Divisão de luxo e esportividade da Honda, a Acura acaba de oficializar na América do Norte o lançamento do ADX 2025. Desenvolvido a partir da plataforma do ZR-V, o modelo chega ao mercado para ficar abaixo do RDX e rivalizar diretamente com Lexus NX, BMW X1 e Cadillac XT4. Chama atenção pela agressividade do visual e, sob o capô, conta com motor 1.5 VTEC turbo de quatro cilindros.
Visualmente, o ADX segue a identidade visual da Acura em diversos elementos, mas não nega o parentesco direto com o irmão da Honda. Prova disso são as laterais, que são praticamente as mesmas do ZR-V (incluindo recorte das portas, maçanetas e vidros). Já na dianteira, o modelo assume identidade própria com para-choque pronunciado e grade de formato pontiagudo, além de faróis afilados e com assinatura de LEDs típica da marca.
Na traseira, o ADX 2025 também se diferencia pelas lanternas mais pontiagudas e, novamente, com arranjo de iluminação próprio. A tampa do porta-malas foi inteiramente redesenhada, assim como o para-choque de aspecto geral bem mais agressivo.
Por dentro, o painel é exclusivo e adota materiais de melhor qualidade no acabamento para fazer jus à proposta de luxo. Ainda assim, alguns elementos parecem emprestados do ZR-V, incluindo manopla de câmbio, volante, comandos do sistema de ar-condicionado, central multimídia e até mesmo os bancos. Os painéis de porta dianteiros têm apliques próprios, mas os traseiros são exatamente os mesmos do Honda.
Em termos dimensionais, são 4.719 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.621 mm de altura, além de distância entre-eixos de 2.654 mm (exatamente a mesma do ZR-V). O Honda é menor nas demais medidas: 4.545 mm de comprimento, 1.839 mm de largura e 1.590 mm de altura.
Dependendo da versão, o ADX oferece equipamentos como teto solar panorâmico deslizante, bancos dianteiros ventilados e com ajuste elétrico de quatro posições, 10 airbags, painel digital de 10,2 polegadas e multimídia de 9 polegadas. Outros pacotes incluem sistema de som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limpadores com sensor de chuva e sistema de câmera de 360 graus.
Sob o capô, a Acura confirmou que o modelo terá motor 1.5 VTEC turbo de quatro cilindros, mas não divulgou dados de potência. Em outros modelos, este mesmo propulsor entrega 203 cv e 26,5 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio automático do tipo CVT. A tração pode ser dianteira ou integral.
Para efeito de comparação, o ZR-V vendido no Brasil tem motor 2.0 de quatro cilindros com 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, sempre com câmbio CVT.
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