Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Mercedes-Benz para os próximos meses, o CLA 2026 chegará ao mercado com avanços técnicos e dinâmicos importantes. Baseado na arquitetura MMA, o modelo será vendido tanto em versão elétrica quanto em variantes tradicionais equipadas com motores a combustão. A ideia da Mercedes-Benz será atender não só a demanda da eletrificação como também o público que ainda busca propulsores convencionais.
Neste último caso, será destaque no CLA 2026 a estreia do motor 2.0 turbo a gasolina de 250 cv fornecido pela Horse (joint-venture de motores de combustão formada por Renault e Geely). O propulsor foi projetado com ajuda da própria Mercedes-Benz, mas terá produção concentrada na China e tocada pela Horse. Parcialmente montado, será enviado para a Alemanha e, somente lá, o processo de fabricação será concluído com a instalação do conversor catalítico (o objetivo será garantir conformidade com os rígidos padrões de emissões da Europa).
Embora complicado, o processo de produção transcontinental é reflexo direto da estratégia de globalização vivida atualmente pela engenharia automotiva. O presidente-executivo da Geely, Li Shufu, possui participação de 10% nas ações da Mercedes-Benz. Além disso, a Geely opera joint-venture com a marca alemã na produção dos Smart elétricos. Nas gerações passadas, o própria CLA também se valia da mesma estratégia usada agora ao adotar motores diesel desenvolvidos pela aliança Renault- Nissan.
Baseado na plataforma MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz, em inglês), o CLA 2026 será vendido tanto em versões puramente elétricas quanto em variantes a combustão, tendo em vista a capacidade da arquitetura de suportar diferentes powertrains. A base deverá suportar carregamento de 250 kW, motores duplos e carregamento bidirecional (V2L), que permite o uso da bateria do carro para alimentar eletrodomésticos por exemplo.
Mercedes-Benz CLA 2026 - Teasers
As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa plataforma. Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. O recurso apresenta processador refrigerado a líquido e promete entregar operações mais rápidas, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.
O CLA 2026 será lançado no ano que vem, com vendas programadas primeiramente para mercados da Europa. A chegada ao Brasil deverá acontecer na sequência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Mercedes-Benz CLA e GLA ganham versões Progressive no Brasil; veja preços