O mistério acabou: a Chevrolet lançará o Equinox de nova geração ainda em 2024. Santiago Chamorro, presidente e gerente da General Motors do Brasil, confirmou que o SUV repaginado - que deve chegar como linha 2025 - será o sexto e último lançamento da marca para o mercado brasileiro ainda neste ano. A empresa também se prepara para celebrar seu centenário da operação nacional em 2025.
O anúncio foi feito de maneira pouco ortodoxa pelo executivo por meio da rede social LinkedIn, mas, mais importante que a confirmação, foram os detalhes do novo Chevrolet Equinox que apareceram no vídeo. Ficou confirmado que o SUV repaginado será oferecido por aqui em duas configurações: RS e Activ. Respectivamente, trarão uma proposta mais esportiva e urbana ou aventureira. O lançamento mesmo ainda não teve data confirmada, mas deve ocorrer ainda em novembro, quando teremos mais detalhes técnicos, de preços e de equipamentos.
Chamorro falou bastante sobre atributos que o novo Equinox trará, focando na conectividade 5G já anunciada para cá, sendo o primeiro modelo por aqui com a tecnologia. O SUV da Chevrolet ainda contará com a versão mais atualizada da central multimídia MyLink. No entanto, ainda não é possível saber se o modelo será o primeiro do Brasil a não ter espelhamento via Apple Car Play, seguindo a estratégia tecnológica da GM lá fora.
O executivo da General Motors do Brasil também falou de eficiência energética, mas, sob o capô, o novo Equinox contará com o, nas palavras de Chamorro, consagrado motor 1.5 turbo a gasolina que hoje entrega 175 cv. O mesmo usado atualmente pelo SUV. Isso nos leva a mais detalhes mecânicos que apareceram no vídeo e não foram mencionados.
Fica claro nas imagens que tanto o novo Equinox RS quanto o Equinox Activ contarão com tração integral. Por conta disso, a dupla deve chegar ao mercado brasileiro com a transmissão automática de 8 velocidades, já que os modelos de tração apenas dianteira nos EUA contam com câmbio automático CVT. Se há uma perspectiva de melhora na eficiência energética do SUV, virá do câmbio mais relações ou de alguma reprogramação no propulsor já conhecido.
Novo Chevrolet Equinox RS - detalhe da traseira
Novo Chevrolet Equinox Activ - detalhe da traseira
Com apelo mais esportivo, o Equinox RS mostrado no vídeo é similar ao que foi flagrado há alguns dias gravando comercial, na cor vermelha e com rodas de efeito diamantado. A versão ainda contará com uma grade mais rente ao conjunto frontal e com acabamento preto brilhante. Já o Equinox Activ, num tom indefinido entre branco e cinza, tem uma grade mais proeminente e com detalhes cromados e rodas com aparência mais robusta e miolo escurecido.
Na cabine, a versão RS terá acabamento escurecido e detalhes vermelhos no painel e nos bancos, que ainda contarão com o emblema da configuração nos encostos de cabeça dianteiros. É a mesma estratégia adotada na Activ, mas a opção mais aventureira terá acabamento mais claro, mesclando bege e cinza com contornos na cor laranja.
Novo Chevrolet Equinox RS - detalhe da grade
Novo Chevrolet Equinox Activ - detalhe da grade
Novo Chevrolet Equinox Activ - Em movimento, dianteira
Novo Chevrolet Equinox Activ - painel
Repaginado, o Equinox de nova geração adota linhas bem mais retilíneas e baseadas na mais recente linguagem visual da Chevrolet. Na dianteira, o esquema de faróis é dividido e formado por LEDs diurnos na parte superior e luzes principais logo abaixo. A grade é ampla e formada por filetes horizontais escurecidos, contrastando com a cor da carroceria. No geral, há semelhanças com outros modelos, como Montana e Trax/Seeker.
A linha de cintura está mais alta e a carroceria ganhou aspecto de mais musculosa. Na traseira, as lanternas continuam horizontalizadas, mas com ligeiro prolongamento vertical na parte inferior. Ao todo, são 4,65 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
GM: serviço de carro por assinatura tem Equinox EV por R$ 11.700 mensais
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Chevrolet lança novo Equinox EV com 443 km de autonomia por R$ 419 mil
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Novo Chevrolet Equinox vem, mas não PHEV neste momento