A Renault comemora nesta semana a produção de 4 milhões de veículos no Brasil ao longo de 26 anos de atividades. O feito foi comemorado no Complexo Ayrton Senna, instalado em São José dos Pinhais (PR) e responsável pela fabricação dos modelos da marca por aqui desde 1998. O feito foi simbolizado com a produção de unidade do crossover Kardian pintada na cor "Laranja Energy" e fotografada ao lado dos funcionários da planta.
“É motivo de grande satisfação atingir a marca de 4 milhões de veículos produzidos no país. A Renault oferece uma gama completa de veículos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem. Parabéns a todo o time Renault por esta conquista”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da empresa no Brasil.
Ao todo, o Complexo Ayrton Senna (CAS) é formado pela Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e pela Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que produzem veículos tanto para o mercado brasileiro quanto para destinos de exportação. Dos 4 milhões de exemplares produzidos até hoje, 3 milhões foram comercializados no Brasil e 1 milhão enviados para diversos países da América Latina.
Segundo a Renault, toda a estrutura fabril conta com avançadas tecnologias no processo industrial, incluindo inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs (veículos guiados automaticamente). O modelo é chamado de Metaverso Industrial e segue diretrizes já aplicadas nas mais modernas fábricas da empresa na Europa.
Kardian na fábrica de São José dos Pinhais (PR)
Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais é responsável pela produção dos modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Duster Oroch e Master. Em breve, produzirá também inédito SUV médio a ser lançado em 2025. Além disso, o complexo conta com planta responsável pela produção de motores, de onde já saíram mais de 5 milhões de unidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Black Friday Renault: veja ofertas de Kardian e Duster 0km
Carlos Tavares está fora da Stellantis: a inesperada demissão do CEO
Renault Kardian ganha motor 1.5 diesel proibido no Brasil
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido
Flagra: novo SUV médio da Renault aparece em carroceria definitiva
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara