Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Ao lado do irmão Explorer EV, SUV não tem correspondido às expectativas de vendas da marca
Aposta de peso da Ford para conquistar espaço no segmento de SUVs elétricos na Europa, o recém-lançado Capri EV parece não ter sido bem recebido pelo mercado nesses primeiros meses à venda. De acordo com o jornal alemão Kölner Stadt-Anzeiger, o modelo terá produção reduzida na fábrica de Colônia, na Alemanha, apenas dois meses depois de iniciada a montagem em série. A razão é o baixo desempenho em vendas registrado nesse período de estreia.
De acordo com porta-voz da Ford, a medida foi tomada por conta das “condições de mercado em rápida deterioração para veículos elétricos”. Diante disso, a produção passará a ocorrer de forma alternada para evitar a formação de grandes estoques. Até as férias de Natal, os funcionários trabalharão durante uma semana e ficarão de folga na seguinte. A nova escala é um golpe enorme para as operações de Colônia, considerando que a Ford investiu US$ 2 bilhões para deixar a fábrica pronta para a produção dos SUVs elétricos.
Ford Capri 2024
Além do Capri EV, a redução afeta também o Explorer EV (ambos são construídos sobre a plataforma MEB da Volkswagen). Não é comum desacelerar a produção de um veículo que está em produção há apenas alguns meses. A ofensiva elétrica da Ford na Europa ocorreu às custas da morte do Fiesta, que era produzido em Colônia até 2023 e por décadas foi um dos principais produtos da marca na região. O próximo a dar adeus será o Focus, que deixará de ser fabricado em Saarlouis, também na Alemanha, em 2025.
Diante da desaceleração dos elétricos e com poucos carros a combustão em oferta, a Ford encolhe cada vez mais na Europa. Nos primeiros 9 meses do ano, a participação de mercado marca na região caiu de 4,1% para apenas 3,3%. Ao todo, a Ford vendeu apenas 326.975 carros de passeio, o que representa queda de 18% em comparação ao intervalo de janeiro a setembro de 2023.
A agência Automotive News Europe relata também que cortes adicionais de produção na fábrica de Colônia estão planejados para o início de 2025. A unidade - a primeira neutra em carbono da Ford - tem capacidade de produção anual de 250.000 veículos elétricos, mas parece longe de alcança esse volume por enquanto.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mustang Mach-E vendeu mais o que Mustang a gasolina em 2024
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Ford Série F é a picape mais vendida da América do Norte pelo 48º ano
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
EUA: Ford, GM e Toyota doam US$ 1 mi cada para a posse de Trump