O mercado de veículos novos no Brasil teve em outubro o seu momento mais expressivo em 2024. De acordo com os números oficiais divulgados hoje (04/11) pela Fenabrave, foram registradas no mês passado 249.896 unidades – das quais 195.201 automóveis e 54.695 comerciais leves-, número 20,9% superior ao do mesmo período de 2023 (206.689) e 12,22% acima do total de setembro (222.675).
“O mês de outubro foi, de fato, excelente, com crescimento para todos os segmentos. O cenário permanece favorável ao crédito e, por isso, estamos caminhando em direção aos números projetados pela FENABRAVE, que prevê alta de 16,8% para todo o setor, no ano de 2024”, afirma Andreta Jr., presidente da entidade.
Novo Chevrolet Onix é flagrado no Piauí
Novo Chevrolet Onix é flagrado no Piauí
Novo Chevrolet Tracker 2026 - Flagra
No acumulado, o mercado se aproximou de 2 milhões de unidades (1.999.942), quase 15% de alta frente aos dez primeiros meses do ano passado. Com 51.955 unidades, a Fiat chegou ao 46º mês seguido na liderança entre as montadoras. Em alta de quase 28%, a Volkswagen (42.084) abriu quase 13 mil unidades em relação à Chevrolet (29.250), única entre as dez primeiras a perder espaço frente a 2023 (-9,37%). A marca, por outro lado, prepara-se para lançar renovações para os seus 3 principais produtos no Brasil: Onix, Onix Plus e Tracker.
Quarta, a Hyundai (23.163) foi quem mais avançou nas últimas semanas (+57,45%). A Renault (12.909), na contramão do mercado, recuou quase 15% frente a setembro. 10ª, a BYD (7.401) avançou mais de 170% em relação a 2023. Peugeot (2.868) e Ram (2.799), por sua vez, venderam menos do que há um ano.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2024 |
OUT 24 (A) |
% OUT 24 |
SET 24 (B) |
% SET 24 |
OUT 23 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
422.164 |
51.955 |
20,79% |
49.645 |
22,29% |
44.456 |
4,65% |
16,87% |
2º |
VW |
318.768 |
42.084 |
16,84% |
35.213 |
15,81% |
32.886 |
19,51% |
27,97% |
3º |
CHEVROLET |
252.188 |
29.250 |
11,70% |
27.665 |
12,42% |
32.274 |
5,73% |
-9,37% |
4º |
HYUNDAI |
160.548 |
23.163 |
9,27% |
14.711 |
6,61% |
16.334 |
57,45% |
41,81% |
5º |
TOYOTA |
170.797 |
20.535 |
8,22% |
19.814 |
8,90% |
17.668 |
3,64% |
16,23% |
6º |
RENAULT |
105.420 |
12.909 |
5,17% |
15.183 |
6,82% |
11.924 |
-14,98% |
8,26% |
7º |
JEEP |
99.968 |
12.080 |
4,83% |
10.663 |
4,79% |
9.507 |
13,29% |
27,06% |
8º |
HONDA |
73.665 |
9.957 |
3,98% |
8.691 |
3,90% |
5.576 |
14,57% |
78,57% |
9º |
NISSAN |
74.756 |
8.376 |
3,35% |
8.119 |
3,65% |
8.022 |
3,17% |
4,41% |
10º |
BYD |
58.695 |
7.401 |
2,96% |
5.961 |
2,68% |
2.732 |
24,16% |
170,90% |
11º |
CAOA CHERY |
50.398 |
6.197 |
2,48% |
5.551 |
2,49% |
3.788 |
11,64% |
63,60% |
12º |
FORD |
38.579 |
5.801 |
2,32% |
4.347 |
1,95% |
3.489 |
33,45% |
66,27% |
13º |
CITROËN |
27.604 |
3.153 |
1,26% |
2.665 |
1,20% |
3.139 |
18,31% |
0,45% |
14º |
PEUGEOT |
22.451 |
2.868 |
1,15% |
2.463 |
1,11% |
3.305 |
16,44% |
-13,22% |
15º |
RAM |
25.251 |
2.799 |
1,12% |
2.505 |
1,12% |
3.077 |
11,74% |
-9,03% |
16º |
GWM |
23.452 |
2.784 |
1,11% |
2.259 |
1,01% |
1.450 |
23,24% |
92,00% |
17º |
MITSUBISHI |
18.253 |
1.944 |
0,78% |
1.654 |
0,74% |
1.855 |
17,53% |
4,80% |
18º |
BMW |
12.628 |
1.393 |
0,56% |
966 |
0,43% |
1.369 |
44,20% |
1,75% |
19º |
MERCEDES-BENZ |
6.881 |
975 |
0,39% |
871 |
0,39% |
- |
11,94% |
- |
20º |
VOLVO |
7.242 |
829 |
0,33% |
614 |
0,28% |
647 |
35,02% |
28,13% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.999.942 |
249.896 |
100,00% |
222.675 |
100,00% |
206.689 |
12,22% |
20,90% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas