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E.D.: para Audi e Porsche, cliente premium é mais consciente sobre elétrico

Antes uma compra emocional, clientes que querem fazer a transição para carros com eletrificação estão ''fazendo as contas''

Audi Q6 e-tron (2024) testado

Durante o evento Electric Days, Leandro Rodrigues, Gerente Sr. de Comunicação e Relações Públicas na Porsche Brasil, e Marcos Quaresma, que é Product Business Strategy Manager na Audi do Brasil, discutiram estratégias para a eletrificação de veículos no segmento de luxo e alta performance.

A plataforma compartilhada entre Porsche e Audi, embora otimize o desenvolvimento de novos modelos, ainda permite que cada marca mantenha características distintas em seus veículos. A Porsche, por exemplo, equipa o SUV Macan EV com esterçamento no eixo traseiro, recurso ausente no recém-lançado Q6 e-tron, para atender às expectativas específicas de seus consumidores em termos de precisão de direção.

Esse grau de personalização é fundamental para oferecer alternativas no mercado premium, onde o design e o desempenho estão entre as principais demandas para fidelizar e atrair clientes. Em breve, o Macan deve ganhar ainda a companhia do Cayenne elétrico de nova geração.

porsche-macan-turbo-ev-2024
Foto de: Porsche

Falando do Q6 E-tron, o SUV marca a introdução da plataforma PEP (Plataforma Elétrica Premium) do Grupo Volkswagen, compartilhada também com modelos como o Q8 e-tron e o já citado Porsche Macan EV. Chega ao Brasil em duas versões — Performance quattro e Performance Black quattro, a partir de R$ 529.990 e R$ 569.990, respectivamente — o Q6 e-tron possui uma estrutura que oferece recarga rápida de até 270 kW e medidas que o posicionam entre os SUVs médio-grandes do mercado.

No debate, os executivos destacaram que a eletrificação no setor de luxo está sendo impulsionada por um perfil de consumidor mais atento à responsabilidade ambiental e à eficiência energética. Para marcas como a Porsche, que viu uma demanda inicial por elétricos movida pela inovação, há agora um perfil de comprador mais focado nos benefícios racionais, como a economia de combustível e o baixo custo de manutenção.

O primeiro Taycan, por exemplo, foi altamente procurado por consumidores entusiastas de tecnologia que adquiriram o modelo com base principalmente no apelo emocional e desejo de experimentar novidades. Hoje, com a adoção mais ampla de carros elétricos, inclusive em segmentos mais populares, os compradores agora avaliam aspectos como eficiência, custo e a dirigibilidade de um modelo premium antes de tomar uma decisão de compra.

Porsche Taycan 2020

Porsche Taycan era preferência dos early adopters. Hoje, consumidores da Porsche compram elétricos de maneira mais consciente e menos emocional

Mudança de público 

A Audi observou uma tendência semelhante: clientes de híbridos estão cada vez mais dispostos a adotar modelos totalmente elétricos, beneficiando-se das estruturas de recarga disponíveis em locais de alto padrão. O E-tron (primeiro elétrico da marca, lançado em 2020), assim como o Taycan, teve sua demanda inicial muito impulsionada por early adopters, sendo comprado por aqueles que buscavam um novo tipo de experiência de mobilidade. Porém, atualmente, o foco de compra mudou para um público mais racional, que busca um equilíbrio entre necessidades de consumo, tecnologia e eficiência.

A venda de veículos elétricos, no entanto, exige um processo de atendimento e pós-venda diferenciado. Segundo a Audi, explicar a funcionalidade de um carro elétrico ao cliente consome cerca de uma hora a mais do que em modelos tradicionais, demandando treinamentos específicos para a equipe de vendas. A Porsche reforçou a importância de ampliar o suporte ao consumidor, considerando que muitos clientes ainda estão se familiarizando com a tecnologia, o que torna essencial o acompanhamento técnico e o esclarecimento sobre as vantagens dos sistemas elétricos.

audi e-tron sportback 2021

Audi e-tron Sportback 2021

Em relação ao desempenho, os executivos apontaram que veículos elétricos de tração integral, como o Q6 e-tron, apresentam vantagens importantes. A capacidade de transferir torque entre os eixos em uma velocidade três vezes maior do que a dos sistemas convencionais aumenta significativamente a estabilidade e a segurança, mesmo em condições de piso adversas. Para clientes que buscam blindagem, o torque dos elétricos compensa o peso adicional, mantendo a performance desejada sem comprometer a autonomia.

Com garantias de até 8 anos para as baterias, os veículos elétricos usados têm se tornado uma alternativa competitiva, oferecendo ao consumidor premium maior valor de revenda. Os executivos finalizaram destacando que, com a expansão da infraestrutura de recarga e o acesso a informações sobre as tecnologias, o setor de luxo tem potencial para liderar a transição para um futuro mais sustentável e eficiente.

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