Apesar das indefinições geradas em torno do anúncio de novos investimentos, a divisão da Volkswagen na Argentina segue otimista quanto à confirmação de lançamentos importantes no país. Prova disso foi dada recentemente aos colegas do Motor1.com Argentina por meio de fontes internas ligadas à fabricante. Os rumores giram em torno de misterioso projeto que envolve a produção de modelo inédito na fábrica de Pacheco (ARG).
Segundo informado, o provável investimento está sendo negociado para financiar a fabricação local de veículo “muito maior que a Amarok”. O modelo em questão, de acordo com a fonte, seria tão diferente que demandaria a reforma de boa parte das linhas de produção existentes, incluindo mudanças nos setores de soldagem, pintura e montagem. Hoje, as instalações de Pacheco são responsáveis pela produção da Amarok e do SUV Taos.
Levando em conta as pistas reveladas pela fonte secreta, as principais apostas giram em torno de uma geração inteiramente nova da Amarok (Projeto Patagônia), uma van grande, um caminhão de proposta urbana ou ainda um SUV de grandes dimensões. A decisão final, incluindo o sinal verde para desenvolvimento do projeto e o valor do investimento, será tomada pela matriz na Alemanha. A expectativa é que a novidade em questão seja lançada por volta de 2026.
O contexto em torno da decisão, porém, não é nada favorável. Atualmente, a sede europeia da Volkswagen enfrenta grave crise em suas finanças e se prepara para implementar rigoroso corte de gastos. A meta é economizar pelo menos 10 bilhões de euros e, para tanto, será necessário tomar medidas drásticas como fechar fábricas, cortar salários e demitir funcionários. De todo modo, fica a expectativa para que o projeto argentino seja aprovado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil
VW caminha para cortar fábricas, empregos e salários na Europa
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Novo Volkswagen Nivus 2025 tem início de produção na fábrica Anchieta
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Direto de Paris: Como é o Volkswagen Tayron, substituto do Tiguan?