3 | 8,4 | 1,20% | 9,6 | 9,7 | 1,10% |
1.2T AT | 7,7 | 7,5 | -2,50% | 9,3 | 9,7 | 4,30% |
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