A Fiat acaba de lançar os primeiros SUVs eletrificados da marca no Brasil: o Pulse e o Fastback. Ambos os modelos estreiam o sistema Bio-Hybrid desenvolvido pela Stellantis, uma propulsão híbrida-leve (MHEV) que combina o motor flex com uma unidade elétrica e uma pequena bateria. Confira os detalhes técnicos e preços das novas versões.
Equipados com o motor T200 Hybrid, uma versão atualizada do 1.0 turbo flex, o Fastback e o Pulse eletrificados mantém os mesmos 130 cv de potência e torque de 20,4 kgfm do modelo atual - o motor está acoplado a uma transmissão automática CVT com simulação de sete velocidades. No entanto, nesta nova configuração, a Fiat promete melhoras em termos de eficiência energética, especialmente em cenários urbanos, onde o Fastback registrou uma redução de 11,5% no consumo de gasolina e 9,8% com etanol; para o Pulse, a economia chega a 10,7% em ambos os combustíveis.
Consumo | Pulse Hybrid | Fastback Hybrid |
Etanol cidade | 9,3 km/l | 8,9 km/l |
Etanol estrada | 10,2 km/l | 12,6 km/l |
Gasolina cidade | 13,4 km/l | 9,8 km/l |
Gasolina estrada | 14,4 km/l | 13,9 km/l |
O sistema híbrido-leve da Fiat incorpora duas baterias de 12V: uma de chumbo-ácido (68 Ah), localizada no compartimento do motor, e uma de íon de lítio (11 Ah), posicionada sob o banco do motorista. O sistema híbrido-leve é apoiado pelo módulo DBSM (Dual-Battery Switch Module), que gerencia as duas baterias, conectando ou desconectando conforme necessário para a operação ideal. Além disso, o motor elétrico, alimentado pela bateria de íon de lítio, gera até 3 kW de potência, atuando como alternador e motor de partida e fornecendo assistência ao motor a combustão.
Em linhas gerais, o motor elétrico que substitui o alternador e motor de arranque tem como função auxiliar o propulsor flex em situações como partida e baixas velocidades, aliviando o esforço do motor principal e ajudando a reduzir o consumo e as emissões. No entanto, por se tratar de um sistema com bateria e motor elétrico de menor capacidade, o ganho em eficiência fica abaixo de um híbrido pleno (HEV), por exemplo. Este propulsor se conecta ao propulsor a combustão por meio de correia, como um alternador convencional.
Os SUVs operam em quatro modos principais:
Em termos de equipamentos, a dupla Fastback e Pulse vêm com um painel digital de 7 polegadas nas versões Impetus e de 3,5" na Audace. Atualizado, o painel exibe em tempo real os modos de operação do sistema híbrido, permitindo ao motorista monitorar o uso de energia. Ambos possuem uma central multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, além de carregamento sem fio para smartphones.
Fiat Fastback Impetus Hybrid
No que diz respeito à segurança, as versões híbridas de ambos os SUVs oferecem o pacote ADAS, que inclui frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e comutação automática dos faróis. Especificamente, o Fastback se destaca pelo porta-malas de 516 litros, e uma altura do solo de 192 mm.
A versão 2025 introduz novas opções de cor, incluindo a Azul Amalfi, exclusiva para as versões Audace e Impetus, e oferece teto bicolor de série na versão Impetus.
Os lançamentos do Fastback e do Pulse híbridos fazem parte de um amplo investimento da Stellantis de R$ 32 bilhões na região até 2030. Esse montante inclui o desenvolvimento de mais de 40 modelos com powertrains híbridos e elétricos, dentro do compromisso global da marca em reduzir as emissões de carbono.
De acordo com a Fiat, a expectativa é de que as novas versões eletrificadas Audace e Impetus dos modelos Pulse e Fastback respondam por 40 a 50% dos emplacamentos totais desses modelos. Em caso de aumento na demanda, não está descartada a ampliação do sistema híbrido-leve para mais versões.
Previsões indicam que os eletrificados, incluindo todos os tipos de híbridos, responderão por mais de 50% das vendas totais no Brasil em 2030 (hoje é 7,5%) e boa parcela dessa frota será de híbridos-leves, daí o interesse da Fiat em abocanhar parte desse novo mercado.
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