Aposta de peso da Ford para conquistar espaço no segmento de SUVs elétricos na Europa, o recém-lançado Capri EV parece não ter sido bem recebido pelo mercado nesses primeiros meses à venda. De acordo com o jornal alemão Kölner Stadt-Anzeiger, o modelo terá produção reduzida na fábrica de Colônia, na Alemanha, apenas dois meses depois de iniciada a montagem em série. A razão é o baixo desempenho em vendas registrado nesse período de estreia.
De acordo com porta-voz da Ford, a medida foi tomada por conta das “condições de mercado em rápida deterioração para veículos elétricos”. Diante disso, a produção passará a ocorrer de forma alternada para evitar a formação de grandes estoques. Até as férias de Natal, os funcionários trabalharão durante uma semana e ficarão de folga na seguinte. A nova escala é um golpe enorme para as operações de Colônia, considerando que a Ford investiu US$ 2 bilhões para deixar a fábrica pronta para a produção dos SUVs elétricos.
Além do Capri EV, a redução afeta também o Explorer EV (ambos são construídos sobre a plataforma MEB da Volkswagen). Não é comum desacelerar a produção de um veículo que está em produção há apenas alguns meses. A ofensiva elétrica da Ford na Europa ocorreu às custas da morte do Fiesta, que era produzido em Colônia até 2023 e por décadas foi um dos principais produtos da marca na região. O próximo a dar adeus será o Focus, que deixará de ser fabricado em Saarlouis, também na Alemanha, em 2025.
Diante da desaceleração dos elétricos e com poucos carros a combustão em oferta, a Ford encolhe cada vez mais na Europa. Nos primeiros 9 meses do ano, a participação de mercado marca na região caiu de 4,1% para apenas 3,3%. Ao todo, a Ford vendeu apenas 326.975 carros de passeio, o que representa queda de 18% em comparação ao intervalo de janeiro a setembro de 2023.
A agência Automotive News Europe relata também que cortes adicionais de produção na fábrica de Colônia estão planejados para o início de 2025. A unidade - a primeira neutra em carbono da Ford - tem capacidade de produção anual de 250.000 veículos elétricos, mas parece longe de alcança esse volume por enquanto.
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