Em breve no Brasil, GAC já é famosa na América Latina com outros nomes
Prestes a chegar ao país, marca já é conhecida de um jeito que você não imagina
A pratica do rebadging não é incomum no mundo automotivo, nos anos 80 e 90, por exemplo, tivemos modelos Ford sendo vendidos como Volkswagen no Brasil, como o sedãs Verona e sua versão da marca alemã, o Apollo. Mas hoje, essa prática está se tornando mais comum com marcas chinesas e a novata GAC, que anunciou ontem (5) sua chegada ao país, não é diferente.
Ainda sem data oficial para começar a vender seus modelos, a GAC tem uma longa história no seu país natal, a China, onde é a quinta maior montadora do país, além de já estar presente em diversas partes do mundo - inclusive em países vizinhos nossos , como Chile, Equador, Bolívia e até na América do Norte, onde atua no México.
No seu país natal, a marca não produz só carros próprios. Atuando desde 1955, a GAC produz modelos até para parceiras japonesas, como Mitsubishi, Honda e Toyota. Em números de vendas, foram 2,52 milhões de carros só no ano passado. A nova geração do SUV Airtrek, por exemplo, que foi vendido pela Mitsubishi nos anos 2000, se tornou uma versão do Aion V.
Antes do Brasil, GAC é velha conhecida na América Latina
Outra prova de seu tamanho é a parceria com marcas tradicionais do ocidente para vender seus carros com outra marca também fora da China, como é o caso do Dodge Journey, no México.
E não, não estamos falando de sua primeira geração, que chegou a ser oferecida no Brasil, quando foi vendida pela Dodge, com motor V6, e pela Fiat, com o nome de Freemont e motor 2.4. Nesta nova encarnação, vendida desde 2022, o SUV virou um GAC GS5 de 2018 com nova grade dianteira e emblemas trocados.
Novo Dodge Journey 2022 - México
GAC GS5
Os modelos da chinesa se tornaram importantes para a Dodge, já que a marca não tem modelos menores para vender em outros mercados fora dos EUA, onde atua em outro nicho, com os esportivos Charger e Challenger.
Outro caso de ''engenharia do emblema'' é com o sedã Atittude, também vendido no México. Por lá, o modelo sempre teve histórico de ser um carro de outra marca vendido pela marca americana do grupo Stellantis.
Dodge Attitude 2025
GAC Empow
À venda desde 2006, inicialmente era baseado no Hyundai Accent ganhando apenas um letreiro da Dodge na tampa traseira e mantendo todo o resto da marca coreana, inclusive os logos. Em meados da década de 2010, ele se transformou em um Mitsubishi Attrage, sedã do pequeno Mirage. Na sua nova geração, o modelo virou um GAC Empow, um sedã médio com porte semelhante ao de Nissan Sentra e Honda Civic.
E por aqui?
GAC GS8
Depois de muita especulação, a marca promoveu seu primeiro evento oficial no Brasil na última quinta-feira (5) e confirmou que iniciará as operações no mercado brasileiro no 1º semestre de 2025. A meta é lançar 7 modelos ao longo do ano e decidir onde será instalada a sua fábrica.
O plano da GAC Motors prevê o lançamento de 5 modelos no primeiro semestre de 2025 no mercado brasileiro. Na sequência, mais 2 lançamentos, completando o total de 7 modelos até o fim do segundo semestre. Mesmo sem revelar, alguns modelos já foram flagrados em testes no Brasil. Entre os "candidatos" para o mercado brasileiro estão os SUVs GS8, GS3 Emzoom, Emkoo, o monovolume Aion Y Plus e o sedã Empow equipado com motor 1.5 turbo.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
GAC Motors: da união de pequenos fabricantes locais ao mercado mundial
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G