Um velho ditado diz que a grama do país vizinho é sempre mais verde. Enquanto ficamos com inveja de alguns carros europeus, como hatchbacks médios e peruas de marcas como Opel, Alfa Romeo e Seat, os habitantes do Velho Continente, aficionados por veículos subcompactos, invejam um carro que parece improvável para nós: é o Fiat Mobi.
Explicamos: O mercado europeu sempre gostou bastante de subcompactos simples e econômicos, como o Renault Twingo, Smart Fortwo, Ford Ka, Volkswagen Lupo e as primeiras gerações do Fiat Panda. Mas, assim como aqui, as novas exigências tecnológicas e de emissões estão matando esses carros, que agora estão se transformando em elétricos (bem) mais caros.
Fiat Panda original era muito parecido com o Fiat Uno, mas trazia opção de tração 4X4
E é justamente pela simplicidade típica dos antigos Panda que o Mobi chama tanta atenção. Por lá, os Panda (não a nova geração, chamada de Grande Panda, e vendida somente como elétrica) hoje não saem por menos de 15.000 euros, ou cerca de R$ 95.420. Todas as versões do atual Panda só estão disponíveis como híbrido-leve - mesmo sistema dos Pulse e Fastback Hybrid - mas combinado ao motor 1.0 GSE de 70 cavalos e que não é lá muito diferente do Firefly 1.0 utilizado nos Fiat Argo, Citroen C3 e Peugeot 208 atuais.
Nossos amigos do Motor1.com Espanha ficaram tão encantados com o Mobi que o apontam como solução perfeita para o trânsito diário, tal qual os antigos modelos dos anos 90, podendo ser um carro abaixo dos 10.000 euros, números bem mais baixos que o atual carro mais barato da marca italiana por lá.
Segundo Javier, o autor original do artigo, o subcompacto é essencialmente tudo que os espanhóis precisam num carro. Com duas versões, a Like, tabelada em R$ 74.990, e a aventureira Treeking, por R$ 77.990, ambas com o motor 1.0, aspirado, de oito válvulas, de 71/74 cv e 9,3/9,7 kgfm, com o câmbio manual de 5 marchas, o carrinho seria um bom modelo para suceder o Panda original, produzido entre os anos 1980 e 2003.
Hoje, no mercado europeu, a Fiat oferece o pequeno Topolino, um subcompacto que não é exatamente classificado como carro, e pode ser dirigido por menores de idade devido as suas dimensões e limitações técnicas, já que tem apenas 2,55 m de comprimento e um motor de 8,1 cv de potência e 4,5 kgfm de torque,
Há ainda a geração atual do Panda, que também é chamado de Panda Classic ou Pandina, e que, na época do seu lançamento, era considerado um primo do Uno de segunda geração, pelo seu design parecido.
Fiat Topolino
Fiat Panda Hybrid
Enquanto isso, a nova geração, o Grande Panda, está apenas começando a chegar aos mercados europeus, e pode acabar inspirando a nova geração dos compactos da Fiat por aqui. Vale lembrar que duas unidades do modelo já foram flagradas no país. Mas ainda teremos que esperar até que a montadora italiana mostre sua versão para a América do Sul, o que deve ocorrer em 2026.
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