page ad skin

Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?

Alemã amarga queda de 7% no acumulado do ano e enfrenta dificuldades com recuos na China e na procura por EVs

Porsche - Vendas 2024
Foto de: Motor1.com

Conhecida no mundo todo pela reputação esportiva e, ultimamente, pelos sedãs e SUVs de luxo que produz, a Porsche é certamente uma das fabricantes mais sólidas do grupo Volkswagen. Nos últimos 15 anos, a marca conseguiu entrar com sucesso em novos segmentos, adicionou mais modelos ao portfólio e estreou motores elétricos e eletrificados que eram impensáveis ​​há algumas décadas.

Graças à qualidade, desempenho e bom marketing, a Porsche quase triplicou as vendas globais entre 2009 e 2023, registrando a cifra recorde de 320.200 unidades vendidas em todo o mundo no ano passado. Ao todo, são 16 anos consecutivos de crescimento (com exceção do ano da Covid, 2020). Outras marcas como Tesla, Cupra, Dacia e BYD podem ter crescido ainda mais rápido em um período mais curto, mas seus carros não são tão caros quanto os da Porsche.

Porsche - Vendas 2024
Foto de: Motor1.com

Apesar do excelente histórico, novos problemas estão surgindo. O balanço acumulado de 2024 revela que a Porsche sofrerá queda nas vendas e não conseguirá superar o recorde de 2023. Os últimos dados divulgados mostram que as entregas globais entre janeiro e setembro totalizaram 226.000 unidades, o que significa queda de quase 7% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo o relatório da empresa, o principal motivo da queda foi a menor demanda na China, que recuou cerca de 29%. Quanto aos modelos, há duas tendências claras que explicam o momento difícil da Porsche. Em primeiro lugar, o Porsche Taycan está sofrendo quedas acentuadas em mercados onde a procura já não cresce, especialmente Europa e Estados Unidos.

Porsche - Vendas 2024
Foto de: Motor1.com

Além disso, o Taycan enfrenta concorrência cada vez mais acirrada na China (de longe o maior mercado mundial de veículos elétricos). Como se não bastasse, o esportivo já acumula cerca de 5 anos de mercado desde a apresentação no Salão de Frankfurt de 2019. Em um segmento tão dinâmico e ávido por novidades, é um tempo considerável sem grandes mudanças. 

A outra tendência, talvez ainda mais preocupante, diz respeito ao Macan. A segunda geração, agora disponível apenas com propulsão elétrica, já está à venda mas ainda não conseguiu superar os resultados de vendas da geração anterior com motor a combustão. Isso porque a Porsche deixou de vender a primeira linhagem em alguns mercados importantes para se concentrar somente na variante EV, incluindo  Alemanha, França, Holanda, Espanha e Áustria.

Porsche - Vendas 2024
Foto de: Motor1.com

Entre os fatores que travam o crescimento do Macan EV, destaque para o preço salgado e queda geral na demanda por elétricos na Europa. O modelo custa em média 22% mais que a geração anterior a gasolina e, no geral, há receios crescentes quanto à desaceleração na procura por elétricos em segmentos específicos, como o de veículos esportivos. Apesar disso, o Macan ainda não foi apresentado em todos os mercados da Porsche, por isso a transição pode estar prejudicando as vendas.

Porsche Macan 4S 2024

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com