Aguardada como grande aposta da Renault para o segmento de caminhonetes intermediárias no Brasil, a picape derivada do conceito Niagara não deverá substituir completamente a veterana Oroch. Pelo menos foi o que adiantou em entrevista recente o presidente da empresa na Argentina, Pablo Sibilla. De acordo com o executivo, os dois modelos serão mantidos conjuntamente no portfólio e terão atuação complementar dentro da estratégia para o segmento.
"Ambas poderão coexistir por algum tempo", adiantou Sibilla ao Motor1 Argentina. Diante disso, tudo indica que a Renault posicionará a versão de produção da Niagara uma degrau acima e deixará a Oroch como opção mais barata para atender empresas e frotistas. Além disso, pesa a favor da estratégia o fato de ambas serão produzidas em fábricas diferentes: enquanto a Oroch é montada em São José dos Pinhais (PR), a Niagara terá produção concentrada em Santa Isabel, no país vizinho.
Sobre a Niagara (nome ainda não confirmado para a picape final), já sabemos que chegará ao mercado em 2026 e terá aproximadamente 65.000 unidades construídas anualmente. Desse volume, cerca de 70% serão destinados para exportação e os demais 30% ficarão na própria Argentina. O Brasil, como maior mercado da região e grande consumidor do segmento, será o principal destino estrangeiro da inédita caminhonete.
Renault Niagara Concept
Herdará boa parte do visual já antecipado pelo protótipo e será construída a partir da plataforma RGMP (a mesma do Kardian). A base conta com arquitetura eletroeletrônica de última geração, tem estrutura para conjuntos híbridos, tração 4x4 e suporta veículos com comprimento entre 4 e 5 metros, além de entre-eixos de 2,6 a 3 metros.
No caso da picape, tudo indica que as medidas serão de aproximadamente 4,90 metros de comprimento e 2,95 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Fiat Toro, principal rival a ser enfrentada, tem 4,91 m e 2,99 m, respectivamente. Além da picape Fiat, a versão final da Niagara brigará com Chevrolet Montana e versões de Ford Maverick e Ram Rampage.
Fonte: Motor1 Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape da Renault é confirmada e chegará em 2026 como 'anti-Toro'
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Avaliação: Renault Oroch Iconic 1.6 MT é picape de trabalho com algo a mais
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Renault reafirma produção de picape sucessora da Oroch na Argentina
Chevrolet reduz preço do Equinox em R$ 12 mil com promoção
Em promoção, preço da Renault Oroch Outsider cai para R$ 135.350