A série "Icona" da Ferrari presta homenagem ao ilustre passado da marca. A Monza SP1 e a SP2 são uma reinterpretação moderna das barchettas V-12 abertas com as quais a Ferrari estabeleceu sua lenda, enquanto a Daytona SP3 é uma homenagem aos seus gloriosos protótipos esportivos de carros de corrida da década de 1960. Agora, parece que há uma boa chance de a Ferrari estar procurando um ícone mais moderno para a SP4.
O Top Gear informa que o próximo carro da série Icona poderia ser uma homenagem à F40, citando fontes anônimas, mas "altamente confiáveis". Normalmente,o Top Gear não escreve esse tipo de história, o que a torna muito mais crível. Também é notável o fato de que essa história foi escrita pelo editor-chefe da revista e do site.
Ferrari Monza SP1 e SP2
Ferrari Daytona SP3
Os modelos anteriores da Icona não são simplesmente reinterpretações retrô de modelos anteriores. A SP1, a SP2 e a SP3 fazem referência clara ao passado da marca, mas com estilo e tecnologia modernos. Cada um deles teve produção limitada - 499 exemplares da Monza e 599 exemplares da Daytona - e cada uma custou bem mais de 1 milhão de euros. Seja qual for a forma que a SP4 assumirá, espere uma produção igualmente pequena e um preço igualmente alto.
A SP1 e a SP2 foram baseados na 812 Superfast, compartilhando o chassi e o motor desse carro; a SP3 tinha uma relação mais próxima com a LaFerrari, embora sem os componentes híbridos desse carro. Talvez para uma SP4 em homenagem à F40, a Ferrari poderia combinar um chassi de carbono com o V-8 biturbo de 4,0 litros da SF90. Uma receita atraente.
Carros como os da série Icona são extremamente lucrativos para a Ferrari. Como são baseados em componentes pré-existentes, seu desenvolvimento é relativamente barato. Mas como são modelos Ferrari de edição limitada, os clientes estão dispostos a gastar muito para ter um. E para entrar na lista de compra de um Icona, você precisará ser um cliente bem estabelecido da Ferrari, o que significa que você já deu muito dinheiro para a empresa.
Mas, como apontao Top Gear , a ideia de reviver a F40 pode ser vista como um sacrilégio. Veja o novo Lamborghini Countach, que foi rejeitado pelo projetista do original e amplamente criticado. Além disso, não podemos deixar de nos perguntar se um carro como esse tiraria o brilho da nova F80, uma descendente direta da F40.
Mesmo assim, a Ferrari ainda não errou com a série Icona, então não há nada que sugira que a SP4 não será brilhante. Inspiração na F40 ou não.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS