Papa recebe seu 1º carro elétrico: um Mercedes-Benz Classe G
Entregue diretamente ao Papa Francisco em tempo para o Jubileu de 2025, novo papamóvel foi feito inteiramente à mão
Um novo Mercedes-Benz Classe G, agora elétrico, entrou para a frota de carros do Vaticano. O novo papamóvel acompanhará o Pontífice durante o próximo Jubileu de 2025 e tem uma peculiaridade muito interessante: é o primeiro carro elétrico oficial a transportar o Papa.
Parceria com a Mercedes-Benz
O novo Mercedes Classe G branco elétrico feito sob medida e artesanalmente para o Papa Francisco pela equipe de design e engenharia da Mercedes-Benz. É o mais recente de uma longa linha de papamóveis fornecidos pela marca nos seus 94 anos de história. Anteriormente, o pontífice já teve à disposição outros modelos da marca, como o SUV Classe M, no início dos anos 2000.
Classe M já foi veículo oficial do Papa
Para entrar em mais detalhes, como ponto de partida para esse veículo especial, os engenheiros alemães escolheram um Classe G com motorização de emissão zero, ou seja, um G 580 elétrico com quatro motores (um por roda) capazes de gerar 432 kW (587 cv), 118,7 kgfm de torque e autonomia de 470 km graças a uma bateria de 116 kWh de capacidade.
Como sempre acontece com esse tipo de veículo dedicado aos passeios públicos do Papa, as principais modificações foram feitas na traseira, onde o carro foi amplamente personalizado na área do teto para acomodar um assento giratório elevado e dois assentos especiais para os guarda-costas pessoais do Papa. Depois, é claro, o interior e o exterior foram pintados de branco.
Na apresentação, Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração do Mercedes-Benz Group AG, comentou:
"Com o novo papamóvel, o Papa Francisco é o primeiro pontífice a viajar em um Mercedes-Benz totalmente elétrico durante suas aparições públicas. Essa é uma grande honra para nossa empresa e eu gostaria de agradecer a Sua Santidade por sua confiança. Com esse papamóvel, também estamos lançando um claro apelo à mobilidade elétrica e à descarbonização. A Mercedes-Benz representa não apenas exclusividade e individualidade, mas também o compromisso com uma frota de carros novos neutra em carbono até 2039."
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Projeção: Mercedes-Benz Classe C 2026 pode ficar assim
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos