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Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil

Devido às regras mais rígidas do Proconve L8, motor da nova geração da picape, agora chamada só de Triton, será importado

Mitsubishi L200 Triton Sport série especial Terra

O grupo HPE, que representa as marcas Suzuki e Mitsubishi no Brasil, irá encerrar as atividades de sua fábrica de motores em Catalão (GO). O motivo é a descontinuação do propulsor 2.4 Diesel da geração atual da picape L200, que deixará de ser fabricado devido às normas mais rígidas do Proconve L8, estas entrando em vigor no próximo ano.

Recentemente, no lançamento da nova geração da picape - que agora se chamará só Triton - a Mitsubishi já havia confirmado que não continuaria a oferecer as versões atuais da L200, o que deixou em aberto se a nova geração teria seu motor fabricado por aqui. Agora, o grupo confirma o fim tanto do antigo 2.4 como o encerramento das atividades da fábrica, que deve funcionar até o dia 31 de dezembro. A fábrica funcionava há 11 anos, desde a nacionalização do SUV ASX, em 2013, derivado do Lancer.

Apesar do fim da produção de motores, picape Triton continua a ser fabricada no Brasil
Foto de: Mitsubishi

Procurada, a HPE Automotores garantiu que os funcionários atuais não serão dispensados, mas sim realocados para outras áreas. Medida confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), que já estava em negociações antes para uma parada temporária das atividades durante seis meses.

Triton continua nacional, mas motor será importado

Primeiras impressões - Mitsubishi Triton 2026
Foto de: Motor1

Apresentada em novembro, a nova geração da picape, agora chamada apenas de Triton, começará 2025 já como linha 2026. Fabricada em Catalão (GO), estará disponível em seis versões, com preços variando de R$ 249.990 a R$ 329.990, e oferecendo opções que vão desde configurações básicas até modelos com tecnologia de ponta. As duas primeiras, GL MT e GL AT, serão voltadas às vendas corporativas. Ao público, serão oferecidas as configurações GLS, HPE, HPE-S e Katana. 

O motor, que agora será importado, é o novo 4N16 Super High Power (SHP), com disposição longitudinal e movido a diesel, configurado com quatro cilindros em linha e cabeçote DOHC MIVEC de 16 válvulas. Possui cilindrada de 2.442 cm³, diâmetro e curso de 86,0 x 105,0 mm e taxa de compressão de 15,2:1. Com injeção eletrônica direta Common-Rail, bi-turbo e intercooler, o motor entrega potência máxima de 205 cv (15 cv a mais que o modelo anterior) a 3.500 rpm e torque máximo de 47,9 kgf.m entre 1.500 e 2.750 rpm.

Galeria: Grupo HPE fechará fábrica de motores em Catalão (GO)

Quem vira dúvida é o Suzuki Jimny Sierra, atualmente único carro vendido pela marca no país. O pequeno SUV é um dos modelos mais baratos para quem quer um carro com 4x4, tendo seis versões disponíveis a partir de R$ 149.990 até R$ 209.990. A grande questão é o motor 1.5 aspirado com potência de 108 cv e 14,1 kgfm, pois terá que ser adaptado para o Proconve L8 também. Por enquanto, teremos que aguardar uma definição da HPE.

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