Apresentada ao mundo no último mês de outubro durante o Salão de Paris, a nova geração do SUV Tayron não demorou para ganhar as linhas de montagem da Volkswagen na Europa. Em comunicado, a marca confirma o início da produção em série na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e anuncia que a planta será responsável por abastecer mercados de toda a região. A planta, inclusive, é a mesma que já produz os modelos Tiguan, Golf e Touran.
Segundo a Volkswagen, os primeiros exemplares do Tayron 2025 estão sendo fabricados para exibição nas concessionárias e treinamento da rede. A unidade responsável por inaugurar as linhas foi produzida na versão Elegance e pintada na cor Ultra Violet Metallic. Além disso, foi equipada com motor 2.0 TDI (turbodiesel) e teto panorâmico.
Segundo maior SUV da Volkswagen na Europa (perde apenas para o Touareg), o Tayron 2025 mede 4.770 mm de comprimento, 1.852 mm de largura, 1.660 mm altura e 2.791 mm de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Tiguan Allspace que será substituído mede 4.726 mm, 1.859 mm e 1.686 mm, respectivamente, além de 2.789 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para acomodar de 850 a 2.090 litros, dependendo da versão e da configuração dos bancos.
No mercado europeu, o Tayron será oferecido com motores micro-híbridos a gasolina, opções turbodiesel e versão híbrida plug-in - todos com quatro cilindros. O motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv estará emparelhado com um módulo elétrico de 48V que o auxilia na partida e na velocidade de cruzeiro. Haverá também função de desativar dois dos quatro cilindros quando a demanda de potência não é excessiva.
Tayron na cor Ultra Violet Metallic
Por sua vez, o 2.0 turbodiesel poderá ser escolhido em duas potências: 150 ou 193 cv. Nesse caso, haverá tração integral 4Motion e capacidade de reboque de 2.500 kg. Por fim, a variante plug-in combinará motor 1.5 a gasolina e propulsor elétrico para fornecer 204 ou 272 cv. Graças a uma bateria de 19,7 kWh, que recarrega a 11 kW CA e 50 kW CC, será possível percorrer cerca de 100 km com energia elétrica. Em todos, a transmissão automática DSG de 7 velocidades é de série.
A primeira geração do Tayron foi fabricada e oferecida somente na China, mas a partir desta segunda geração o modelo recebe status global. Além de Wolfsburg, na Alemanha, o SUV é produzido também em Changchun, na China, pela joint-ventura FAW-VW. Para o Brasil, tudo indica que a Volkswagen apostará no lançamento da nova geração do Tiguan que há poucos dias apresentada nos EUA.
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