Fiat repete fase ruim e perde liderança em vendas na Itália em outubro
Historicamente inabalável em sua terra natal, marca está há três meses seguidos fora do topo do ranking italiano
Números comerciais relacionados ao mês de outubro na Itália revelam que a Fiat mais uma vez ficou fora da liderança em vendas do mercado local de veículos. Até então líder imbatível no país, a marca vem perdendo espaço nos últimos meses e desde agosto está fora do topo do ranking de emplacamentos. No mês passado, conquistou apenas o terceiro lugar e foi superada por Volkswagen e Toyota.
Ao todo, a Fiat vendeu em outubro na Itália 9.194 unidades, o que representa queda de quase 50% na comparação com igual período de 2023. Por sua vez, a Toyota ficou em segundo com 10.630 emplacamentos e a Volkswagen em primeiro com 10.928 unidades entregues. No acumulado do ano, porém, a italiana ainda consegue levar a melhor ao somar 128.875 exemplares vendidos, enquanto a rival japonesa aparece em segundo com 102.480 carros e a alemã em terceiro com 100.307 unidades.
Fiat Grande Panda 2024
Segundo estimativas, a Fiat corre sério risco de ser superada pela Toyota no fechamento do ano, perdendo posição de liderança histórica em seu próprio país. Entre as razões para o declínio, a fase de transição vivia pelo portfólio é apontada como uma das principais. A marca está se despedindo de veículos comercialmente importantes e ainda não iniciou a comercialização plena de modelos novos.
É o caso do Fiat 500 da geração passada, que deixou de ser produzido na Polônia e está emplacando apenas as unidades remanescentes dos estoques. Será sucedido pela versão híbrida do 500e de nova geração, que já foi confirmada mas só deve chegar às lojas a partir de 2025. O mesmo vale para o recém-lançado Grande Panda, que acumula bastante expectativa de sucesso mas ainda não está à venda na Itália. Some a isso o declínio significativo das vendas dos modelos 500X e Tipo, que somam quase 10 anos de comercialização na mesma geração.
Yaris Cross para mercados da Europa
Já no caso da concorrência, a Toyota tem colhido resultados animadores com os modelos Yaris Cross, Yaris, Aygo X, C-HR e na versão híbrida plug-in do RAV4. Por sua vez, a Volkswagen comemora a procura dos italianos por T-Roc, T-Cross e Tiguan, além de Golf e Taigo (versão europeia do nosso Nivus).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid agora usam motor 1.3 Firefly de 107 cv
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Fim de linha? Fiat Pulse com câmbio manual sai do site
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Fastback acompanha Jeep e fica mais fraco, Abarth não