A geração clássica do Land Rover Defender se tornou um carro icônico pela sua robustez e simplicidade vindas de um veículo concebido originalmente após a segunda guerra onde era preciso um veículo rústico para lidar com condições de terreno e clima atípicos.
Já a segunda geração, lançada em 2019, é totalmente diferente, assim como o Classe G, os dois SUVs passaram de modelos rústicos para modelos de luxo com apelo visual mais off-road que os modelos mais elegantes que o resto da linha, e agora, parece que a Jaguar Land Rover (ou JLR, como preferir) que transformou a Defender em sub-marca há algum tempo, parece disposta a mostrar que o novo SUV pode ser tão capaz de encarar trilhas como a geração anterior, já que está se preparando para inseri-lo na corrida mais desafiadora do mundo.
O Defender clássico, conhecido pela sua capacidade off-road e rusticidade
A partir de 2025, o fabricante britânico será um parceiro oficial do Rally Dakar, enquanto a partir de 2026 a Land Rover fará sua estreia como uma equipe oficial, competindo com o Defender. Um passo notável para a Land Rover, determinada a colocar seu veículo off-road mais famoso e icônico à prova no deserto e no calor extremo.
A parceria entre a Land Rover e o Rally Dakar terá início com a 47ª edição do evento, a ser realizada de 3 a 17 de janeiro de 2025 na Arábia Saudita.
Durante a vigência do acordo, que se estenderá até 2028, a Land Rover fornecerá uma frota de veículos para apoiar a organização. Os veículos serão usados tanto para o transporte de autoridades e convidados quanto para o reconhecimento de rotas futuras, com seis Defenders equipados especificamente para essa finalidade.
Land Rover Defender Octa
Mark Cameron, diretor administrativo da agora sub-marca Defender, explicou o significado dessa colaboração:
"Trabalhar com o Dakar nos permitirá colocar nosso produto à prova em um contexto realmente incrível. Não se trata apenas de apoiar o evento como o carro oficial, mas também de nos prepararmos para uma estreia competitiva em 2026."
Como mencionado, o Defender participará como uma equipe oficial a partir de 2026, um passo importante para a marca no mundo do automobilismo. Embora não seja a primeira vez da Land Rover emcontextos competitivos tão difíceis, o Dakar representa um desafio único. Os detalhes do programa esportivo serão anunciados no rali Dakar em 2025.
Enquanto isso, o 47º Rally Dakar levará os participantes por um dos terrenos mais difíceis do mundo, o Empty Quarter, na Arábia Saudita, um deserto conhecido por seus desafios extremos. A frota Defender não só fará parte do suporte organizacional, como também acompanhará todos os competidores ao longo de todo o percurso.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O lendário Land Rover Defender V8 está de volta
Alemanha: Golf lidera pódio 100% da Volkswagen em outubro
Land Rover Defender Octa tem motor de BMW e é o mais potente já produzido
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Land Rover Defender 130 Outbound estreia no Brasil ao preço de R$ 848.726
“Nissan tem 12 ou 14 meses para sobreviver”, alerta executivo
Land Rover Defender P400e: híbrido plug-in chega ao Brasil e faz 30 km/l