Basta fazer algumas contas. Se a General Motors anunciou um ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028, sendo R$ 1,2 bilhão para a planta de Gravataí (RS) e R$ 5,5 para as diversas instalações do estado de São Paulo, sobraram R$ 300 milhões que, segundo executivos, irão para Joinville (SC).
Santiago Chamorro, Presidente da General Motors América do Sul, confirmou em coletiva que esse valor irá para Joinville, apesar de não detalhar como será esse investimento. Esse caminho faz sentido, já que é esperado que os motores 1.0 e 1.2 usados em Onix, Onix Plus, Tracker e Montana recebam atualizações, principalmente com o uso de injeção direta de combustível, pelo menos nas variantes turbo, e manter o 1.0 aspirado como está.
Por outro lado, a GM anunciou que terá dois modelos híbridos-flex, sendo o primeiro apresentado no aniversário de 100 anos da marca no Brasil em janeiro de 2025. Na China, há um motor 1.3 turbo da mesma família do 1.0 e 1.2 turbo que já são conhecido, com o sistema híbrido-leve de 48 volts, uma saída relativamente simples para a eletrificação principalmente em um prazo mais curto como este anunciado.
O Onix e Onix Plus não serão eletrificados neste momento, mas podemos esperar algo para o Tracker e Montana, além do futuro SUV menor que já foi confirmado para a planta de Gravataí (RS), fruto do investimento de R$ 1,2 bilhão já anunciado. A oficialização dos R$ 300 milhões deve acontecer nos próximos meses em cerimônia oficial, onde deverá ser detalhado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Chevrolet lança o novo Equinox 2025; veja preços e versões
Não foi só o Aircross: veja carros que também tiraram 0 em segurança
Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia com versões RS e Activ no Brasil
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu