O segmento de entregas urbanas está em alta, com as opções de furgões de diversos tamanhos sendo oferecidos no Brasil. A própria Renault oferece 2 Kangoo diferentes por aqui: o elétrico, que acompanha o modelo europeu, e o de combustão interna, fabricado na Argentina e baseado num projeto da Dacia, divisão de baixo custo da empresa na Europa.
Agora, aparentemente a Nissan também vai querer aproveitar essa onda. Nosso editor-chefe Leo Fortunatti flagrou uma unidade do Nissan Townstar circulando na capital paulista. Trata-se também de um furgão pequeno, mas com porte maior do que o de um Fiat Fiorino, por exemplo. Se parece com um Renault Kangoo elétrico, não é por acaso.
Nissan Townstar é flagrado em testes no Brasil
O Nissan Townstar é versão da japonesa para o furgão da francesa, obtido graças à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Ele foi apresentado em 2022 para o mercado europeu. A unidade flagrada por aqui tinha placa convencional, indicando que já está homologada para o Brasil. De acordo com a placada, a unidade pertence à própria Nissan e está licenciada em Resende (RJ), onde a japonesa mantém sua fábrica. Ao todo, 4 unidades do Townstar estão emplacadas por aqui, todas pela Nissan no Rio de Janeiro com ano modelo 2022/2023.
De acordo com a Nissando Brasil, consultada pelo Motor1.com Brasil, afirmou que "a equipe de engenharia da Nissan na região América do Sul costuma dar suporte para testes de produtos para diferentes países. Assim, o fato de um modelo estar circulando no Brasil não significa que ele será vendido no mercado local". Mas não é difícil imaginá-lo dividindo os clientes com o próprio Renault Kangoo por aqui. Em Portugal, onde o modelo já é vendido, os preços partem de 38.465 euros (R$ 235 mil). No Brasil, o Renault Kangoo elétrico parte de R$ 200.390.
Nissan Townstar é flagrado em testes no Brasil
As especificações divulgadas na Europa dão conta de que o Nissan Townstar é equipado com um motor elétrico dianteiro capaz de entregar 120 cv (95 kW) de potência e 25 kgfm de torque máximo. Ele é alimentado por um conjunto de baterias com 45 kWh de capacidade. No ciclo WLTP usado na Europa, a autonomia máxima é de 300 km. Com o mesmo conjunto, mas no Brasil, o Renault Kangoo tem uma autonomia de 210 km pelo Inmetro.
A unidade flagrada aqui é de uma configuração mais de entrada, fato evidenciado pelos para-choques pretos e as calotas sobre as rodas. Na Europa, essa configuração vem de série apenas com capacidade de carga para 11 kW em corrente alternada (CA), sem possibilidade de usar um carregador rápido de corrente contínua (CC). Opcionalmente, o Townstar pode ter capacidade para 22 kW de carga CA e 80 kW em CC. O Kangoo elétrico vendido no Brasil já vem com essa capacidade ampliada.
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