Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto do novo veículo está em estudos e decisão final será tomada pela matriz na Alemanha
Apesar das indefinições geradas em torno do anúncio de novos investimentos, a divisão da Volkswagen na Argentina segue otimista quanto à confirmação de lançamentos importantes no país. Prova disso foi dada recentemente aos colegas do Motor1.com Argentina por meio de fontes internas ligadas à fabricante. Os rumores giram em torno de misterioso projeto que envolve a produção de modelo inédito na fábrica de Pacheco (ARG).
Segundo informado, o provável investimento está sendo negociado para financiar a fabricação local de veículo “muito maior que a Amarok”. O modelo em questão, de acordo com a fonte, seria tão diferente que demandaria a reforma de boa parte das linhas de produção existentes, incluindo mudanças nos setores de soldagem, pintura e montagem. Hoje, as instalações de Pacheco são responsáveis pela produção da Amarok e do SUV Taos.
Volkswagen - Fábrica de Pacheco (Argentina)
Levando em conta as pistas reveladas pela fonte secreta, as principais apostas giram em torno de uma geração inteiramente nova da Amarok (Projeto Patagônia), uma van grande, um caminhão de proposta urbana ou ainda um SUV de grandes dimensões. A decisão final, incluindo o sinal verde para desenvolvimento do projeto e o valor do investimento, será tomada pela matriz na Alemanha. A expectativa é que a novidade em questão seja lançada por volta de 2026.
O contexto em torno da decisão, porém, não é nada favorável. Atualmente, a sede europeia da Volkswagen enfrenta grave crise em suas finanças e se prepara para implementar rigoroso corte de gastos. A meta é economizar pelo menos 10 bilhões de euros e, para tanto, será necessário tomar medidas drásticas como fechar fábricas, cortar salários e demitir funcionários. De todo modo, fica a expectativa para que o projeto argentino seja aprovado.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos