Números comerciais relacionados ao mês de outubro na Itália revelam que a Fiat mais uma vez ficou fora da liderança em vendas do mercado local de veículos. Até então líder imbatível no país, a marca vem perdendo espaço nos últimos meses e desde agosto está fora do topo do ranking de emplacamentos. No mês passado, conquistou apenas o terceiro lugar e foi superada por Volkswagen e Toyota.
Ao todo, a Fiat vendeu em outubro na Itália 9.194 unidades, o que representa queda de quase 50% na comparação com igual período de 2023. Por sua vez, a Toyota ficou em segundo com 10.630 emplacamentos e a Volkswagen em primeiro com 10.928 unidades entregues. No acumulado do ano, porém, a italiana ainda consegue levar a melhor ao somar 128.875 exemplares vendidos, enquanto a rival japonesa aparece em segundo com 102.480 carros e a alemã em terceiro com 100.307 unidades.
Segundo estimativas, a Fiat corre sério risco de ser superada pela Toyota no fechamento do ano, perdendo posição de liderança histórica em seu próprio país. Entre as razões para o declínio, a fase de transição vivia pelo portfólio é apontada como uma das principais. A marca está se despedindo de veículos comercialmente importantes e ainda não iniciou a comercialização plena de modelos novos.
É o caso do Fiat 500 da geração passada, que deixou de ser produzido na Polônia e está emplacando apenas as unidades remanescentes dos estoques. Será sucedido pela versão híbrida do 500e de nova geração, que já foi confirmada mas só deve chegar às lojas a partir de 2025. O mesmo vale para o recém-lançado Grande Panda, que acumula bastante expectativa de sucesso mas ainda não está à venda na Itália. Some a isso o declínio significativo das vendas dos modelos 500X e Tipo, que somam quase 10 anos de comercialização na mesma geração.
Yaris Cross para mercados da Europa
Já no caso da concorrência, a Toyota tem colhido resultados animadores com os modelos Yaris Cross, Yaris, Aygo X, C-HR e na versão híbrida plug-in do RAV4. Por sua vez, a Volkswagen comemora a procura dos italianos por T-Roc, T-Cross e Tiguan, além de Golf e Taigo (versão europeia do nosso Nivus).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços