Ilustre presença no palco do Electric Days 2024, Fábio Rua, vice-presidente de comunicação, relações governamentais e ESG da General Motors do Brasil, comentou sobre o envolvimento da empresa com o mercado nacional. Em 2025, a empresa completará 100 anos ininterruptos de produção no Brasil.
Além de comentar os já anunciados investimentos em modelos híbridos-flex para a fábrica de São Caetano do Sul (SP), o que colocará a GM do Brasil como a primeira unidade da empresa no mundo a usar a tecnologia que combina eletrificação com etanol, Rua também indicou um futuro para a GM do Brasil com mais foco na exportação.
Chevrolet Equinox EV 2024 - lançamento (BR)
A General Motors está encerrando as atividades fabris em países como Equador e Colômbia, mas, para o executivo, essa pode ser uma oportunidade para que a produção brasileira seja exportada para lá também. Para Fábio Rua, "capacidade produtiva (para exportar) temos". O executivo da GM também pediu tratamento mais isonômico junto ao governo, com o intuito de melhorar as condições de competitividade da indústria automotiva nacional em mercados que, muitas vezes, já possuem tratados de livre comércio com grandes produtores, como a China.
Dentro desta perspectiva de melhorar a competitividade dos produtos General Motors nacionais no mercado global, Rua ainda comentou sobre a situação do México. Com a vitória de Donald Trump no pleito presidencial dos EUA, cresce o temor que o candidato eleito dê cabo da promessa de campanha e dificulte o comércio de veículos produzidos no México dentro do mercado estadunidense.
Fábio Rua (dir.), VP da GM do Brasil, no Electric Days 2024
Em setembro, a marca Chevrolet anunciou a destinação de R$ 5,5 bilhões para suas operações no estado de São Paulo, que incluem as fábricas de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Dentre as atualizações que a GM investirá nos próximos meses, ficou confirmado a apresentação de conjuntos eletrificados para a linha de produtos da Chevrolet no mercado brasileiro. De acordo com a empresa, neste momento, foca-se na introdução de modelos micro-híbridos e híbridos plugin (PHEV), ambos podendo ser flex.
O primeiro a chegar deve ser o micro-híbrido flex, que ainda não tem destino confirmado. A marca poderia apresentá-lo em modelo volume mais baixo, como a Spin, para dar início à adoção desta tecnologia de uma forma mais progressiva. Outra alternativa seria se inspirar na GM da China que usa a tecnologia (não-flex) em modelos que adotam propulsores da mesma família daqueles vistos em Onix, Onix Plus, Tracker e Montana.
O que se tem de certeza é a Chevrolet já está no processo de desenvolvimento de dois modelos híbridos flex, mas não foi dito nada sobre usarem micro-híbridos, híbridos plugin ou ambas as tecnologias estreando em dois carros diferentes. Os motores híbridos flex da General Motors para o Brasil serão apresentados no início de 2025, coincidindo com o aniversário de 100 anos das atividades fabris da empresa em nosso mercado.
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Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
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