Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança
Em teste de impacto do Global NCAP, novo Dzire indiano tirou 5 estrelas
A Índia é um dos últimos bastiões dos carros baratos. Os modelos acessíveis ainda são predominantes no país mais populoso do mundo. O segmento de sedãs tradicionais também está bem coberto, e a Maruti Suzuki acaba de lançar a quarta geração do Dzire. Ele custa o equivalente a R$ 45 mil por lá, ou cerca da metade do cobrado pelos carros mais baratos Brasil, onde Renault Kwid e Fiat Mobi custam mais de R$ 70 mil.
Quando os fabricantes de automóveis estão desenvolvendo carros ultrabaratos, eles precisam cortar gastos para reduzir os custos. Normalmente, as montadoras economizam nos recursos de segurança, o que resulta em resultados surpreendentemente ruins nos testes de colisão para carros normalmente vendidos em mercados emergentes.
Por exemplo, o hatchback Suzuki Baleno obteve zero estrela em uma avaliação do Latin NCAP em 2021. O Swift obteve apenas uma estrela em um teste do Global NCAP um ano depois. Agora, a Maruti Suzuki prova que não precisa necessariamente ser assim, pois seu novo Dzire obteve uma classificação de cinco estrelas, nota máxima de segurança.
A Maruti Suzuki estava confiante de que seu sedã seria aprovado no teste de colisão, pois voluntariamente cedeu carros do Global NCAP para serem destruídos. Até mesmo o Dzire básico tem seis airbags, controle de estabilidade, assistência de partida em rampa e proteção para pedestres.
Certamente, esses são recursos que muitos de nós consideramos necessários em 2024, mas você pode imaginar que sacrifícios precisam ser feitos para carros abaixo de R$ 60 mil. Mesmo em sua versão mais completa, o Dzire indiano custa menos de R$ 70 mil.
Esse é um sedã familiar honesto que oferece transporte básico sem ser uma armadilha mortal, mesmo segundo os padrões dos testes de colisão de 2024. Ele não vai fazer seu coração disparar com seu motor a gasolina de 1,2 litro naturalmente aspirado, que produz apenas 81 cv de potência, ou ainda menos na versão movida a gás natural comprimido. A tração é dianteira e a força chega às rodas por meio de um câmbio manual de cinco marchas ou de um câmbio manual automatizado com o mesmo número de marchas.
Suzuki Dzire 2025
O Dzire tem apenas 3.993 mm de comprimento, 1.735 mm de largura e 1.524 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.448 mm e rodas de aço de 14" envoltas em pneus 165/80 R14 para o modelo básico. As versões mais sofisticadas recebem rodas de liga leve de 15". A versão mais leve pesa apenas 920 kg. O porta-malas tem um volume de carga de 382 litros, o que não é tão ruim, considerando que o carro é pequeno.
Os níveis de acabamento mais caros recebem itens de conforto, como uma câmera de 360 graus, controle automático de temperatura, saídas de ar traseiras, um carregador sem fio, uma cabine em dois tons e até mesmo um teto solar elétrico. A Maruti Suzuki também inclui faróis de LED, um spoiler na tampa do porta-malas e um sistema de monitoramento da pressão dos pneus. A tela sensível ao toque de 9" é compatível com os sistemas sem fio Android Auto e Apple CarPlay, portanto, é seguro dizer que esse não é um carro simples.
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Fonte: Suzuki
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