O SUV de acesso da Renault, lançado em março de 2024, foi destaque positivo na última rodada de testes do Latin NCAP. O modelo, que oferece 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de série, apresentou bom desempenho em todas as categorias em que foi testado: 33.36 pontos (83%) para passageiros adultos, 40.63 pontos (83%) para crianças, 23.02 Pontos (48%) para pedestres e 36.03 pontos (84%) em sistemas de assistência a segurança. No total, o SUV conseguiu 4 estrelas de 5.
Os testes realizados incluíram impacto frontal, lateral e chicotada cervical, além da avaliação da proteção para pedestres e a funcionalidade do ESC. Na colisão frontal, a estrutura foi considerada estável, mas o tórax foi considerado marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel, enquanto a área dos pés foi considerada instável.
No impacto lateral, a proteção se mostrou eficiente para a cabeça, abdômen e pélvis, enquanto o tórax recebeu proteção adequada. Já no impacto com poste, a proteção para o tórax se mostrou marginal. No quesito proteção para pedestres, o Kardian obteve avaliações marginais, não estando em conformidade com os regulamentos do instituto para proteção de pedestres.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, destacou:
“O progresso da Renault com o Kardian como um potencial substituto para a família Sandero é notável. Os esforços da Renault para melhorar o desempenho de segurança em modelos populares são bem recebidos pelo Latin NCAP e esperamos ter, em breve, o primeiro modelo cinco estrelas da marca no Latin NCAP. ''
Os resultados do SUV mostram uma melhora significativa na segurança dos carros da Renault, que vem substituindo os antigos modelos derivados da romena Dacia, como Sandero e Logan, por modelos próprios, como o Megane E-Tech, Kardian e, em breve, o futuro SUV médio concorrente de Compass e Equinox, que deve chegar em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Mitsubishi Triton 2026 recebe nota máxima de segurança
Nissan do Brasil: crise vai afetar a operação nacional?
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança