page ad skin

Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G

Entregue diretamente ao Papa Francisco em tempo para o Jubileu de 2025, novo papamóvel foi feito inteiramente à mão

Mercedes Classe G Papamobile 2024
Foto de: Mercedes-Benz

Um novo Mercedes-Benz Classe G, agora elétrico, entrou para a frota de carros do Vaticano. O novo papamóvel acompanhará o Pontífice durante o próximo Jubileu de 2025 e tem uma peculiaridade muito interessante: é o primeiro carro elétrico oficial a transportar o Papa.

Parceria com a Mercedes-Benz

O novo Mercedes Classe G branco elétrico feito sob medida e artesanalmente para o Papa Francisco pela equipe de design e engenharia da Mercedes-Benz. É o mais recente de uma longa linha de papamóveis fornecidos pela marca nos seus 94 anos de história. Anteriormente, o pontífice já teve à  disposição outros modelos da marca, como o SUV Classe M, no início dos anos 2000.

Classe M já foi veículo oficial do Papa
Foto de: Mercedes-Benz

Classe M já foi veículo oficial do Papa

Para entrar em mais detalhes, como ponto de partida para esse veículo especial, os engenheiros alemães escolheram um Classe G com motorização de emissão zero, ou seja, um G 580 elétrico com quatro motores (um por roda) capazes de gerar 432 kW (587 cv), 118,7 kgfm de torque e autonomia de 470 km graças a uma bateria de 116 kWh de capacidade.

Mercedes G-Class Popemobile 2024
Foto de: Mercedes-Benz
Mercedes G-Class Popemobile 2024
Foto de: Mercedes-Benz
Mercedes G-Class Popemobile 2024
Foto de: Mercedes-Benz

Como sempre acontece com esse tipo de veículo dedicado aos passeios públicos do Papa, as principais modificações foram feitas na traseira, onde o carro foi amplamente personalizado na área do teto para acomodar um assento giratório elevado e dois assentos especiais para os guarda-costas pessoais do Papa. Depois, é claro, o interior e o exterior foram pintados de branco.

Mercedes G-Class Popemobile 2024
Foto de: Mercedes-Benz

Na apresentação, Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, comentou:

"Com o novo papamóvel, o Papa Francisco é o primeiro pontífice a viajar em um Mercedes-Benz totalmente elétrico durante suas aparições públicas. Essa é uma grande honra para nossa empresa e eu gostaria de agradecer a Sua Santidade por sua confiança. Com esse papamóvel, também estamos lançando um claro apelo à mobilidade elétrica e à descarbonização. A Mercedes-Benz representa não apenas exclusividade e individualidade, mas também o compromisso com uma frota de carros novos neutra em carbono até 2039." 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com