A série "Icona" da Ferrari presta homenagem ao ilustre passado da marca. A Monza SP1 e a SP2 são uma reinterpretação moderna das barchettas V-12 abertas com as quais a Ferrari estabeleceu sua lenda, enquanto a Daytona SP3 é uma homenagem aos seus gloriosos protótipos esportivos de carros de corrida da década de 1960. Agora, parece que há uma boa chance de a Ferrari estar procurando um ícone mais moderno para a SP4.
O Top Gear informa que o próximo carro da série Icona poderia ser uma homenagem à F40, citando fontes anônimas, mas "altamente confiáveis". Normalmente,o Top Gear não escreve esse tipo de história, o que a torna muito mais crível. Também é notável o fato de que essa história foi escrita pelo editor-chefe da revista e do site.
Ferrari Monza SP1 e SP2
Ferrari Daytona SP3
Os modelos anteriores da Icona não são simplesmente reinterpretações retrô de modelos anteriores. A SP1, a SP2 e a SP3 fazem referência clara ao passado da marca, mas com estilo e tecnologia modernos. Cada um deles teve produção limitada - 499 exemplares da Monza e 599 exemplares da Daytona - e cada uma custou bem mais de 1 milhão de euros. Seja qual for a forma que a SP4 assumirá, espere uma produção igualmente pequena e um preço igualmente alto.
A SP1 e a SP2 foram baseados na 812 Superfast, compartilhando o chassi e o motor desse carro; a SP3 tinha uma relação mais próxima com a LaFerrari, embora sem os componentes híbridos desse carro. Talvez para uma SP4 em homenagem à F40, a Ferrari poderia combinar um chassi de carbono com o V-8 biturbo de 4,0 litros da SF90. Uma receita atraente.
Carros como os da série Icona são extremamente lucrativos para a Ferrari. Como são baseados em componentes pré-existentes, seu desenvolvimento é relativamente barato. Mas como são modelos Ferrari de edição limitada, os clientes estão dispostos a gastar muito para ter um. E para entrar na lista de compra de um Icona, você precisará ser um cliente bem estabelecido da Ferrari, o que significa que você já deu muito dinheiro para a empresa.
Mas, como apontao Top Gear , a ideia de reviver a F40 pode ser vista como um sacrilégio. Veja o novo Lamborghini Countach, que foi rejeitado pelo projetista do original e amplamente criticado. Além disso, não podemos deixar de nos perguntar se um carro como esse tiraria o brilho da nova F80, uma descendente direta da F40.
Mesmo assim, a Ferrari ainda não errou com a série Icona, então não há nada que sugira que a SP4 não será brilhante. Inspiração na F40 ou não.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
E.D.: para Audi e Porsche, cliente premium é mais consciente sobre elétrico
Projeto K9: o plano da Stellantis para fazer novos utilitários na Argentina